Pensar a História Profile picture
Sep 2 19 tweets 7 min read Twitter logo Read on Twitter
Imagens de Kherima — múmia egípcia de uma mulher que viveu em Tebas entre os séculos I e III. Considerada uma das múmias mais raras do mundo, Kherima integrava o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, até ser destruída no incêndio ocorrido há 5 anos, em 02/09/2018.

1/19 Image
Não se conhece a verdadeira identidade da múmia ou detalhes sobre sua vida. Sabe-se que era uma jovem que tinha entre 18 e 20 anos quando faleceu, por causas indeterminadas. O corpo não apresentava lesões ou vestígios de doenças e os dentes estavam todos preservados.

2/19 Image
Os cabelos eram curtos e escuros e os traços étnicos a aproximavam das populações mediterrâneas. São as características do processo de mumificação de Kherima, entretanto, que a tornavam um exemplar extremamente raro.

3/19 Image
Em contraste com o costume egípcio de "empacotar" as múmias, envelopando os corpos com bandagens largas de tecido, a múmia Kherima teve todos os seus membros enfaixados individualmente.

4/19 Image
Os mumificadores tiveram até mesmo o cuidado de pintar as unhas da falecida e enfaixaram um a um os dedos dos pés e das mãos. Após ser enfaixada, Kherima foi vestida com um luxuoso traje cerimonial que ressaltava sua forma humana.

5/19 Image
Os contornos femininos foram realçados com o uso de materiais colocados para dar volume às mamas, ao quadril e ao abdômen. Por fim, a múmia foi adornada com faixas de linho pintadas e painéis de tecido decorados com símbolos místicos — alguns dos quais nunca decifrados.

6/19 Image
Existem apenas 8 múmias preparadas como Kherima, todas encontradas no mesmo local e, possivelmente, originárias do mesmo ateliê de mumificação. As múmias provavelmente eram ligadas à elite tebana, mas ainda não há uma explicação para o processo diferenciado de mumificação.

7/19 Image
Kherima foi trazida ao Brasil em 1826 pelo comerciante Nicolau Fiengo, em meio a um conjunto de antiguidades egípcias que pertenciam à coleção do famoso explorador italiano Giovanni Battista Belzoni — o "pai da egiptologia", responsável por escavar a Necrópole de Tebas.

8/19 Image
Fiengo pretendia levar a coleção para a Argentina, possivelmente por encomenda do presidente Bernardino Rivadavia, fundador da Universidade de Buenos Aires e destacado mecenas dos museus argentinos.

9/19 Image
Um bloqueio no Rio da Prata, entretanto, impediu Fiengo de concluir a viagem. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, o comerciante ofereceu as peças em um leilão. O imperador dom Pedro I arrematou a coleção completa por 5 contos de réis, doando-a em seguida ao Museu Nacional.

10/19 Image
Kherima sempre esteve entre os destaques do acervo egípcio do Museu Nacional e despertava curiosidade e fascínio entre os visitantes, chegando até mesmo a inspirar o romance "O Segredo da Múmia", de Everton Ralph.

11/19 Image
Também protagonizou episódios inusitados — um deles em 1955, após a morte de Carmen Miranda. Quando a população foi informada que Carmem fora embalsamada, algumas pessoas subentenderam "mumificada" e correram até o museu para depositar flores no ataúde de Kherima.

12/19 Image
Kherima também foi objeto de polêmicas experiências parapsicológicas conduzidas pelo professor Victor Staviarski nos anos 60. Reportagens da época atestavam que centenas de pessoas teriam entrado em transe durante as sessões.

13/19 Image
Foi durante uma dessas experiências que se forjou a alcunha da múmia. Uma aluna supostamente teve uma visão após encostar no corpo e voltou do transe dizendo que a mulher era uma princesa tebana chamada Kherima.

14/19 Image
Outra sessão resultou na danificação da múmia, quando um aluno, supostamente em transe, se agarrou com tanta força aos pés da múmia que arrancou alguns de seus dedos. Após o episódio, os alunos da UFRJ exigiram o fim das experiências parapsicológicas.

15/19 Image
O egiptólogo Antonio Brancaglion Junior, ex-curador da coleção egípcia do Museu Nacional, também afirmou ter presenciado alunos da UFRJ sendo acometidos de "mal súbito" ao participarem de palestras ao lado da múmia.

16/19 Image
A múmia Kherima foi incinerada no incêndio que destruiu o prédio e o acervo do Museu Nacional em 2 de setembro de 2018.

17/19 Image
O incêndio destruiu 6 das 7 múmias egípcias humanas que existiam no Brasil — incluindo as múmias da cantora Sha-Amun-en-su (lacrada em um sarcófago que nunca foi aberto), do sacerdote Hori e do alto funcionário Harsiese.

18/19 Image
Múmias de gatos, crocodilos, íbis e restos humanos mumificados também foram destruídos no incêndio, bem como os únicos quatro sarcófagos egípcios existentes na América do Sul.

19/19 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Sep 2
O "time do povo": elenco do Corinthians que conquistou o primeiro título do clube — o Campeonato Paulista de 1914. Há 113 anos, em 1º de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista era fundado em São Paulo.

1/27 Image
Embora o futebol angariasse crescente popularidade em São Paulo desde o fim do século XIX, as entidades desportivas e os grandes clubes da cidade conservavam a natureza aristocrática até as primeiras décadas do século XX.

2/27 Image
Fundada em 1901, a Liga Paulista de Futebol (LPF) congregava apenas clubes de origem burguesa, tais como o Club Athlético Paulistano, o São Paulo Athletic Club e o Sport Club Germânia.

3/27 Image
Read 27 tweets
Sep 1
Há 137 anos, em 1/9/1886, nascia Tarsila do Amaral, ícone da primeira geração modernista brasileira. Tarsila ajudou a sedimentar o movimento de renovação das artes visuais, adaptando a linguagem das vanguardas europeias à realidade e à poética brasileira.

1/31 Image
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari (hoje Rafard), interior de SP, em uma família aristocrática, dona de grande fortuna. Passou a infância nas fazendas da família em Capivari e Itapeva, sendo educada por uma tutora belga que a ensinou a ler, bordar e a falar francês.

2/31 Image
Posterirormente, morou na capital paulista, onde foi interna de um colégio de freiras no bairro de Santana e aluna do Colégio Sion. Já adolescente, concluiu o estudo básico no Colégio Sacré-Coeur, em Barcelona, onde teve seus primeiros contatos com a pintura.

3/31 Image
Read 31 tweets
Aug 29
O presidente Lula condecorou hoje o padre Júlio Lancellotti com a Medalha da Ordem do Ministério da Justiça. A honraria é outorgada a pessoas que tenham prestado importantes serviços ao país na área da justiça e segurança pública.

1/22 Image
Júlio Lancellotti é o pároco da Igreja de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Também exerce a função de vigário episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, conduzindo uma série de projetos voltados ao atendimento da população em situação de rua.

2/22 Image
Júlio Lancellotti nasceu em São Paulo em 27 de dezembro de 1948, filho do comerciante Milton Lancellotti e da cozinheira Wilma Ferrari. Passou sua infância no bairro do Tatuapé, estudando no Educandário Espírito Santo e ajudando o pai com os afazeres da mercearia.

3/22 Image
Read 22 tweets
Aug 22
Há 232 anos, em 22/08/1791, negros escravizados e libertos iniciavam uma grande rebelião contra o domínio colonial francês em São Domingos, dando início à Revolução Haitiana. A insurreição resultou na independência do Haiti — primeiro país das Américas a abolir a escravidão

1/27 Image
A colonização do atual território do Haiti teve início em 1492, quando os espanhóis reivindicaram a posse da Ilha de São Domingos. Em 1697, com a assinatura do Tratado de Rijswijk, a Espanha cedeu para a França o domínio sobre a porção ocidental da ilha.

2/27 Image
Após exterminarem quase toda população nativa, os europeus começaram a levar africanos para serem usados como mão de obra escrava nas plantações. A principal atividade econômica no Haiti era a produção de açúcar, uma das mercadorias mais valorizadas no mercado internacional

3/27 Image
Read 27 tweets
Aug 21
"O Anjo Caído", pintado em 1847 pelo francês Alexandre Cabanel. A obra é uma das mais conhecidas representações de Lúcifer na história da arte, notabilizando-se pelo olhar expressivo e pela humanização do controverso personagem.

1/25 Image
Alexandre Cabanel tinha 24 anos de idade quando pintou "O Anjo Caído". O jovem era então um dos talentos mais promissores da Escola de Belas Artes de Paris, produzindo obras de grande beleza e refinamento, estritamente conformadas aos cânones do neoclassicismo acadêmico.

2/25 Image
Em 1844, Cabanel expôs no Salon de Paris e atraiu a admiração do público. O sucesso alimentou a pretensão de conquistar o Prix de Roma — prestigioso concurso promovido pela Academia de Belas Artes da França, que premiava o vencedor com uma bolsa de estudo em Roma.

3/25 Image
Read 25 tweets
Aug 17
Isso era Cracolândia no governo Haddad. Essas pessoas são ex-dependentes químicos, que recebiam tratamento médico, casa, comida e emprego pelo programa De Braços Abertos, que reduziu em 2/3 o nº de frequentadores da Cracolândia. Chamaram de "bolsa crack" e acabaram com o programa Image
2015, governo Haddad. Image
Image
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(