Pensar a História Profile picture
Sep 2, 2023 27 tweets 10 min read Read on X
O "time do povo": elenco do Corinthians que conquistou o primeiro título do clube — o Campeonato Paulista de 1914. Há 113 anos, em 1º de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista era fundado em São Paulo.

1/27 Image
Embora o futebol angariasse crescente popularidade em São Paulo desde o fim do século XIX, as entidades desportivas e os grandes clubes da cidade conservavam a natureza aristocrática até as primeiras décadas do século XX.

2/27 Image
Fundada em 1901, a Liga Paulista de Futebol (LPF) congregava apenas clubes de origem burguesa, tais como o Club Athlético Paulistano, o São Paulo Athletic Club e o Sport Club Germânia.

3/27 Image
As agremiações oficiais tinham elencos compostos quase exclusivamente por jovens das classes abastadas e os times populares eram propositalmente excluídos da LPF, sendo relegados ao chamado "futebol de várzea" ou "de arrabaldes".

4/27 Image
O ressentimento em relação às barreiras de classe impostas pelos clubes aristocráticos explica em grande parte a empolgação popular com as vitórias categóricas do esquadrão londrino do Corinthian Football Club sobre os times da cidade.

5/27 Image
Nos amistosos disputados em agosto de 1910 no Velódromo Paulistano, o clube britânico venceu a Atlética das Palmeiras por 6 a 0, o Paulistano por 8 a 1 e o São Paulo AC por 9 a 2.

6/27 Image
A vitória dos ingleses se tornou um dos assuntos mais comentados pelos operários do Bom Retiro, bairro paulistano que concentrava imigrantes e trabalhadores fabris.

7/27 Image
Na noite de 1/9/1910, um grupo de 5 operários do Bom Retiro (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) se reuniu nos arredores da barbearia de Salvador Battaglia com o objetivo de fundar um novo time de futebol, de caráter popular.

8/27 Image
A iniciativa recebeu o apoio de outras 8 pessoas, que colaboraram com a empreitada como sócios-fundadores, cada um doando 20 mil réis. O alfaiate Miguel Battaglia, irmão do dono da barbearia, foi indicado para o cargo de diretor.

9/27 Image
Salvador Lapomo e Alexandre Magnani foram nomeados primeiro e segundo vice-presidentes, Antônio Alves Nunes assumiu como secretário, João da Silva como tesoureiro e Carlos da Silva como procurador.

10/27 Image
Em homenagem ao feito dos ingleses, a agremiação recebeu o nome de Sport Club Corinthians Paulista. Miguel Battaglia vaticinou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".

11/27
Image
Image
Com os recursos arrecadados, os sócios compraram a primeira bola, os primeiros uniformes e alugaram um terreno na Rua José Paulino onde o time começou a treinar — o chamado "Campo do Lenheiro".

12/27 Image
A primeira partida oficial do time foi disputada em 10 de setembro de 1910, contra o União Lapa Futebol Clube, então uma das mais respeitadas equipes de futebol varzeano de São Paulo. A partida terminou com a vitória dos adversários por um a zero.

13/27 Image
Quatro dias depois o Corinthians venceu o 2º amistoso, disputado contra o Estrela Polar, por 2 a 0. Nos dois anos seguintes, o time se consolidou como uma potência do futebol de várzea, recebendo o epíteto de "galo brigador do Bom Retiro".

14/27 Image
Sua fama se espalhou pela cidade e as partidas da equipe atraíam públicos cada vez maiores, malgrado o fato de que o clube permanecia excluído dos calendários desportivos oficiais.

15/27 Image
Foi a capacidade de mobilização popular do clube, sem paralelo entre os times burgueses da cidade, que chamou a atenção da LPF. Financiada pela cobrança de ingressos, a liga aventou a possibilidade de aceitar a adesão de times de várzea como meio de incrementar a receita.

16/27 Image
A proposta de ingresso de clubes populares provocou um racha na LPF. Além de se opor à medida, o aristocrático Club Athlético Paulistano passou a exigir da liga o pagamento de valor robusto de aluguel pelo uso de seu velódromo, palco das competições da entidade.

17/27 Image
A LPF contornou o problema alugando o Parque Antárctica, de propriedade do Germânia, por um valor mais acessível. A medida serviu de estopim para que o Club Athlético Paulistano rompesse com a liga e criasse outra entidade — a Associação Paulista de Sports Athléticos.

18/27 Image
A nova organização instituiu então o seu próprio campeonato, ao qual aderiram agremiações como a Atlética das Palmeiras e o Mackenzie. A saída das equipes burguesas deu aos clubes de origem popular a oportunidade de disputar as competições da LPF.

19/27 Image
O Corinthians venceu a seletiva contra o Minas Gerais e o FC São Paulo e foi aprovado pela comissão da liga, que avaliou se o clube tinha "um nível condizente de bons modos sociais". Obteve, assim, o direito de disputar o Campeonato Paulista de 1913.

20/27 Image
O clube não teve um desempenho muito notável durante a disputa, terminando o campeonato em quarto lugar.

21/27 Image
Não obstante, o Corinthians brilharia na temporada seguinte, sagrando-se vencedor do Campeonato Paulista de 1914 de forma invicta, obtendo 10 vitórias em 10 partidas e marcando 37 gols — 12 feitos por Neco, artilheiro da competição e primeiro ídolo do clube.

22/27 Image
Além de Neco, o elenco que conquistou o primeiro título do Corinthians incluía Sebastião, Fúlvio, Casimiro, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar e Aparício.

23/27 Image
Nas décadas seguintes, o Corinthians se firmaria como uma das equipes mais importantes e populares do Brasil, com uma torcida estimada em até 33 milhões de pessoas.

24/27 Image
O time acumula dois Mundiais de Clubes da FIFA, uma Copa Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana, 7 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil, uma Supercopa, 5 Torneios Rio-São Paulo e 30 Campeonatos Paulistas.

25/27 Image
E a despeito da elitização e da intensificação do caráter comercial do futebol nas últimas décadas, o Corinthians protagonizou episódios únicos que demonstram cabalmente a sua capacidade de mobilização popular — tais como a "Invasão Corintiana" do Maracanã em 1976...

26/27 Image
...e a "Democracia Corintiana", um dos exemplos mais representativos de movimentos políticos-desportivos e da instrumentalização da paixão popular na luta contra a ditadura militar.

27/27
Image
Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 19
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.

2/25 Image
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jan 9
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.

1/7 Image
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.

2/7 Image
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.

3/7 Image
Read 7 tweets
Jan 5
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.

1/8 Image
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.

2/8 Image
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.

3/8 Image
Read 8 tweets
Dec 4, 2025
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13, 2025
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Nov 7, 2025
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.

2/27 Image
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.

3/27 Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(