Boruto se auto homenageia em seu breve "adeus" no episódio 293, finalizando com alguns destaques interessantes tecnicamente.
Bora ver como foi a animação do episódio final da parte 1 de #BORUTO ?
Sendo um episódio final, a possibilidade de reunir uma gama grande de animadores é expandida, especialmente pois eles não tem que retornar em um episódio futuro. Esse episódio trouxe nomes regulares que passaram pelo projeto.
Em destaque, temos artistas como Hidetsugu Ito, Hiroyuki Horiuchi, Koji Yabuno, Kouda, Daisuke Tsumagari, jay1jay1jay1, Kyohei Ebata Proro na animação-chave, algo que justifica algumas cenas muito boas que temos em animação.
Animador: Proro (até 0:06)
Temos por exemplo Kyohei Ebata, que confirmou ser o animador da troca de golpes entre Kawaki e Code. O destaque dela são as manchas que ajudam a transmitir o movimento em conjunto com a coreografia elaborada pelo animador.
Outra ótima cena foi animada por Jay1Jay1Jay1, que sempre se destacou em qualquer participação que fizesse em Boruto. Neste final, ele fez o layouts de uma explosão bem fluida e impactante. Um trabalho bem competente em efeitos.
Um momento que talvez passará despercebido pelos fãs da obra, mas não deveria, é essa cena que grita o estilo de Koji Yabuno. Ele foi um dos melhores diretores de animação do anime, sempre se destacando pelos excelentes desenhos e movimentos, algo sutil, mas entregue com esmero.
Antes do final, acho interessante mencionar que o episódio tem 17 diretores de animação. O número alto fala muito sobre o estado da produção e impede que apenas um estilo seja consistente durante o episódio. Porém, com tantos nomes bons, os desenhos se mantiveram bons também.
Yabuno, Chengxi Huang, Ebata, Kouda Ichiro Uno, Retsu Okawara, Chiyuki Tanaka, Ayako Sato, Tatsuya Koyanagi, Ken Imaizumi, Ai Mochida e outros bons nomes como diretores de animação realmente conseguem garantir um episódio com desenhos polidos.
E por falar em Huang, ele é responsável pela direção de animação de toda a parte final entre Kawaki e Boruto. Um dos maiores artistas do anime, responsável por vários dos maiores acertos técnicos da obra, entregando um ótimo trabalho em seu final.
Layouts: Jiahao Zhang
Por sinal, ele reajustou sua própria animação como diretor de animação, adaptando a nova animação para referenciar seu trabalho no episódio 01. Uma escolha que dá um toque especial para o final.
Por fim, a direção do episódio ficou nas mãos de Nozomi Fukui (福井のぞみ), que se destacou durante todo o projeto como nome forte em direção. Marquem Fukui em suas mentes, pois ela tem potencial de crescer ainda mais no futuro. Uma promissora jovem talento!
Dito isso, o que acharam do final de Boruto? Esperamos que a série use essa pausa para se reestruturar e voltar de forma mais digna, tanto para a staff do projeto e para seus fãs, pois como ficou claro aqui, temos ótimos artistas nessa staff, eles só precisam de condições boas.
Os principais animes da temporada de Julho 2024 (verão) no quesito animação/produção/staff: a thread!
Bora comentar os destaques que vem por aí? 🧶👇
• Suicide Squad ISEKAI
Já lançaram 3 episódios no momento que esse guia foi lançado... e está muito bom! Diversas cenas com animações de alto nível, escolhas criativas e uma staff muito competente! Algumas mescla de cores e composição ainda ficam um tanto questionáveis, mas até então, vários momentos de alto nível.
Não tem muito erro, considerando o quão boa essa equipe é. Nossa staff conseguirá entregar um bom resultado se o cronograma tiver favorável, por deter vários nomes de qualidade na produção!
• Oshi no Ko S2
A equipe em geral é a mesma, com algumas mudanças positivas! Já comentei seu PV e expectativas. O projeto promete, novamente, entregar uma qualidade muito boa... mesmo em um cronograma complicado e estúdio sobrecarregado.
Monstros: A Maldição do Dragão, de Eiichiro Oda (One Piece) e com direção de Sunghoo Park, está disponível na Netflix!
Como esperado de Park, há muito a se dizer sobre a ação de excelente qualidade! (e algumas ressalvas estéticas) 🧶
Primeiramente, esse episódio é visivelmente dirigido por Park. Ele foi o diretor, storyboarder, roteirista, um dos supervisores de animação e um dos animadores, logo, seu estilo de fazer cenas de ação (veja o famoso "golpe contra a câmera" de Park aqui) é bem presente na produção.
Então sim, dá para realmente sentir que isso tem o dedo de Park em vários aspectos, o que é bom em seus pontos fortes e ruim em seus pontos fracos.
Jujutsu Kaisen #40 (S2 #16) é um festival de animações! Um esforço coletivo que proporcionou um dos melhores episódios de 2023!
Vamos aos destaques técnicos! 🧶
#JujutsuKaisen #呪術廻戦
Em minha última análise sobre a produção deste projeto, aleguei que o nível seria alto para esse novo episódio, e sim, isso aconteceu. Jujutsu Kaisen 2 #16 é espetacular, mas preciso explicar a razão disso.
O episódio foi dirigido por Itsuki Tsuchigami (土上いつき), que para fins de facilitar a minha vida, chamarei de Miso (seu nickname). Ele é um animador de alto nível que sempre apresentou grande qualidade em seu trabalho.
É doloroso ver como o pessoal envolvido em produções conturbadas acabam colocando a culpa das limitações do projeto em si. Temos o diretor do último episódio de Jujutsu Kaisen se chamando de "lixo", "pior animador" e se culpando pelo resultado da produção...
O pessoal que vem trabalhando nesse projeto está recebendo quase nenhum tempo e muitos deles estão estreando na função de direção, como é o caso de Sadamoto.
É realmente muito triste ver o quão absurda essa produção chegou e como ainda falta tanto a ser produzido, especialmente considerando que eles estão entregando os episódios tão próximos de suas transmissões.
Jujutsu Kaisen #38 (S2 #14) é o reflexo perfeito desse projeto conturbado produzido no estúdio Mappa.
Há várias ideias boas e pessoas talentosas no papel, porém, as condições atrozes ceifam o resultado final.
Vários pontos bons, mas diversos e infelizes deslizes... 🧶
Como sempre, o principal agravante desse projeto é seu péssimo gerenciamento por parte da empresa de animação que o assumiu, gerando um falta absurda de tempo e grandes gargalos na produção.
Novamente, esse episódio foi produzido até o último momento possível, tendo ficado pronto alguns dias atrás. Além disso, um dos membros da produção comentou que teve que produzir 250 cortes em 2 semanas, é muito trabalho para pouquíssimo tempo.