Um compilado de algumas das atrocidades cometidas por Israel somente nesse ano de 2023, que não causaram sequer 0,01% da indignação da contraofensiva do Hamas.
Janeiro de 2023
🧶+👇
Janeiro de 2023
🧶+👇
Janeiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Fevereiro de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Março de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Abril de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Maio de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Junho de 2023
🧶+👇
Julho de 2023
🧶+👇
Julho de 2023
🧶+👇
Agosto de 2023
🧶+👇
Agosto de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
Setembro de 2023
🧶+👇
🧶👆
Lembrando que a lista não extensiva, não cobre todos os eventos. São alguns acontecimentos selecionados que ocorreram, repito, somente esse ano. Tem barbaridade acontecendo diariamente.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Mapa mostrando o avanço israelense sobre as terras da Palestina ao longo dos anos. A criação do Estado de Israel em 1948, a partir de território desmembrado da Palestina, desencadeou uma série de conflitos que persistem há mais de 70 anos e já ceifaram milhares de vidas.
1/36
Situada em uma encruzilhada estratégica entre a Ásia, a África e a Europa e cercada pelas civilizações do Mar Mediterrâneo e do Crescente Fértil, a região da Palestina é um território marcado por disputas desde a Antiguidade.
2/36
Habitada por tribos semitas, nômades e indo-europeias e berço dos reinos de Samaria e Judá, a região foi controlada por muitos impérios ao longo da história. Assírios, babilônicos, persas, egípcios, helênicos e romanos se sucederam no domínio da Palestina.
Há 234 anos, em 5 de outubro de 1789, ocorria a Marcha das Mulheres sobre Versalhes, um dos eventos mais significativos da Revolução Francesa.
1/22
Apesar da situação caótica da França, submersa em crises econômicas e problemas sociais, a nobreza parecia alheia ao estado de coisas. A agitação social havia se agravado após a tomada da Bastilha.
2/22
Os distúrbios despertaram na população um potente desejo de mudança e um forte ressentimento contra a aristocracia. Uma das pautas mais urgentes era a questão da comida. As camadas mais pobres da população tinham cada vez mais dificuldades para se alimentar.
Em matéria publicada ontem, o Estadão acusou Lula de ter atuado para liberar um empréstimo de US$ 1 bilhão para a Argentina "no fim de agosto", "às vésperas da eleição" primária, pra barrar o avanço de Milei. A afirmação é falsa. O empréstimo já havia sido aprovado em julho
1/11
Na matéria assinada pela jornalista Vera Rosa, o jornal afirma textualmente que a ação de Lula teria ocorrido em "uma sexta-feira do fim de agosto", estabelecendo uma proximidade cronológica entre a liberação do empréstimo e a realização das eleições primárias na Argentina.
2/11
É impossível que Lula tenha ligado pra Simone Tebet "numa sexta-feira do fim de agosto" para pressioná-la a liberar o empréstimo para a Argentina por um motivo muito simples: o empréstimo já tinha sido autorizado UM MÊS ANTES, em 28 de julho.
Há 30 anos, em 4 de outubro de 1993, a sede do Soviete Supremo — o antigo parlamento da Federação Russa — era bombardeada pelas forças armadas, por ordem do presidente russo Boris Yeltsin.
1/25
O bombardeio foi o ápice da crise constitucional gerada pelas divergências entre o poder executivo e o parlamento russo acerca das reformas políticas e econômicas conduzidas após a dissolução da União Soviética, visando a transição do país para a economia de mercado.
2/25
Contrariamente ao senso comum propalado pelo Ocidente, o processo de dissolução da União Soviética e de transição do sistema socialista para a economia de mercado foi extremamente atribulado, autoritário e conduzido sem a concordância de boa parte da população do país.
Há 55 anos, em 02/10/1968, estudantes da USP e do Mackenzie se enfrentavam em São Paulo durante a "Batalha da Maria Antônia". O embate foi deflagrado pela oposição de parte dos mackenzistas à ação de coleta de fundos organizada pelos uspianos em prol do 30º Congresso da UNE
1/24
O confronto foi um reflexo do clima de agitação política e de cisão na classe estudantil durante a ditadura, com a esquerda representada por estudantes da USP, opositores do regime, e a direita representada por um grupo de estudantes reacionários do Mackenzie.
2/24
Desde o golpe de 1964 e a subsequente instauração da ditadura militar, o movimento estudantil universitário se tornara um dos principais núcleos de oposição ao regime.
Há 132 anos, em 1º de outubro de 1891, nascia o sindicalista e militante comunista Minervino de Oliveira. Minervino foi o primeiro vereador negro eleito pelo Rio de Janeiro. Foi igualmente o primeiro operário negro e comunista a concorrer à presidência do Brasil.
1/25
Filho de José de Oliveira e de Augusta Laura de Oliveira, Minervino nasceu no Rio de Janeiro três anos após a abolição da escravatura. Ainda criança, tornou-se aprendiz de tecelagem e trabalhou como lavrador e carvoeiro. Aos 14 anos, aprendeu o ofício de marmorista.
2/25
Iniciou sua atuação política em 1911, participando das greves operárias, campanhas salariais e outras mobilizações trabalhistas. Nos anos 20, Minervino se filiou ao Partido Comunista do Brasil (antigo PCB) e ascendeu ao posto de dirigente sindical.