#G7 | 🇧🇷 Na cúpula, Lula fala em paz e diz que “nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo”.
“Israelenses e palestinos, armênios e azéris, cossovares e sérvios precisam de paz. Yemenitas, sírios, líbios e sudaneses, todos merecem viver em paz. Esses conflitos… twitter.com/i/web/status/1…
#G7 | 🇧🇷 Em Hiroshima, o presidente brasileiro relembrou os bombardeios atômicos à cidade em 1945 e criticou os armamentos nucleares: “não são fonte de segurança, mas instrumento de extermínio em massa que nega nossa humanidade e ameaça a continuidade da vida na Terra”.
#G7 | 🇧🇷 Lula encerrou sua fala no G7 destacando que “o Brasil vive em paz com seus vizinhos há mais de 150 anos”.
“Dividir o mundo entre Leste e Oeste ou Norte e Sul seria tão anacrônico quanto inócuo. É preciso romper com a lógica de alianças excludentes e de falsos conflitos… twitter.com/i/web/status/1…
#G7 | 🇧🇷 Para quem quiser ler, aqui está a íntegra do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última mesa da cúpula do G7.
🇨🇱 AGORA: Presidente do Chile, Gabriel Boric fala sobre o resultado da Constituinte do país.
“Mais uma vez, o nosso país utiliza o diálogo para resolver suas diferenças. Nós entendemos que a democracia se fortalece com mais democracia e não com menos”, disse.
🇨🇱 Gabriel Boric, presidente do Chile:
“Mais uma vez, tivemos a oportunidade de construir, com diálogo, uma nova Constituição que represente, da melhor forma possível, o país que queremos viver nas próximas décadas”.
🇨🇱 Gabriel Boric diz que “o processo anterior fracassou porque não soubemos escutar aqueles que pensavam diferente”.
Se dirigindo ao partido de extrema-direita Republicano, que terá a maioria das cadeiras da Constituinte, o presidente do Chile pediu para “saber escutar o povo”.
🇧🇷 Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, senador Ciro Nogueira alfineta governo Lula por convocar cadeia de rádio e tv para pronunciamento da ministra da Saúde.
“O presidente Bolsonaro e seu governo não falaram, fizeram”, escreveu.
Ministros da Saúde do governo Bolsonaro fizeram 3 pronunciamentos em cadeia de rádio e tv para falar sobre a vacinação contra a COVID-19.
O primeiro foi em 06/01/2021 por Eduardo Pazuello, que anunciou o início da vacinação no país.
🇧🇷 No dia 28/07/2021, Marcelo Queiroga fez seu primeiro pronunciamento em cadeia de rádio e tv.
Naquele dia, o ministro da Saúde pediu que os brasileiros tomassem a segunda dose da vacina e que o Brasil podia se "orgulhar" do "sucesso" da campanha de vacinação.
🇧🇷 Quem não tem acompanhado o que acontece em Brasília pode ter sido pego de surpresa e fica a pergunta: como isso pode ter acontecido?
Vamos fazer uma breve recapitulação do aumento da violência que culminou nas invasões de hoje.
🇧🇷 - Nos últimos 4 anos os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro em diferentes momentos falaram de maneira bastante pública contra a democracia, pedindo intervenção militar, além de tensões diretas do ex-presidente com todos os outros poderes da república
🇧🇷 - No dia 13 de Dezembro, grupos bolsonaristas queimaram 3 carros e 5 ônibus e depredaram delegacia em ato em Brasília. 15 ônibus foram depredados, e o grupo tentou invadir a sede da Polícia Federal (Foto/Reprodução)
"Essas pessoas que chamamos de fascistas [...] invadiram o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto.
Todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas"
🇧🇷 O Presidente menciona que acha que houve falhas graves de segurança na capital.
🇧🇷 "Não tem precedente na história do nosso país, o que essa gente fez. Iremos descobrir quem são os financiadores desses vândalos. Todos eles pagarão com a força da lei"
11h (Palco Elza Soares) - "Brasília de Todos os Ritmos"
12h30 (Palco Gal Costa) - Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc E Sarah Renata
15h50 (Palco Gal) - Juliano Maderada
18h30 (Palco Elza) - "Futuro Ancestral" com Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael e outros
19h40 (Palco Gal) - "Outra Vez Cantar": com Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Flor Gil, Johnny Hooker, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e outros
20h55 (Palco Elza) - "Amanhã Vai Ser Outro Dia" com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e outros
🇪🇬🇧🇷 Lula diz que o convite à #COP27 não foi feito para ele, mas "para o Brasil e para o povo brasileiro".
"Esse convite, antes mesmo da posse, é o reconhecimento de que o mundo tem pressa para ver o Brasil de volta nas discussões sobre o futuro do planeta".
🇪🇬🇧🇷 AGORA: Lula cobra recursos para que países em desenvolvimento combatam as mudanças climáticas:
"Os mais pobres precisam enfrentar as consequências de um problema criado, em grande medida, pelos países ricos, mas que atinge de maneira desproporcional os mais vulneráveis".