Pensar a História Profile picture
Apr 15 19 tweets 7 min read Twitter logo Read on Twitter
"Olho por olho, dente por dente": há 52 anos, em 15 de abril de 1971, o empresário Henning Albert Boilesen, presidente do Grupo Ultra, era executado a tiros por um comando guerrilheiro de São Paulo.

1/19 Image
O justiçamento era uma represália ao envolvimento de Boilesen com a tortura e repressão de militantes que se opunham à ditadura militar.

2/19 Image
Nascido na Dinamarca, Boilesen se mudou para o Brasil na década de 30, estabelecendo uma bem sucedida trajetória empresarial. Figura de destaque da alta sociedade paulistana, foi presidente do Rotary Club e um dos fundadores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

3/19 Image
Nos anos 60, assumiu a presidência do Grupo Ultra - conglomerado atuante nos setores de distribuição de combustíveis, do qual fazem parte empresas como a Ultragaz e os postos Ipiranga. Também integrou a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

4/19 Image
Foram as atividades políticas de Boilesen, entretanto, que o tornaram bem conhecido no país. Anticomunista fervoroso, Boilesen foi um apoiador entusiasmado do golpe de 1964 e da ditadura militar,...

5/19 Image
... justificando o Estado de exceção como uma medida necessária para impedir a alegada "cubanização" do Brasil. Foi um dos primeiros executivos a contribuir financeiramente com o aparato repressivo da ditadura, ajudando a financiar a Operação Bandeirante (OBAN).

6/19 Image
Criada em junho de 1969 e custeada com doações do empresariado paulista (sobretudo por integrantes da FIESP), a OBAN era uma unidade de repressão incumbida de perseguir, torturar e assassinar opositores do regime militar.

7/19 Image
Seu integrante mais conhecido foi o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. A OBAN foi o embrião do Destacamento de Operações de Informações-Coordenação de Defesa Interna (DOI-CODI), os centros de tortura e assassinato da ditadura militar.

8/19 Image
Além de contribuir financeiramente com a OBAN, Boilesen arregimentava outros empresários para patrocinarem a iniciativa, coordenando a principal rede de financiamento do aparelho repressivo.

9/19 Image
Boilesen era amigo pessoal de vários torturadores e agentes da repressão — nomeadamente de Sérgio Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

10/19 Image
Também era próximo da cúpula do regime, em especial do então Ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto, e atuou como informante da Agência Central de Inteligência do governo dos Estados Unidos (CIA). A lealdade ao regime militar rendeu frutos.

11/19 Image
Boilesen foi agraciado com contratos multimilionários do governo federal ao longo dos anos sessenta. Seu apoio à repressão, entretanto, ultrapassava a esfera do fanatismo ideológico ou do interesse econômico. Boilesen era conhecido pelo seu sadismo.

12/19 Image
O empresário tinha o hábito de frequentar as instalações da OBAN para assistir pessoalmente o suplício dos presos políticos e acompanhar as sessões de tortura, espancamentos e assassinatos. Também seguia o amigo Fleury nos "interrogatórios" dos porões do DOPS.

13/19 Image
Boilesen chegou a importar dos Estados Unidos um instrumento de tortura que soltava descargas elétricas crescentes, para contribuir com o aparato repressivo da OBAN — a infame "pianola Boilesen".

14/19 Image
A participação de Boilesen no financiamento da repressão levou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e o Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT) a elaborarem um plano para executá-lo.

15/19 Image
Em 15/04/1971, o empresário foi encurralado na Alameda Casa Branca, bairro paulistano dos Jardins. Boilesen chegou a tentar fugir, mas foi alvejado com 19 tiros e morreu agonizando na sarjeta. O tiro de misericórdia foi dado por Carlos Eugênio Paz, o "Comandante Clemente".

16/19 Image
No local, os guerrilheiros deixaram panfletos assumindo a autoria do justiçamento, onde se lia: “Henning Arthur Boilesen foi justiçado, não pode mais fiscalizar pessoalmente as torturas e assassinatos na Oban. Olho por olho, dente por dente”.

17/19 Image
A imprensa tratou seu assassinato como um episódio de "terrorismo da esquerda" e o retratou como uma vítima inocente, em reportagens recheadas de epítetos como "pai de família", "cidadão de bem", "empresário imbuído de espírito cívico", "torcedor fanático do Palmeiras".

18/19 Image
Uma rua em São Paulo foi batizada em sua homenagem. A história do empresário e seu justiçamento são temas do documentário "Cidadão Boilesen", dirigido por Chaim Lietwski, premiado na edição de 2009 do festival "É Tudo Verdade".

19/19

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Apr 16
Crianças emaciadas vagam pelas ruas de Bengala. Considerada uma das piores crises famélicas da história, a Fome de Bengala foi causada pelas políticas restritivas impostas por Winston Churchill. Estima-se que a fome tenha matado até 4,5 milhões de pessoas.

1/24 Image
Durante a Segunda Guerra Mundial, a região de Bengala, território que engloba o leste da Índia e parte do Bangladesh, era uma possessão colonial do Império Britânico. A principal base de alimentação dos habitantes de Bengala era o arroz.

2/24 Image
O alimento, entretanto, vinha se tornando cada vez mais inacessível devido a uma conjunção de fatores. Cerca de 20% do arroz consumido pelos bengaleses era importado da Birmânia, outra colônia britânica situada no Sudeste Asiático.

3/24 Image
Read 24 tweets
Apr 16
Há 111 anos, em 15 de abril de 1912, nascia o revolucionário Kim Il-Sung, fundador e primeiro premiê da República Popular Democrática da Coreia (dita "Coreia do Norte").

1/25 Image
Kim Il-Sung nasceu em Pyongyang, em uma família politicamente engajada, que se opunha à ocupação japonesa da Coreia. Teve de se refugiar ainda na infância na região da Manchúria, na China, para escapar da repressão das autoridades japonesas.

2/25 Image
Ainda adolescente, em 1926, fundou a União Contra o Imperialismo, cujo programa se tornaria um marco da chamada "ideologia Songun". Foi preso aos 17 anos, acusado de pertencer à Associação da Juventude Comunista do Sul da Manchúria, uma agremiação política clandestina.

3/25 Image
Read 25 tweets
Apr 13
Há 70 anos, em 13 de abril de 1953, Allen Dulles, diretor da CIA, autorizava o início do Projeto MK-Ultra — programa secreto de experiências em seres humanos que visava aperfeiçoar técnicas de lavagem cerebral e controle mental.

1/25 Image
Ao longo de duas décadas, o Projeto MK-Ultra manteve ao menos 149 linhas de pesquisa baseadas em administração de drogas, tortura e técnicas de manipulação mental, envolvendo 80 instituições distintas, entre escolas, universidades, hospitais e penitenciárias.

2/25 Image
O projeto foi desenvolvido a partir das experiências sobre controle mental, tortura e vivissecção realizadas pelos nazistas no campo de extermínio de Dachau. Após o término da 2ª Guerra, documentos sobre esses experimentos foram encaminhados aos serviços secretos dos EUA.

3/25 Image
Read 31 tweets
Apr 11
Hugo Chávez é reconduzido ao Palácio de Miraflores por civis e militares legalistas. Há 21 anos, em 11/04/2002, oligarcas venezuelanos articulavam um golpe de Estado contra Chávez. O golpe foi neutralizado pela resistência dos civis e dos militares de baixa patente.

1/25 Image
Chávez foi eleito presidente da Venezuela em 1998, com 56% dos votos. Sua eleição representou não apenas a insatisfação com o modelo neoliberal que vigorava desde os anos 80, mas também o fim do Pacto de Punto Fijo - aliança política que governou o país por quatro décadas.

2/25 Image
Assim que tomou posse, Chávez organizou um referendo propondo uma nova Constituinte. O referendo foi aprovado por 70% dos eleitores. Por ocasião da instituição da nova ordem constitucional, Chávez submeteu seu mandato à validação popular e foi reeleito por ampla margem.

3/25 Image
Read 27 tweets
Apr 11
Paul Robeson é recebido por populares durante uma visita à União Soviética. Ator, cantor, atleta e expoente da luta pelos direitos civis dos afro-americanos, Paul Robeson nasceu há 125 anos, em 9 de abril de 1898, nos Estados Unidos.

1/25 Image
Paul Robeson nasceu em Princeton, Nova Jersey, filho do reverendo William Robeson, um ex-escravo que lutou na Guerra de Secessão, e da professora Maria Louisa Bustill, descendente de uma proeminente família Quaker, ativa na campanha abolicionista.

2/25 ImageImage
Estudante aplicado, Robeson recebeu uma bolsa de estudos do Rutgers College, tornando-se um dos primeiros negros a ingressar na instituição. Dedicou-se paralelamente à carreira esportiva, distinguindo-se como jogador de futebol americano.

3/25 Image
Read 28 tweets
Apr 5
Durante a III Convenção Internacional de Saúde, o diretor da OMS, Tedros Adhanom, apontou o sistema de saúde cubano como "um dos melhores do mundo" e afirmou que o país é um modelo em saúde para todos os países. Veja a seguir alguns exemplos que justificam a afirmação:

1/25 Image
Cuba é uma das maiores referências mundiais em biotecnologia e imunologia. O país investe pesado na área desde a década de 1960 e hoje conta com um dos maiores portfólios de vacinas da América Latina. Cuba fabrica 15 vacinas inteiramente desenvolvidas com tecnologia própria

2/25 Image
Mesmo sofrendo há 61 anos com o brutal embargo imposto pelos Estados Unidos, o país se mantém há décadas na vanguarda da pesquisa biomédica. Em 1985, Cuba se tornou o primeiro país do mundo a desenvolver uma vacina contra a meningite meningocócica tipo B.

3/25 Image
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(