Pablo Nunes Profile picture
Mar 28, 2024 8 tweets 4 min read Read on X
Quem só conhece o Rio pela TV tem a sensação de que o estado vive em um contexto de violência que atinge a todos igualmente. O que acontece no dia a dia é bem diferente.
Publicamos hoje o Crime no Rio, boletim com análises dos indicadores criminais.

🧵 bit.ly/CrimenoRio
Image
2023 ficou marcado como um ano em que o estado registrou queda de 5% na letalidade violenta, cenário puxado pela redução das mortes cometidas por policiais (-34,7%). O que segurou uma baixa menor foi a explosão de homicídios, principalmente na zona oeste da Capital (AISP 18) Image
Essa é a região que tem sido palco de um embate violento entre milícias e grupos do tráfico. Os tiroteios intermináveis, as execuções e as invasões de bairros e comunidades da região foram uma constante no ano passado e nada indica que a situação irá mudar num futuro próximo.
E muito se engana quem ainda acha que os homicídios se concentram nos bairros pobres e nos ricos, são mais comuns os roubos e furtos. Mostramos que em 2023, os municípios mais pobres do estado do RJ foram os que mais registraram casos de roubos. Image
No documento compartilhamos nossas hipóteses para explicar a queda de mais de 50% nas mortes cometidas por policiais registrada em agosto de 2023. Pressão da sociedade civil e do governo federal no estado podem ajudar a explicar a mudança de tend6encia registrada. Image
Comentamos também o papel das câmeras corporais nessa redução e compartilhamos o cronograma de instalacão das câmeras por batalhões. Analisando as reduções e as datas de inicío do uso das câmeras nos permite avaliar que ainda é cedo para creditar a redução ao uso das câmeras. Image
Ao final do Crime no Rio, vocês poderão analisar as tabelas que geramos todos os meses a partir dos dados produzidos pelo ISP. Divulgaremos sistematicamente esses números e análises, pois acreditamos ser importante facilitar o consumo dessas estatísticas para o público amplo.
Image
Image
Quem tem interesse em entender o que aconteceu no Rio de Janeiro em 2023 no campo da segurança dá uma conferida no documento.
bit.ly/CrimenoRio

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pablo Nunes

Pablo Nunes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pblnns

Jan 19, 2019
dados do @ISPRJ divulgados ontem confirmaram 2018 como o ano com registro recorde de mortes cometidas por agentes do Estado: foram 1.532 pessoas mortas, um aumento de +36% em relação a 2017.

as regiões com maiores aumentos:
Interior: +100%
Bxd Fluminense: +56%
Gnd Niterói: +49%
quando calculamos as variações das mortes cometidas por agentes do Estado por AISPs (2017x2018) temos o mapa abaixo. Aumentos expressivos em:

- Belford Roxo (39 AISP) = +200%
- Seropédica, Queimados, Japeri e região (24 AISP) = +141%
- São Gonçalo (7 AISP) = +61%
eu já tinha chamado atenção em outro momento que as festejadas reduções nos roubos de cargas começavam a dar sinais de que não seriam sustentáveis.

pois bem, o gráfico mensal mostra q desde outubro há aumentos consecutivos nesses roubos. destaque p o aumento na Bxd Fluminense.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(