Hoje comemoramos grandes vitórias da luta dos povos originários. O presidente @LulaOficial irá assinar 6 demarcações de Terras Indígenas. São 19 anos de Acampamento Terra Livre. Mais de 500 anos de invasão. Por isso, nosso compromisso é pela demarcação de todas as TIs. #atl2023
Comemoramos juntos e exigimos este compromisso do governo Lula. Ainda esperamos a demarcação de 7 Terras Indígenas, que aguardam penas a homologação. Cerca de 600 Terras estão pendentes na Funai e precisam ter continuidade urgente nos processos.
Mas são 1393 territórios reivindicados pelos Povos Indígenas. Não vamos parar até conquistar cada um deles. Com o governo democrático, temos a certeza que nossa luta trará mais conquistas, porque #demarcaçãoÉdemocracia. #abrilindígena
Lutamos também pela proteção de nossos biomas. Pela desintrusão dos nossos territórios. Pela extinção total do garimpo, da especulação, do desmatamento criminoso, do envenenamento de nossa Mãe Terra pelos bandidos do agro. Pelo FIM DO MARCO TEMPORAL.
Seguiremos unidos, organizados e sabemos que os nossos representantes que estão, hoje, neste novo governo, farão de tudo para que tenhamos nosso direito originário garantido. DIGA AO POVO QUE AVANCE. AVANÇAREMOS!
O futuro indígena é hoje. Sem demarcação não há democracia.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vamos receber o presidente @LulaOficial , nesta sexta-feira, 28/04, no Acampamento Terra Livre para conversar sobre o que já foi feito nesses primeiros meses de governo e para cobrar as demarcações de Terras Indígenas prometidas durante a campanha. #ATL2023#abrilindígena
Em 2022, Lula esteve no nosso acampamento, quando entregamos uma carta com os cinco eixos centrais das demandas dos Povos Indígenas do Brasil. São eles:
1 – DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS – DEMARCAÇÃO E PROTEÇÃO AOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS JÁ!
2 – RETOMADA DOS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL INDÍGENAS
3 – RECONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES INDÍGENAS
4 – INTERRUPÇÃO DA AGENDA ANTI-INDÍGENA NO CONGRESSO FEDERAL
5 – AGENDA AMBIENTAL
The Association of Indigenous Peoples of Brazil (@apiboficial) asks all citizens, governments and companies around the world “Which side are you on: Amazon or Bolsonaro?”
The largest rainforest on Earth is on fire again. And this crime - enabled by Bolsonaro - is sponsored by dollars, euros and globalized greed. We urge every conscious and responsible entity to distance themselves from Bolsonaro.
He is not a joke.
Stopping him is the Amazon rainforest's best and only hope. The time is now.
To stop this ecocide, help us spread this message by pressuring those who can make a difference.
Esse é o retrato mais fiel do Brasil nesse momento. Um país que exige o uso de máscaras, mas não se importa se todos tem condição de obtê-las ou conhecimento sobre a sua funcionalidade.
O país onde duas mulheres ricas vem a público dizer que pessoas em situação de rua estão cômodas com essa situação. O país onde temos 6,9 milhões de famílias sem casa, mas possui 6 milhões de imóveis vazios.
País onde grevistas trabalhadores e militantes de movimentos sociais são tidos como vagabundos, mas um político que se alimenta de politicagem há 40 anos é herói idolatrado: UM MITO.