O "time do povo": elenco do Corinthians que conquistou o primeiro título do clube — o Campeonato Paulista de 1914. Há 113 anos, em 1º de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista era fundado em São Paulo.
1/27
Embora o futebol angariasse crescente popularidade em São Paulo desde o fim do século XIX, as entidades desportivas e os grandes clubes da cidade conservavam a natureza aristocrática até as primeiras décadas do século XX.
2/27
Fundada em 1901, a Liga Paulista de Futebol (LPF) congregava apenas clubes de origem burguesa, tais como o Club Athlético Paulistano, o São Paulo Athletic Club e o Sport Club Germânia.
3/27
As agremiações oficiais tinham elencos compostos quase exclusivamente por jovens das classes abastadas e os times populares eram propositalmente excluídos da LPF, sendo relegados ao chamado "futebol de várzea" ou "de arrabaldes".
4/27
O ressentimento em relação às barreiras de classe impostas pelos clubes aristocráticos explica em grande parte a empolgação popular com as vitórias categóricas do esquadrão londrino do Corinthian Football Club sobre os times da cidade.
5/27
Nos amistosos disputados em agosto de 1910 no Velódromo Paulistano, o clube britânico venceu a Atlética das Palmeiras por 6 a 0, o Paulistano por 8 a 1 e o São Paulo AC por 9 a 2.
6/27
A vitória dos ingleses se tornou um dos assuntos mais comentados pelos operários do Bom Retiro, bairro paulistano que concentrava imigrantes e trabalhadores fabris.
7/27
Na noite de 1/9/1910, um grupo de 5 operários do Bom Retiro (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) se reuniu nos arredores da barbearia de Salvador Battaglia com o objetivo de fundar um novo time de futebol, de caráter popular.
8/27
A iniciativa recebeu o apoio de outras 8 pessoas, que colaboraram com a empreitada como sócios-fundadores, cada um doando 20 mil réis. O alfaiate Miguel Battaglia, irmão do dono da barbearia, foi indicado para o cargo de diretor.
9/27
Salvador Lapomo e Alexandre Magnani foram nomeados primeiro e segundo vice-presidentes, Antônio Alves Nunes assumiu como secretário, João da Silva como tesoureiro e Carlos da Silva como procurador.
10/27
Em homenagem ao feito dos ingleses, a agremiação recebeu o nome de Sport Club Corinthians Paulista. Miguel Battaglia vaticinou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".
11/27
Com os recursos arrecadados, os sócios compraram a primeira bola, os primeiros uniformes e alugaram um terreno na Rua José Paulino onde o time começou a treinar — o chamado "Campo do Lenheiro".
12/27
A primeira partida oficial do time foi disputada em 10 de setembro de 1910, contra o União Lapa Futebol Clube, então uma das mais respeitadas equipes de futebol varzeano de São Paulo. A partida terminou com a vitória dos adversários por um a zero.
13/27
Quatro dias depois o Corinthians venceu o 2º amistoso, disputado contra o Estrela Polar, por 2 a 0. Nos dois anos seguintes, o time se consolidou como uma potência do futebol de várzea, recebendo o epíteto de "galo brigador do Bom Retiro".
14/27
Sua fama se espalhou pela cidade e as partidas da equipe atraíam públicos cada vez maiores, malgrado o fato de que o clube permanecia excluído dos calendários desportivos oficiais.
15/27
Foi a capacidade de mobilização popular do clube, sem paralelo entre os times burgueses da cidade, que chamou a atenção da LPF. Financiada pela cobrança de ingressos, a liga aventou a possibilidade de aceitar a adesão de times de várzea como meio de incrementar a receita.
16/27
A proposta de ingresso de clubes populares provocou um racha na LPF. Além de se opor à medida, o aristocrático Club Athlético Paulistano passou a exigir da liga o pagamento de valor robusto de aluguel pelo uso de seu velódromo, palco das competições da entidade.
17/27
A LPF contornou o problema alugando o Parque Antárctica, de propriedade do Germânia, por um valor mais acessível. A medida serviu de estopim para que o Club Athlético Paulistano rompesse com a liga e criasse outra entidade — a Associação Paulista de Sports Athléticos.
18/27
A nova organização instituiu então o seu próprio campeonato, ao qual aderiram agremiações como a Atlética das Palmeiras e o Mackenzie. A saída das equipes burguesas deu aos clubes de origem popular a oportunidade de disputar as competições da LPF.
19/27
O Corinthians venceu a seletiva contra o Minas Gerais e o FC São Paulo e foi aprovado pela comissão da liga, que avaliou se o clube tinha "um nível condizente de bons modos sociais". Obteve, assim, o direito de disputar o Campeonato Paulista de 1913.
20/27
O clube não teve um desempenho muito notável durante a disputa, terminando o campeonato em quarto lugar.
21/27
Não obstante, o Corinthians brilharia na temporada seguinte, sagrando-se vencedor do Campeonato Paulista de 1914 de forma invicta, obtendo 10 vitórias em 10 partidas e marcando 37 gols — 12 feitos por Neco, artilheiro da competição e primeiro ídolo do clube.
22/27
Além de Neco, o elenco que conquistou o primeiro título do Corinthians incluía Sebastião, Fúlvio, Casimiro, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar e Aparício.
23/27
Nas décadas seguintes, o Corinthians se firmaria como uma das equipes mais importantes e populares do Brasil, com uma torcida estimada em até 33 milhões de pessoas.
24/27
O time acumula dois Mundiais de Clubes da FIFA, uma Copa Libertadores da América, uma Recopa Sul-Americana, 7 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil, uma Supercopa, 5 Torneios Rio-São Paulo e 30 Campeonatos Paulistas.
25/27
E a despeito da elitização e da intensificação do caráter comercial do futebol nas últimas décadas, o Corinthians protagonizou episódios únicos que demonstram cabalmente a sua capacidade de mobilização popular — tais como a "Invasão Corintiana" do Maracanã em 1976...
26/27
...e a "Democracia Corintiana", um dos exemplos mais representativos de movimentos políticos-desportivos e da instrumentalização da paixão popular na luta contra a ditadura militar.
27/27
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Imagens de Kherima — múmia egípcia de uma mulher que viveu em Tebas entre os séculos I e III. Considerada uma das múmias mais raras do mundo, Kherima integrava o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, até ser destruída no incêndio ocorrido há 5 anos, em 02/09/2018.
1/19
Não se conhece a verdadeira identidade da múmia ou detalhes sobre sua vida. Sabe-se que era uma jovem que tinha entre 18 e 20 anos quando faleceu, por causas indeterminadas. O corpo não apresentava lesões ou vestígios de doenças e os dentes estavam todos preservados.
2/19
Os cabelos eram curtos e escuros e os traços étnicos a aproximavam das populações mediterrâneas. São as características do processo de mumificação de Kherima, entretanto, que a tornavam um exemplar extremamente raro.
Há 137 anos, em 1/9/1886, nascia Tarsila do Amaral, ícone da primeira geração modernista brasileira. Tarsila ajudou a sedimentar o movimento de renovação das artes visuais, adaptando a linguagem das vanguardas europeias à realidade e à poética brasileira.
1/31
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari (hoje Rafard), interior de SP, em uma família aristocrática, dona de grande fortuna. Passou a infância nas fazendas da família em Capivari e Itapeva, sendo educada por uma tutora belga que a ensinou a ler, bordar e a falar francês.
2/31
Posterirormente, morou na capital paulista, onde foi interna de um colégio de freiras no bairro de Santana e aluna do Colégio Sion. Já adolescente, concluiu o estudo básico no Colégio Sacré-Coeur, em Barcelona, onde teve seus primeiros contatos com a pintura.
O presidente Lula condecorou hoje o padre Júlio Lancellotti com a Medalha da Ordem do Ministério da Justiça. A honraria é outorgada a pessoas que tenham prestado importantes serviços ao país na área da justiça e segurança pública.
1/22
Júlio Lancellotti é o pároco da Igreja de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Também exerce a função de vigário episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, conduzindo uma série de projetos voltados ao atendimento da população em situação de rua.
2/22
Júlio Lancellotti nasceu em São Paulo em 27 de dezembro de 1948, filho do comerciante Milton Lancellotti e da cozinheira Wilma Ferrari. Passou sua infância no bairro do Tatuapé, estudando no Educandário Espírito Santo e ajudando o pai com os afazeres da mercearia.
Há 232 anos, em 22/08/1791, negros escravizados e libertos iniciavam uma grande rebelião contra o domínio colonial francês em São Domingos, dando início à Revolução Haitiana. A insurreição resultou na independência do Haiti — primeiro país das Américas a abolir a escravidão
1/27
A colonização do atual território do Haiti teve início em 1492, quando os espanhóis reivindicaram a posse da Ilha de São Domingos. Em 1697, com a assinatura do Tratado de Rijswijk, a Espanha cedeu para a França o domínio sobre a porção ocidental da ilha.
2/27
Após exterminarem quase toda população nativa, os europeus começaram a levar africanos para serem usados como mão de obra escrava nas plantações. A principal atividade econômica no Haiti era a produção de açúcar, uma das mercadorias mais valorizadas no mercado internacional
"O Anjo Caído", pintado em 1847 pelo francês Alexandre Cabanel. A obra é uma das mais conhecidas representações de Lúcifer na história da arte, notabilizando-se pelo olhar expressivo e pela humanização do controverso personagem.
1/25
Alexandre Cabanel tinha 24 anos de idade quando pintou "O Anjo Caído". O jovem era então um dos talentos mais promissores da Escola de Belas Artes de Paris, produzindo obras de grande beleza e refinamento, estritamente conformadas aos cânones do neoclassicismo acadêmico.
2/25
Em 1844, Cabanel expôs no Salon de Paris e atraiu a admiração do público. O sucesso alimentou a pretensão de conquistar o Prix de Roma — prestigioso concurso promovido pela Academia de Belas Artes da França, que premiava o vencedor com uma bolsa de estudo em Roma.
Isso era Cracolândia no governo Haddad. Essas pessoas são ex-dependentes químicos, que recebiam tratamento médico, casa, comida e emprego pelo programa De Braços Abertos, que reduziu em 2/3 o nº de frequentadores da Cracolândia. Chamaram de "bolsa crack" e acabaram com o programa