Mauricio Guetta Profile picture
May 25 3 tweets 1 min read Twitter logo Read on Twitter
Hoje foi dia de tragédia socioambiental no Congresso, com o aval do governo:
1- A Câmara aprovou a urgência do #PL490NÃO, que estabelece o marco temporal e abre Terras Indígenas para todo tipo de exploração (governo liberou a bancada);
👇👇👇
2- A Câmara retornou contrabandos legislativos (jabutis) na MP 1150, que o Senado havia impugnado, um ataque de morte à Mata Atlântica e a áreas protegidas (governo votou A FAVOR);
3- A gestão socioambiental do gov. federal foi desmontada na #MP1154Fica, parecido com a estrutura no governo anterior (parte do governo comemorou o desmonte).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mauricio Guetta

Mauricio Guetta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mauricio_guetta

Jan 2
Fio com destaques das alterações normativas realizadas pleo governo na agenda socioambiental. Há relevantes mudanças em políticas públicas e nas estruturas governamentais:
Primeiro, vamos tratar das mudanças em políticas públicas, sobre as quais houve cinco importantes alterações.
1- DECRETO Nº 11.373/2023 – Revoga os entraves criados pela gestão anterior e cria regras para a efetividade dos processos administrativos sancionadores.
Entre os vários avanços, destaco a extinção da fase de conciliação ambiental, que paralisou o julgamento de autos de infração, e a resolução do tema da notificação para alegações finais, que colocava em risco mais de dez anos de atuação do Ibama no combate à ilícitos ambientais.
Read 21 tweets
Oct 14, 2022
1/10 Para a reflexão de quem ainda não definiu o voto:
Numa reunião com um renomado jurista internacional e sua equipe de uma universidade dos EUA, eles desabafaram sobre a ansiedade mundial em relação às eleições brasileiras.
Disseram que, no caso de vitória do Bolsonaro,🧶
2/10 dois fatores os preocupam mais:
O primeiro é que a luta contra as mudanças climáticas poderá ser perdida definitivamente, pois a Amazônia e o meio ambiente brasileiro são essenciais e Bolsonaro terminaria de aniquilá-los. Com Bolsonaro, o desmatamento subiu em todos os anos
3/10 de mandato. E a Amazônia está entrando no “ponto de não retorno”, quando deixará de exercer os imprescindíveis serviços ecossistêmicos, como no regime de chuvas. Quando governou, @LulaOficial (com @marinasil) criou a mais importante política pública ambiental brasileira,
Read 10 tweets
Mar 7, 2022
Desde que Arthur Lira assumiu a presidência, houve 5 projetos aprovados na Câmara com gravíssimos retrocessos aos direitos socioambientais. Em todos os casos, atropelou-se o processo legislativo com regimes de urgência e votações realizadas sem debate, baseadas em MENTIRAS.🧶
No PL que acaba com o #LicenciamentoAmbientalFica, o argumento foi que a aprovação geraria “mais de R$ 300 bilhões” em investimentos com o destravamento de obras.
A VERDADE É: segundo o TCU, menos de 1% das obras paralisadas no Brasil assim estão por problemas ambientais.
No #PLdaGrilagemNão, falaram que viabilizaria a fiscalização ambiental, pois seria possível identificar infratores.
A VERDADE É: já existe lei para a regularização fundiária. O PL beneficia ladrões de terra pública, inclusive para o futuro, e inviabiliza a regularidade ambiental.
Read 8 tweets
Nov 23, 2021
URGENTE! 🚨 Segundo análise do @socioambiental e da @ufmg, se o #PLdaBoiada for aprovado, praticamente acabando com o Licenciamento Ambiental, o desmatamento já fora de controle vai explodir! E adeus às metas climáticas do Brasil! #PLdaBoiadaNão! 🧶
O PL pode ser votado no Senado a qualquer momento!
👉 Só a rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) deve gerar um desmatamento acumulado no Amazonas de 170 mil km² até 2050, área similar à do Paraná. A ferrovia Ferrogrão (MT-PA) pode destruir 53,1 mil km² de florestas até 2030 (...)
extensão equivalente à do Rio Grande do Norte.

👉 A aprovação do PL fará com que 85% dos projetos de mineração e suas barragens de rejeitos em MG sejam licenciados de forma automática, sem análise prévia do órgão ambiental. Corremos o risco de (...)
Read 5 tweets
Sep 21, 2021
Bolsonaro: "nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países".
A real: por iniciativa da base governista, Câmara e Senado devem votar hoje e amanhã projetos de lei que enfraquecem o Código Florestal.
No Senado, está na pauta de amanhã o #PL2510, que abre novas margens de rios para desmatamento e especulação imobiliária. O relator mudou seu parecer para acatar o PL da Câmara, de modo que, se aprovado, vai direto à sanção presidencial.
Na Câmara, está pautado o req. de urgência para o #PL2673, que libera geral o desmatamento de áreas de preservação permanente e barramento de rios para fins de irrigação.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(