Boruto se auto homenageia em seu breve "adeus" no episódio 293, finalizando com alguns destaques interessantes tecnicamente.
Bora ver como foi a animação do episódio final da parte 1 de #BORUTO ?
Sendo um episódio final, a possibilidade de reunir uma gama grande de animadores é expandida, especialmente pois eles não tem que retornar em um episódio futuro. Esse episódio trouxe nomes regulares que passaram pelo projeto.
Em destaque, temos artistas como Hidetsugu Ito, Hiroyuki Horiuchi, Koji Yabuno, Kouda, Daisuke Tsumagari, jay1jay1jay1, Kyohei Ebata Proro na animação-chave, algo que justifica algumas cenas muito boas que temos em animação.
Animador: Proro (até 0:06)
Temos por exemplo Kyohei Ebata, que confirmou ser o animador da troca de golpes entre Kawaki e Code. O destaque dela são as manchas que ajudam a transmitir o movimento em conjunto com a coreografia elaborada pelo animador.
Outra ótima cena foi animada por Jay1Jay1Jay1, que sempre se destacou em qualquer participação que fizesse em Boruto. Neste final, ele fez o layouts de uma explosão bem fluida e impactante. Um trabalho bem competente em efeitos.
Um momento que talvez passará despercebido pelos fãs da obra, mas não deveria, é essa cena que grita o estilo de Koji Yabuno. Ele foi um dos melhores diretores de animação do anime, sempre se destacando pelos excelentes desenhos e movimentos, algo sutil, mas entregue com esmero.
Antes do final, acho interessante mencionar que o episódio tem 17 diretores de animação. O número alto fala muito sobre o estado da produção e impede que apenas um estilo seja consistente durante o episódio. Porém, com tantos nomes bons, os desenhos se mantiveram bons também.
Yabuno, Chengxi Huang, Ebata, Kouda Ichiro Uno, Retsu Okawara, Chiyuki Tanaka, Ayako Sato, Tatsuya Koyanagi, Ken Imaizumi, Ai Mochida e outros bons nomes como diretores de animação realmente conseguem garantir um episódio com desenhos polidos.
E por falar em Huang, ele é responsável pela direção de animação de toda a parte final entre Kawaki e Boruto. Um dos maiores artistas do anime, responsável por vários dos maiores acertos técnicos da obra, entregando um ótimo trabalho em seu final.
Layouts: Jiahao Zhang
Por sinal, ele reajustou sua própria animação como diretor de animação, adaptando a nova animação para referenciar seu trabalho no episódio 01. Uma escolha que dá um toque especial para o final.
Por fim, a direção do episódio ficou nas mãos de Nozomi Fukui (福井のぞみ), que se destacou durante todo o projeto como nome forte em direção. Marquem Fukui em suas mentes, pois ela tem potencial de crescer ainda mais no futuro. Uma promissora jovem talento!
Dito isso, o que acharam do final de Boruto? Esperamos que a série use essa pausa para se reestruturar e voltar de forma mais digna, tanto para a staff do projeto e para seus fãs, pois como ficou claro aqui, temos ótimos artistas nessa staff, eles só precisam de condições boas.
REMOVERAM AS ILUMINAÇÕES DOS UNIFORMES EM JUJUTSU KAISEN 2!
Muitos estão comentando sobre isso, mas você sabe a razão? Se sua resposta é "por ser mais fácil de animar", então acho que precisamos conversar, pois há bem mais por trás dessa escolha.
Segue a thread 👇
Devemos entender que o projeto mudou de diretor e isso é um aspecto fundamental. O diretor, mesmo que muitas vezes não efetivamente coloque a "mão na massa" ainda é o responsável por supervisionar e exigir certos aspectos de todos os membros da staff. A visão dele do projeto.
Dito isso, vamos para a comparação entre as visões artísticas de Park e Goshozono, e o que inspirou suas abordagens como diretores de série em Jujutsu Kaisen.
Em homenagem ao final de #Boruto, vamos falar sobre os MELHORES EPISÓDIOS da parte 1!
Os melhores episódios de Boruto em animação/direção/staff - a thread!
Segue aí! 👇👇👇
Uma pequena explicação antes de tudo: não irei falar de TODOS os episódios com bons aspectos técnicos, pois isso faria a lista grande demais. Aqui, o destaque será os principais showcases de esmero técnico do anime. Dito isso, vamos lá!
Episódio #14
Storyboard/Direção: Noriyuki Abe
Diretor de animação: Yuko Matsui, Masayuki Kouda, Koji Yabuno (assistente), Hirofumi Masuda (efeitos)
Alguns animadores: Ken'ichi Fujisawa, Chengxi Huang, Hidetsugu Ito, Koji Yabuno etc. [1/2]
Fãs de Mushoku Tensei estão preocupados com alguns cortes poucos polidos em seu novo PV.
Devemos lembrar que esse projeto perdeu diversos nomes muito importantes em sua equipe de produção, algo que deve ser mencionado, assim como os novos nomes envolvidos aqui.
Segue a thread!
Onimai foi produzido por vários dos principais nomes do projeto, além que The Idolmaster: U149, que sairá em Abril, é composto pelo diretor da 1° temporada, Manabu Okamoto, ao lado de um dos melhores diretores de episódios e animador como diretor-assistente, Hiroyuki Takashima.
O desfalque que nomes como o diretor Okamoto e animadores como Takashima, Shingo Fujii e Ryou Imamura (2 últimos saíram no segundo cour da primeira temporada), assim como todos os animadores que eles puxaram para OniMai e IdolMas é o fator mais preocupante.
Chegamos ao final de mais uma temporada de Boku no Hero Academia! O último episódio da 6° temporada foi dirigido por Shouji Ikeno, sendo esse o oitavo episódio dirigido por ele só nesta temporada, com storyboard por Shinji Sato e Naomi Nakayama.
Apesar de ser um episódio calmo, sendo essa a conclusão de mais uma temporada, vários dos principais animadores e diretores de animação regulares da equipe contribuíram nesse último episódio.
Começando pela cena abaixo, onde Kouji Sugiura traz sua animação solta e energética, desenhos e efeitos simples e divertidos! Com Takahiro Komori logo em seguida, atuando como supervisor e animador-chave para a cena seguinte.
Jujutsu Kaisen mudou muito para sua segunda temporada e hoje vamos falar disso, especialmente em como Shota Goshozono (御所園翔太) é um motivo de COMEMORAÇÃO para os fãs da obra!
Segue a thread!
Como podemos ver, algumas mudanças aconteceram para Jujutsu Kaisen, tanto em staff como (consequentemente) em aspectos artísticos. Está visualmente incrível, então acho justo apontar os dedos para quem merece méritos.
Começando pelo novo diretor de série, Shota Goshozono (御所園翔太). Ele está fazendo sua estreia como diretor de série, tendo previamente trabalhos como animador e diretor de episódios.
Cena animada por ele em Jujutsu Kaisen #17, que ele também dirigiu!
O MV "COLORs" é incrível. Lançado hoje, temos estúdio Wit, direção de Tetsurou Araki (荒木哲郎), designs de Mai Yoneyama (米山 舞) e música por Sawano Hiroyuki e Hata Motohiro.
A entrega técnica do vídeo é simplesmente deslumbrante em cada mínimo aspecto!
Animação extremamente competente, supervisão forte que mantém os personagens muito bem desenhados e fluidos, composição e design de cores casando perfeitamente com os cenários.
A utilização de iluminação também fortificada todos os aspectos que mencionei acima. O resultado lembra bastante o trabalho de Araki como diretor da segunda abertura de Spy X Family, dando um toque realista e cinematográfico.