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Vi atrasado a entrevista do ministro @CamiloSantanaCE no @rodaviva, quero registrar algumas impressões:
Bem cercado pelos jornalistas Camilo enfim assume que não há saída puramente administrativa para o retrocesso do Novo Ensino Médio, o governo precisará enfrentar a Lei 13.415+
disse que formulará um PL oficial ou Medida Provisória. É o que nós alertamos ao propor ao debate o PL 2601/2023. E lembrando que uma nova lei ou MP formalmente revoga o NEM, ainda que Camilo custe a admitir que os defensores do #RevogaNEM têm razão +
Também foi importante reconhecer que o MEC tem dever de reparação aos estudantes que estão sendo vítimas do empobrecimento curricular determinado pelo NEM, um caminho é adaptar o ENEM

Mas confrontado com os dados de pesquisas da REPU sobre a desqualificação e o fechamento do +
ensino médio noturno, é notória a falta de sensibilidade com esse direito dos adolescentes e jovens. Preocupa que Camilo compartilhe a mesma visão depreciativa do noturno que tem sido responsável pelo abandono dessa política nos estados nos últimos anos e pelo aumento da evasão+
Idealizar que 100% dos estudantes frequentem o ensino integral diurno, ainda que com uma incerta bolsa de estudos, é desconsiderar a realidade da juventude já amplamente captada em pesquisas, é seguir segregando em nome da “inclusão” +
As Universidades públicas quase não foram mencionadas, em uma das passagens Camilo coloca no mesmo guarda-chuva os problemas de formação de professores nas públicas e privadas. No geral, parece uma falta de visão que o ministro não inclua entre as prioridades do MEC +
aquela que é a principal responsabilidade direta da União e seu maior patrimônio, as federais, uma grande rede de instituições de reconhecida excelencia nos indicadores internacionais. Não se valer dessa vantagem é justamente um dos equívocos do novo programa de alfabetização+
Mais preocupante foi o desconhecimento que Camilo demonstrou em relação aos efeitos da inclusão do Fundeb no teto do novo arranjo fiscal, reconhecendo inclusive que o MEC não está acompanhando tecnicamente a matéria que pode impactar severamente seu orçamento +
A resposta ao questionamento sobre o programa de escolas cívico-militares é imensamente preocupante:
1º anuncia que o MEC já haveria decidido revogar o decreto do PECIM, mas o tema estaria parado no Min. da Defesa, sem prazo. Como alertamos, ao não revogar o PECIM logo +
na transição o governo se complicaria politicamente

2º é falso que o governo Lula não está repassando "nenhum centavo" para o PECIM, o programa segue sendo custeado com recursos federais

3º Enfim, Camilo defende uma revogação negociada com os estados e os municipios +
e afirma que estes teriam "autonomia" para decidir a continuidade da política de militarização

Com isso, mesmo revogando o PECIM o MEC estaria avalizando a militarização como uma modalidade educacional aceitável, ainda que "não seja prioridade do governo"
Desconsidera que a militarização não tem base na Constituição, no PNE ou na legislação geral da educação e que caberia ao próprio MEC e ao CNE resguardar tal legislação

Registrados os pontos, como pano de fundo vejo dois problemas na concepção política de Camilo e do MEC atual+
A onipresença da palavra “diálogo” tem o papel de esconder que Camilo admite negociar princípios básicos do direito à educação. É o que acontece na revogação lenta, gradual e negociada do PECIM, quando relativiza a gestão democrática e a valorização dos trabalhadores da educação+
É também o que acontece na resposta ao NEM. Talvez por ter sido governador recentemente, talvez pelo fortalecimento dos estados durante o governo Bolsonaro, talvez por falta de visão, Camilo se reconhece mais como uma espécie de ministro de uma confederação de estados autônomos +
do que como ministro de Estado de uma república federativa em que a União tem o poder/dever de ditar as normas gerais e resguardar os princípios do direito à educação

Minha saudação a @paulosaldana @agois75 @recafardo e Cíntia Gomes @agenciamural pela boa entrevista

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Mar 9
A portaria da consulta pública sobre o ens. médio é retrocesso em duplo sentido
Consolida a posição do MEC de seguir implementando a reforma e reitera uma visão voluntarista e discricionária de participação social nas políticas educacionais, retrocede anos nesse debate, explico: Image
A portaria criar categorias aleatórias de consulta pública e desconsidera avanços conceituais já firmados no Decreto 8243/2014 da política nacional de participação social, revogado por Temer e lamentavelmente não repristinado nos decretos de "revogaço" de 1º de janeiro de 23👇
Por isso e porque o MEC decidiu desconsiderar tais acúmulos não há na portaria de hoje nenhum compromisso formal quanto aos procedimentos da dita consulta, como aqueles firmados em 2014:

“I - divulgação ampla e prévia do documento convocatório, especificando seu objeto, ...
Read 6 tweets
Apr 20, 2021
#Atenção
O PL 5595/20 em regime de urgência que diz reconhecer a educação como serviço essencial é tecnicamente constrangedor, cheio de contradições e pode deixar um entulho legislativo perigoso para o pós-pandemia
👉👉 7 graves PROBLEMAS no substitutivo de @joicehasselmann
Problema 1 – Quer violar as leis da natureza

Não se define atividade ou serviço essenciais de forma aleatória, mas por razões objetivas fundadas em “necessidades inadiáveis... que, não atendidas, coloquem em PERIGO IMINENTE a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”+
Definição pacífica na Lei 7783/1989 e no Decreto 10282/2020

Não se decreta perigo iminente, este é um fato da vida que se impõe e exige regulação, não o contrário

O PL quer inverter, colocar a norma antes do fato e assim criar uma ficção jurídica que amplifica insegurança +
Read 26 tweets
Mar 9, 2021
Saiu a sentença na ação coletiva dos sindicatos sobre reabertura de escolas em SP

É ilegal a flexibilização que permitiu a reabertura no pico da pandemia e sem efeito a classificação arbitrária de escolas como serviço essencial, fora dos parâmetros legais
Na prática significa👇
Com a sentença da juíza Simone Casoretti volta a valer o planejado em julho, o Decreto 65.061/2020, a "regra de ouro" de reabrir escolas só com a redução dos contágios (fases amarela em diante)

@jdoriajr e @rossieli deveriam aproveitar para reconhecer o erro, mas não farão +
Devem entrar com recurso de apelação com pedido de efeito suspensivo, mas diferente da liminar cassada em janeiro:
- A situação epidemiológica piorou muito desde então, não podem mais alegar ausência de contágio em escolas
- O parecer do MPSP é primoroso e embasa a sentença +
Read 4 tweets
Mar 9, 2021
A @SeducSP divulgou o boletim epidemiológico de um mês das escolas abertas no estado, mais preocupante pelo que tenta ludibriar

Chama a atenção o esforço oficial de distorcer os dados, produz-se engano ao invés de informação séria e útil

Explico e questiono aqui🧵👇 1/13
Foram 24.345 casos suspeitos em quase 5 mil escolas, com óbitos de 2 alunos e 19 servidores

O marketing oficial destacou do relatório a informação que há 33 vezes menos casos em escolas, pura enganação reproduzida nas primeiras repercussões da mídia

educacao.sp.gov.br/proporcao-de-c…

++
Há uma dupla manipulação errônea dos dados, quero crer que por desconhecimento da comissão médica sobre como funciona a educação

1º - considera-se na conta o total de alunos matriculados (9,95 milhões) qdo o próprio estado limitou ao máximo de 35% a frequencia em sua rede e ++
Read 14 tweets
Aug 13, 2020
A judicialização da educação é realidade instalada há anos, é falso dizer que o #FundebComCAQ vai incentivá-la

É chamar de causa o que pode ser a solução do problema

É negar o reconhecimento de direitos fundamentais mínimos aos estudantes

🧵Breve fio e dicas de leitura 1/5
O CAQ, seguido de boa regulamentação, reduz conflitos federativos, elimina omissões produtoras de judicialização, serve de guia aos gestores e fortalece a capacidade de realizar o direito à educação, combinando eficiência, efetividade e eficácia 2/5
Inaceitável, indigno é negar o reconhecimento de direitos elementares mínimos aos estudantes no CAQ, como banheiro, biblioteca e professores qualificados, com argumentos do tipo: "isso não produz resultado comprovado" ou "as famílias vão exigir esses direitos na Justiça" 3/5
Read 5 tweets
Jul 20, 2020
O @showdavida mostrou mais um emocionante caso de "gente que se dispôs a ajudar o outro": a professora-intérprete de libras q vai encontrar o estudante surdo impedido de ir à escola. Há uma outra linda história dentro da história pessoal, conhece? 🧵👇1/13
g1.globo.com/fantastico/not…
Como de costume, o jornalismo convencional foca nos personagens, busca o efeito emotivo que provoca a história de uma professora heroína, que se desloca 70km em veículo próprio pra fazer algo de bom; e a história do menino surdo, pobre, preto, que estuda embaixo da mangueira 2/n
A matéria quase omite que Edilson, o aluno, é estudante da rede pública estadual em Linhares (ES), que Joyce, a exemplar professora, é servidora da escola pública. Vejam o vídeo: nossa heroína é um anjo que praticamente cai do céu em seu carro prateado. Gratidão é a palavra 3/n
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