Um compilado de algumas das atrocidades cometidas por Israel somente nesse ano de 2023, que não causaram sequer 0,01% da indignação da contraofensiva do Hamas.
Janeiro de 2023
🧶+👇
Janeiro de 2023
🧶+👇
Janeiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Julho de 2023
🧶+👇
Julho de 2023
🧶+👇
Agosto de 2023
🧶+👇
Agosto de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
🧶👆
Lembrando que a lista não extensiva, não cobre todos os eventos. São alguns acontecimentos selecionados que ocorreram, repito, somente esse ano. Tem barbaridade acontecendo diariamente.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em 1990, funcionários da prefeitura de São Paulo encontraram uma vala clandestina no Cemitério de Perus contendo 1.049 ossadas de presos políticos e cidadãos comuns assassinados pela ditadura militar. Contamos essa história hoje, no @operamundi
Instaurada após o golpe de 64, a ditadura militar foi marcada pela repressão sistemática contra os opositores do regime. Os militares promulgaram uma série de leis e medidas que suspenderam os direitos civis e as garantias constitucionais e fortaleceram o aparato repressivo.
2/27
Órgãos subordinados aos militares como o DOI-CODI e o DOPS prenderam, torturaram e assassinaram milhares de pessoas. Um estudo produzido pela Human Rights Watch estima que mais de 20 mil pessoas foram torturadas pela ditadura no Brasil.
Há 61 anos, em 1º de abril de 1964, João Goulart era deposto por um golpe militar. A quartelada instaurou uma ditadura que se prolongou por 21 anos e produziu inúmeros retrocessos, torturas e assassinatos. Leia no artigo de hoje para o @operamundi
O golpe de 1964 resultou da reação dos setores conservadores à ascensão política das classes populares. Desde o fim da 2ª Guerra, o processo de industrialização e modernização ajudou a fomentar um projeto nacional-desenvolvimentista, com ampla capacidade de mobilização.
2/27
Esse projeto, calcado na priorização da indústria e na participação ativa do Estado na economia, se chocava com o modelo liberal-conservador, defendido pelas oligarquias tradicionais e baseado na primazia do setor agroexportador e na subordinação ao capital internacional.
Há 153 anos, nascia Alexandra Kollontai. Ela participou da Revolução de Outubro e foi responsável por uma série de medidas que fizeram da Rússia soviética uma nação pioneira na promoção dos direitos das mulheres. Esse é o tema de hoje no @operamundi
Alexandra Domontovich nasceu em 31/03/1872, em uma família rica de São Petersburgo. Era filha de Alexandra Massalina e Mikhail Domontovich — um general das tropas czaristas com visões políticas liberais, favorável à adoção de um regime constitucional pelo Império Russo
2/26
Desde cedo, Kollontai demonstrou interesse pelas causas sociais e pela luta dos trabalhadores. A princípio, ela se aproximou dos “populistas russos” — os “Narodniks”, intelectuais burgueses defensores do socialismo agrário.
Há 57 anos, falecia o cosmonauta soviético Yuri Gagarin. A bordo da Vostok 1, Gagarin foi o primeiro ser humano a viajar para o espaço — façanha que garantiu a liderança da União Soviética na corrida espacial. Contamos essa história no @operamundi
Yuri Gagarin nasceu em 09/03/1934, em uma fazenda coletiva de Kluchino, perto de Moscou. Era o 3º dos 4 filhos dos camponeses Anna Timofeievna e Aleksei Gagarin. Ainda pequeno, Gagarin testemunhou a eclosão da 2ª Guerra Mundial e a invasão da URSS pelas tropas de Hitler.
2/25
A família teve sua casa confiscada pelos nazistas. Valentin e Boris, os irmãos de Gagarin, foram enviados para campos de concentração na Polônia, mas conseguiram fugir. Juntaram-se posteriormente às tropas do Exército Vermelho e combateram os nazistas na Frente Oriental.
Há 72 anos, tinha início em São Paulo a Greve dos 300 mil. Marco do movimento operário brasileiro, a greve se notabilizou por ajudar a superar a estrutura sindical aparelhada, herdada do Estado Novo. Contamos essa história hoje no @operamundi
O retorno de Getúlio Vargas à presidência em 1951 trouxe alívio para a classe trabalhadora. Chegava ao fim o péssimo governo de Eurico Gaspar Dutra, marcado por políticas de arrocho salarial, aumento da inflação, repressão aos trabalhadores e intervenção nos sindicatos.
2/25
O salário mínimo estava sem aumento há 8 anos. O último reajuste ocorrera em 1943. Durante o governo Dutra, o custo de vida subiu 60%, mas os salários permaneceram congelados. Para piorar, a inflação estava concentrada nos gêneros de primeira necessidade.
Há 49 anos, Isabelita Perón era derrubada por um golpe militar. A quartelada deu origem à ditadura mais sangrenta da história da Argentina, responsável por assassinar cerca de 30 mil pessoas. Contamos essa história hoje no @operamundi
Poucas figuras tiveram uma influência tão expressiva e duradoura na trajetória política de uma nação quanto Juan Domingo Perón. O argentino angariou enorme apoio da classe trabalhadora ao encampar uma agenda de ampliação dos benefícios sociais e dos direitos trabalhistas.
2/25
Perón foi eleito presidente em 1946 e reeleito em 1951. Embora seu governo contemplasse alianças com amplos setores da burguesia, o peronismo sofreu forte oposição das forças conservadoras. Em 1955, Perón foi derrubado por um golpe militar e forçado a se exilar na Espanha.