ClimaInfo Profile picture
May 20, 2023 5 tweets 4 min read Read on X
.@randolfeap, você tem contraposto argumentos socioeconômicos à decisão técnica do @ibamagov. Sim, é correto buscar alternativas econômicas para seu paupérrimo estado. Mas será o petróleo uma alternativa para o Amapá? Senador, veja o caso do Rio de Janeiro... Image
.@randolfeap, o Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do Brasil e, mesmo assim, mais de 4 milhões de pessoas viviam ali abaixo da linha de pobreza em 2021.

(o gráfico é do @NexoJornal) Image
Senador @randolfeap, como já dizia o saudoso sociólogo Francisco de Oliveira, a indústria petroleira tem "caráter altamente concentrador". Image
"Dê um zoom" no caso do município fluminense de Macaé. Veja, senador @randolfeap, apesar de ser uma das principais bases da indústria petroleira, a pobreza e a miséria grassam por ali. Dá uma olhadinha nesta tese: app.uff.br/riuff/handle/1… Image
Se nos permite uma sugestão @randolfeap, ao invés de lutar contra a ciência e os critérios técnicos do @ibamagov, que tal usar sua influência no gov @LulaOficial p/ mobilizar os melhores cérebros do Brasil no desenho de um programa de desenvolvimento sustentável para o #Amapá? Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with ClimaInfo

ClimaInfo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ClimaInfoNews

Aug 30, 2024
Maria* nasceu com uma grave anomalia congênita que limitou seu desenvolvimento. Em uma consulta médica, seus pais ouviram a possível causa da condição: contaminação por #agrotóxicos.

Ela não é um caso isolado.🧵

*nome fictício Image
Seus país são agricultores de frutas e hortaliças de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, Maria entrou em estado vegetativo e morreu aos 21 anos, em 2020.
Investigação do @DialogueEarthBR em parceria com Tatiane Moraes, pesquisadora em saúde ambiental na @usponline, explorou impactos de agrotóxicos na saúde infantil. Análise revela associação entre anomalias como de Maria e mortes fetais com a proximidade de áreas agrícolas.
Read 5 tweets
Jun 4, 2024
Pasme: a ministra da Ciência e Tecnologia, @lucianasantos, disse não ver contradição entre a exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas e a defesa da transição energética.🤨

E os argumentos para bancar o negacionismo são, como sempre, rasos 👇
Sobre a tragédia no #RS, Luciana apontou que os responsáveis pelo evento extremo são os países desenvolvidos por derrubar todas as suas florestas — e não o petróleo brasileiro. Não é bem assim, explicamos👇
Os países desenvolvidos tem sim fatia maior na responsabilidade pela crise climática, mas isso não é por conta de "terem derrubado suas florestas", e sim porque usam seis vezes mais recursos naturais e geram 10 vezes mais impactos climáticos do que países de baixa renda.
Read 6 tweets
Apr 24, 2024
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, diz que explorar foz do Amazonas é “decisão de Estado”... Mas repete alarmismo: “ou vamos para a margem equatorial ou voltamos a importar combustíveis de outros países”.

Vamos falar por que isso não é verdade? 🤥🧵
Prates diz que Brasil está “atrasado na exploração da margem equatorial”, se comparado com os demais países, como a Guiana.

A Guiana, aliás, não sai da cabeça (e da boca) de Prates, que usa do país vizinho para justificar a exploração de petróleo e gás na margem equatorial.
No “Seminário Brasil Hoje”, em São Paulo, o presidente da estatal disse que “respeita muito” a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, mas segue batendo na tecla que a exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas é necessário para “financiar a transição energética”.
Read 8 tweets
Apr 2, 2024
Preocupante: aterros sanitários impulsionam aquecimento do planeta mais do que se sabia, mostra estudo. Lixo em decomposição emite quase três vezes mais gás do que o relatado às autoridades dos EUA.🗑️

🧵
Aterros sanitários a céu aberto —onde os resíduos domésticos vão parar, sejam eles restos de vegetais ou eletrodomésticos antigos— emitem, em média, quase 3x mais metano do que o relatado às autoridades dos Estados Unidos. A conclusão é de um estudo publicado na revista Science.
"Até agora, como sociedade, temos estado em grande parte no escuro sobre as emissões reais dos aterros sanitários", afirma Duren, ex-engenheiro e cientista da Nada. "Este estudo aponta as lacunas."
Read 8 tweets
Mar 20, 2024
Governo federal estuda criar um polo agrícola na região conhecida como “AMACRO”, na divisa dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Mas apenas a menção a essa possibilidade fez disparar o desmatamento na região. 🧵
O anúncio do governo de criar a zona de desenvolvimento sustentável (ZDS) aconteceu em 2018 e, desde então a região vem enfrentando aumento das taxas de desmate, com a especulação fundiária, extração ilegal de madeira e a conversão da floresta em pastagens e terras agrícolas.
Esse desmatamento correspondeu por 76,5% do total da área devastada nesses três estados entre 2018 e 2022. É o que mostra um estudo publicado na Perspectives in Ecology and Conservation.
Read 4 tweets
Oct 18, 2023
A @petrobras bateu recordes de produção de petróleo e gás fóssil nos campos em que é operadora em setembro e no 3º trimestre.

As emissões de gases de efeito estufa que serão geradas a partir dos novos volumes de combustíveis fósseis produzidos não foram divulgadas. Image
No mês passado, a estatal produziu diariamente 4,1 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) – que soma as produções de petróleo e de gás.

O volume é 6,8% superior ao de agosto e inclui a parcela dos sócios da Petrobras.
No pré-sal, o volume produzido em setembro também foi recorde. A área respondeu por 3,43 milhões de BOE diários do total produzido – quase 85% de toda a extração de combustíveis fósseis feita no país.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(