A sessão da #CPMIdoGolpe vai começar daqui a pouquinho!
Acompanhe com a gente no fio
🚨ARTHUR MAIA ABRIU A SESSÃO🚨
Vai botar pra votar dois requerimentos: convocação de Gonçalves Dias e de ex-diretor da Abin; mas, em acordo vai incluir o requerimento de convocação de Jean Lawand, que aparece em mensagens pedindo golpe a Mauro Cid
O Camarote da República irá lançar, nos próximos dias, fios temáticos relembrando - e defendendo a lembrança - dos principais crimes de Jair Bolsonaro.
Por que faremos isso?
Quarta-feira, 22 de junho de 2023, será a primeira vez de Bolsonaro fora da presidência e acusado no TSE.
Todas as conclusões - já antes óbvias mas agora inequívocas - fazem concluir o pior que esperávamos: Jair Bolsonaro foi uma ameaça à democracia até o limite mais exagerado.
Por trás de sua figura há, hoje, uma tentativa de golpe de Estado claramente executada e um sem números de outras condutas que desmerecem, absolutamente, qualquer um à representação popular.
Durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o Brasil consolidou um acordo sigiloso de exportação de produtos e tecnologias para a Arábia Saudita construir a sua primeira fábrica própria de explosivos militares.
As plantas foram criadas por uma empresa brasileira sob demanda da do país arabe que pretende, até 2030, “suprir toda a demanda militar” do país por explosivos e espoletas de detonação de bombas, itens que podem ser úteis em guerras e conflitos no Oriente Médio.
A autorização para a venda de equipamentos e serviços ao regime de Mohammed Bin Salman foi concedida ainda no segundo semestre de 2018, na reta final da gestão de Temer, porém as principais etapas da construção se desenvolveram sob o governo Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022.
Reportagem Metrópoles (13.06) traz vídeos do presidente da CPI do MST, Tenente Coronel Zucco e do relator da CPI, Ricardo Salles, entrando sem autorização nas casas de militantes da Frente Nacional de Luta, em São Paulo.
No momento que Zucco invade uma das casas, o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) alerta Zucco eles não podem “invadir a residência dos trabalhadores”. O presidente da CPI do MST afirma que a “instrução processual” é de Salles, e o relator completa: “Isso não é uma residência”.
As invasões aconteceram durante uma visita dos congressistas ao assentamento do Pontal do Paranapanema, no oeste paulista, do dia 29 de maio.
Salles viola uma das residências para fotografar o interior, sem autorização dos moradores
🌞 Bom dia!
O Sol já nasceu lá na fazendinha do assentamento Assentamento Ernesto Che Guevara, do MST, no município de Casserengue, no interior da Paraíba.
Essa semana (06.06) foi inaugurada a NUTRILÊ, 1ª agroindústria de laticínios do MST da Paraíba #TôComMST
📸 Carla Batista
A Unidade de Beneficiamento nasceu em 2022 e conta hoje com 79 famílias dos assentamentos e das comunidades vizinhas e surgiu da necessidade de apoiar a comercialização dos produtos de origem agrícola e pecuária (especialmente o leite de cabra), típicos da região.