Camarote Da CPI Profile picture
Pega a pipoca e vem acompanhar a CPI da Pandemia com a gente. #CPIdacovid #CPIdapandemia
Wellington Torrejais da Silva (em 🏡) 🏳️‍🌈🇧🇷💉 Profile picture 1 added to My Authors
12 Jun
📌Os depoimentos dos cientistas Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch eram alguns dos mais aguardados na CPI da Covid e repercutiram ao longo de todo o dia. Confira a seguir algumas das afirmações dos estudiosos.
"A crença de que existe uma cura fácil, simples, barata, que bom que isso fosse verdade, ilude as pessoas, cria uma falsa sensação de segurança. E leva as pessoas a um comportamento de risco." – Natalia Pasternak
"Temos vacina para sarampo, rubéola, caxumba, para febre amarela. Varíola, única doença erradicada até hoje, é causada por vírus. Mas nunca controlamos ou erradicamos uma doença com imunidade de rebanho. Controlamos com vacinas." – Natalia Pasternak
Read 6 tweets
12 Jun
Durante a semana e em virtude da CPI da Covid, ganhou popularidade as expressões "quebra do sigilo" ou "transferência do sigilo", sejam eles telefônicos, telemáticos ou bancários. Mas o que isso realmente significa e por quê tanto preocupa Bolsonaro?
Os sigilos telefônico, telemático e bancário são entendidos em nosso ordenamento jurídico como direito fundamental, e podem ser considerados como desdobramento dos direitos à intimidade e ao sigilo de dados. Naturalmente, admite-se sua relativização, como no caso da CPI da Covid.
A CPI pode requerer quebra de sigilo, desde que demonstrado interesse público relevante, individualizado o investigado e o objeto da investigação, mantido o sigilo em relação às pessoas estranhas à causa e limitada a utilização de dados obtidos somente para a atual investigação.
Read 8 tweets
11 Jun
🚨 Documentos mostram que governo federal consultou embaixadas apenas em fevereiro de 2021 sobre as chamadas "clausulas leoninas" da Pfizer e da Janssen.
Arquivos sigilosos entregues pelo Itamaraty à CPI, obtidos pela Rede Globo, mostram que a maioria das embaixadas consultadas afirmou que os países aceitaram as exigências das farmacêuticas.
Em fevereiro de 2020, a Pfizer já ofertas para a venda da vacina ao Brasil desde agosto de 2020, mas que a assinatura do contrato só foi realizada em 19 de março de 2021.
Read 7 tweets
11 Jun
⚖️ | Quatro alvos de quebra de sigilo e telemático tentando reverter a decisão: Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos +
Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, e o ex-assessor especial da pastar Zoser Hardman.
Defesa de Ernesto Araújo argumenta que ele não tem status de investigado. Já a defesa de Mayra afirma que as informações necessárias podem ser colhidos por outros meios.
Read 4 tweets
11 Jun
Ministério da Saúde ignorou por 3 dias os alertas do Acre de falta de oxigênio. O pedido de ajuda foi enviado no dia 12 de março de 2021 e só foi respondido no dia 15, mesmo dia em que o General Eduardo Pazuello deixou a pasta.
Enviado pela secretária de saúde do Acre em 12/03/2021:

"Prezados, encaminho o Ofício no. 634/2021/SE/GAB/SE/MS, que trata do risco iminente de desabastecimento de oxigênio nos municípios do Estado do Acre. Solicito confirmação de recebimento"
Resposta de uma funcionária de apoio do gabinete do ministro em 15/03/2021:

“"Boa tarde! Acuso recebimento. Desculpe a demora"

Nesse dia, foram prometidos 300 cilindros na primeira leva.
Read 5 tweets
11 Jun
🍿 Camarote!

Pega a pipoca e vem acompanhar audiência com @TaschnerNatalia e Cláudio Maierovitch!
Há pouco movimento nos corredores do Senado Federal...
🌊 @OmarAzizSenador não presidirá a mesa...

Hoje não teremos "Não faça isso, Senador"
Read 314 tweets
11 Jun
Bom dia, CPI Lovers! Hoje teremos a microbiologista @TaschnerNatalia e o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Claudio Maierovitch.

A sessão começa às 9h30, preparados? 🍿
Correção: hoje não teremos sessão, mas uma audiência.
Quem presidirá será o Potter da CPI, @randolfeap
Não sabe a diferença entre sessão e audiência? Chega aqui:

Sessão é um termo amplo que abrange diversos atos que determinado grupo irá realizar ao longo de um intervalo de tempo, o que pode incluir algumas audiências.
Read 4 tweets
10 Jun
🚨 | Presidente Bolsonaro anunciou que o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, assinará um parecer desobrigando o uso de máscaras por pessoas vacinadas ou que “já foram contaminadas”. A atitude contraria medidas sanitárias adotadas em quase todo o mundo.

Via @Metropoles
Auxiliares do titular da Saúde afirmaram ao @Metropoles que nunca tinham ouvido falar do assunto. No discurso da tarde de hoje, o presidente disse que tinha “acabado de conversar” com Queiroga sobre o parecer, que desobrigaria o uso de máscara também para quem já teve Covid-19.
Integrantes do Ministério da Saúde comunicam que a pasta avalia soltar uma nota à imprensa a fim de esclarecer o assunto. O parecer é conflitante com as próprias recomendações difundidas atualmente pelo Ministério na mídia.
Read 4 tweets
10 Jun
⚠️ O professor Paolo Zanotto, que aparece em vídeo revelando o possível "gabinete paralelo", havia solicitado à USP afastamento para período sabático no British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá.
Vídeo onde Zanotto sugere a criação do "shadow board" ou "shadow cabinet".

🎥@SamPancher
A diretoria do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) informou que pedido de afastamento remunerado de Zanotto para atuar como professor visitante no BCIT havia sido aprovado pelo Conselho Técnico-Administrativo.

Via @Metropoles
Read 7 tweets
10 Jun
10 da manhã e os senadores estão debatendo entre eles sobre a sessão de hoje, que ainda não foi aberta
Sessão aberta! 🍿

Omar confirma o recebimento do Habeas Corpus de Wilson Lima (PSC-AM) e afirma que o Senado irá recorrer da decisão da ministra do STF, Rosa Weber. Afirma acreditar que o governador do Amazonas perde uma oportunidade ímpar de esclarecer os fatos.
Aziz espera que Marcellus Campelio, ex-secretário de saúde do Amazonas, esclareça o que o governador não quis esclarecer.
Read 47 tweets
10 Jun
🚨| Telegrama secreto do Itamaraty enviado à CPI mostra que Jair Bolsonaro agiu diretamente em favor de 2 empresas privadas para acelerar importação de insumos para fabricação de hidroxicloroquina da Índia.
O telegrama cita outro enviado por Bolsonaro ao Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, em abril de 2020. No documento, o presidente cita nominalmente as empresas EMS e Apsen, ambas comandadas por empresários ligados ao bolsonarismo.
A ligação para Modi foi publicitada em posts nas redes sociais, mas o presidente não citou a participação de empresas privadas na negociação.
Read 5 tweets
10 Jun
Bom dia, CPI Lovers! Hoje teríamos o depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), mas com a decisão de Rosa Weber, ele não deve se apresentar à CPI. Teremos, então, votação de requerimentos.
Requerimentos de quebra de sigilo que devem ser votados hoje:

737/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Eduardo Pazuello;
747/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Zoser Plata Bondin Hardman de Araújo;
733/-21 – Transferência de sigilo telefônico e telemático de Mayra Pinheiro;
735/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Filipe Martins;
753/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Luciano Dias Azevedo.
Read 4 tweets
10 Jun
⚠️ Ministério da Saúde acelerou aplicativo TrateCOV em meio a crise de Manaus/AM.

O inquérito da Polícia Federal que investiga supostos crimes de Eduardo Pazuello revelam troca de emails internos mobilizando a pasta para deixar pronto acesso ao aplicativo.

Via @folha
O então ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello, faria o lançamento do TrateCOV em Manaus três dias após a troca de emails solicitando urgência.
TrateCOV era um aplicativo que recomendava cloroquina, ivermectina e azitromicina de forma indiscriminada a pacientes.
Read 4 tweets
9 Jun
🍿 REQUERIMENTOS QUE VÃO ENTRAR EM VOTAÇÃO 🍿

- Quebra de sigilo

737/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Eduardo Pazuello;
747/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Zoser Plata Bondin Hardman de Araújo;
733/-21 – Transferência de sigilo telefônico e telemático de Mayra Pinheiro;
735/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Filipe Martins;
753/21 - Transferência de sigilo telefônico e telemático de Luciano Dias Azevedo;
- Convocações

413/21 - Requer a convocação do Sr. Osmar Terra;
416/21 - Requer a convocação do Sr. Osmar Terra;
726/21 - Requer a convocação do Sr. Osmar Terra;
723/21 - Requer a Convocação do Sr. Felipe Cruz Pedri, Secretário de Comunicação Institucional;
Read 12 tweets
9 Jun
💉| Documento sigiloso enviado à CPI pelo Itamaraty mostra que a farmacêutica Sinovac, fabricante da Coronavac, pediu que o governo federal cessasse ataques à China para não atrasar a entrega dos insumos.
Uma carta da Embaixada do Brasil em Pequim foi enviada ao Itamaraty relatando uma reunião com o presidente da empresa, Weidong Yan, no dia 19/05/2021, 15 dias depois de Jair Bolsonaro acusar a China de guerra biológica.
Na reunião, Yan pede para que as relações com a China sejam apaziguadas para que as tratativas sejam facilitadas. A carta deixa claro que Yan não assume interferência política, mas ressaltou a importância das relações.
Read 4 tweets
9 Jun
Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, entrou com um pedido de habeas corpus no STF para não depor à CPI. Sua oitiva estava marcada para o dia 29, mas diante de uma operação da PF no estado, foi antecipado para amanhã, 09/06.
A defesa afirma que sua convocação é inconstitucional e que o governador não poderia falar sobre fatos que são objetos de investigações criminais. Caso o HC seja negado, a defesa pede que Lima tenha o direito de ficar em silêncio. A relatora do pedido é a ministra Rosa Weber.
A Operação Sangria foi deflagrada na semana passada e investiga a dispensa de licitação na compra de 28 ventiladores pulmonares. Wilson Lima foi alvo de busca e apreensão e o secretário da saúde do Amazonas, Marcellus Campelio, foi preso.
Read 4 tweets
9 Jun
🤖 Pesquisa revela que 78% de ataques a Senadores que integram a CPI da Covid eram feitos por robores. Sem maioria na CPI da Covid, o governo Bolsonaro contava com sua máquina de moer adversários nas redes sociais para intimidar senadores de oposição.

Via @g1
Os alvos preferenciais são o relator Renan Calheiros, o presidente Omar Aziz e o vice, Randolfe Rodrigues.
Renan foi o primeiro a perceber o risco que a estratégia bolsonarista apresentava e estimulou sua equipe a compartilhar os dados de "caças robos" com outros senadores.
A responsável pelo trabalho é a jornalista Izabelle Torres, que desenvolve há 2 anos pesquisa sobre o comportamento dos robôs no país e a influência deles na opinião pública. O sistema que ajuda a CPI foi desenvolvido pautado em pesquisas da Universidade de Indiana.
Read 5 tweets
9 Jun
Bom dia, CPILovers! 🍿

Preparados para mais uma oitiva?
Já temos senadores pelos corredores da casa...
Hoje temos nossa tweet live 🤭

E acompanhamos a oitiva pela Twitch do @AnarcoFino
Read 350 tweets
9 Jun
Bom dia, Camarote!

Hoje a CPI da Covid irá receber Antônio Elcio Franco Filho, ex-secretario executivo do Ministério da Saúde durante a gestão Pazuello. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, considera que Elcio tem "muito" a relatar, "até mais do que o Pazuello".
A convocação de Elcio Franco foi requerida pelos dois lados da comissão, oposição e defensores do governo do presidente Jair Bolsonaro. Por esse motivo, a tendência é que ocorra uma queda de braço entre as partes durante a formulação dos questionamentos.
Segundo membros da CPI, um dos pontos de interesse em relação ao trabalho de Elcio no Ministério da Saúde diz respeito ao processo burocrático para a aquisição de vacinas e insumos, além de suspeitas de mau uso de recursos federais repassados pela União a estados e municípios.
Read 6 tweets
9 Jun
🍿Quem é Élcio Franco?🍿

Coronel no Exército e ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo posto mais importante do ministério. Ocupou o cargo durante a gestão de Eduardo Pazuello. Élcio Franco tem cabelos cu...
Élcio é apontado como um dos principais envolvidos nas não negociações de vacinas no país.
istoedinheiro.com.br/cpi-da-covid-a…
Em julho de 2020, Élcio apresentou dados sobre combate à Covid-19 entre os povos indígenas. No Power point do então número 2 do Ministério da Saúde: 100.500 comprimidos de cloroquina, além de 205.540 comprimidos de Oseltamivir (Tamiflu).
brasildefato.com.br/2020/07/28/gov…
Read 10 tweets
9 Jun
⚠️Eduardo Pazuello e Exército ignoraram ofícios do governador do Amazonas cinco dias antes do colapso em Manaus.

Via @folha
Inquérito sigiloso da Polícia Federal reuniu evidências de que o ex-ministro da Saúde e o comando do Exército na Amazônia foram avisados sobre "iminência de esgotamento" de oxigênio.
A existência dos ofícios foi descoberta no curso das investigações e foram enviados a Pazuello e ao comandante militar da Amazônia, general Theophilo Oliveira. Os ofícios são assinados pelo governador Wilson Lima (PSC), aliado de Jair Bolsonaro (sem partido).
Read 4 tweets