Draco! Profile picture
Apr 18, 2024 10 tweets 6 min read Read on X
Bom a Globo lançou um novo sistema visual. E sim, isso é identidade visual: um sistema com cores, formas, fontes, assinaturas e todos os elementos que compõem uma IDENTIDADE. Não o que se convencionou como meme aqui no twitter

Tá ruim? Claro que não
Gostei? Nem um pouco

Bora +
Image
Image
Aqui o vídeo da campanha.

Vou pegar ponto a ponto e explicar o que acho positivo e negativo no que foi dito e exibido +
"Nossa tipografia agora tem formas geométricas q representam o encontro da tecnologia com conteúdo"

Aqui me incomoda a defesa. A tipografia é linda, mas vc pode trocar encontro da "tecnologia com conteúdo" por, encontro da "clara com o ovo dentro do bolo", que dá no mesmo +

Image
Image
Image
Já esses ícones com linhas finas e desconectadas (q deve representar o desencontro entre a tecnologia e conteúdo🤔) era tendência há 10 anos pelo menos.

A globo tem porte pra ter uma iconografia com estética própria +
Image
Image
O mesmo vale pra essa estética abaporu das ilustrações, nada contra a Dona Tarsila, mas isso se repete em 8 de 10 identidades visuais na última década tb. Já até falei disso antes

Não é errado, tenho até amigos que fazem. Mas, mais uma vez, a Globo deveria fazer algo único +

Image
Image
Image
"O Azul, nossa cor principal transmite a familiaridade e a credibilidade que aproxima"

Aqui sim, me parece um erro. A Globo deixa de lado um legado cromático que vem desde 1988, quando passou a ter todas as cores do círculo cromático pra se apoiar apenas no Azul
+

Image
Image
Image
Claro que o arco-íris não foi parar no logo da Globo pra representar diversidade.

Me parece incoerente. Até pq o texto diz:

"Nossas cores representam a diversidade do Brasil"
+
Image
Image
Agora a paleta deles me parece Azul + Roxo como cores primárias e Vermelho + Laranja + Amarelo como cores secundárias

Nada de VERDE (sim, eu sei q tem nas ilustrações)

Lindo, claro. Mas sem sombra de dúvida, menos diverso (aliás, a primeira imagem fala por si)

+
Image
Image
O que me parece novidade mesmo é o uso do logo em outline (linha), posso estar errado, mas me parece inédito para a Globo.

Novidade na Globo, Pq esse recurso é bem batido no mundinho do design +
Image
Image
Assim, não me levem a mal. Achei o conjunto lindo, harmônico e tudo mais. Claro que cumpre sua função.

Só que a gente tá falando da Globo, um dos maiores do mundo em comunicação.

Fazer esse apanhado de clichês visuais com textos prontos me parece pouco.

Muito pouco mesmo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh

Keep Current with Draco!

Draco! Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DracoImagem

Feb 3, 2025
Deixa eu apresentar pra vocês a identidade visual da PAÓ Filmes. Uma produtora audiovisual brasileira especializada na contação de estórias cheias de axé + Image
A paleta de cores da PAÓ nasce da representação do dia e da noite. Representado a ideia de passagem de tempo + Image
Image
Image
Criei elementos de apoio com golpes de pincel, que servem para decorar os layouts da marca, como vcs viram no caderno e no broche, e que aqui, serve de moldura para a moça no outdoor +
Read 10 tweets
Jan 13, 2025
E ontem, finalmente, foi ao ar no Fantástico a matéria sobre os 80 anos de Geraldo Azevedo e agora eu posso mostrar pra vcs a lógica por trás da identidade visual que eu desenhei + Image
Image
Image
Image
O conceito, como não podia ser diferente, é a história e a música de Seu Geraldo. Então, meu ponto de partida foi criar o selo de 80 Anos a partir dos elementos da bandeira de Pernambuco + Image
Em seguida, me inspirei nas curvas do rio São Francisco, tão cantado por ele, pra desenhar uma tipografia que servisse de base pros desdobramentos visuais + Image
Image
Read 8 tweets
Nov 20, 2024
E a Jaguar mudou sua marca e pelo que to vendo na timeline, a galera não tá gostando muito, não.

Mão será que tão olhando pelo ângulo correto?

Hoje, Jaguar, carro, moda e semiótica. Bora + Image
Aposto q a desaprovação se dá pq vc olha o novo logo e não vê o JAGUAR pulando...

Mas primeiro a gente precisa entender que a marca é MISTA, ou seja, composta por símbolo e tipografia e esses elementos são independentes.

Pra ser justo, a imagem de comparação deveria ser essa + Image
Já que a tipografia aparecia em vários momentos, desconectada do símbolo. Então o melhor é olhar um pouco mais do case + Image
Image
Read 12 tweets
Nov 18, 2024
E o Ajax - o time de Amsterdã - mudou de logo e adotou uma versão ilustrada com traços mais clássicos. Será?

Vamos falar de tempo, design e arte.

Bora + Image
Como se vê na linha do tempo do clube, o "novo" escudo na vdd é a versão adotada de 1928 a 1991 - então é um resgate à versão mais longeva do escudo, e portanto, a que mais deve estar cravada na memória dos torcedores. Gosto.

Mas vamo ver de perto cada uma das versões + Image
A primeira versão tem esse camarada jogando bola dentro duma tarja vermelha, com tipografia clássica e uniforme listrado

A mudança serviu pra diferenciar do Sparta Rotterdam, q também usava listras vermelhas verticais - e assim o Ajax passou a vestir a camisa com tarja única + Image
Read 11 tweets
Oct 30, 2024
Então vou deixar uns dois centavos sobre o design desse pôster.

Deixando claro que nem a sinopse eu li, a única coisa que eu sei sobre o filme é que a Fernanda Torres tá cotada pra concorrer/ganhar uns Oscar ai... pois, bem.

Bora + Image
A primeira coisa que me bateu foi a composição fotográfica:

1 - Temos um família de comercial de margarina, mas num segundo instante dá pra ver que a história não é bem assim.

Dá pra dividir a foto em dois quadros + Image
No primeiro temos pai e filhos (suponho) felizes sorrindo para a câmera.

Já no segundo temos uma mãe completamente fora da sintonia, de olhar distante e contemplativa + Image
Image
Read 7 tweets
Aug 27, 2024
Bom, não era pra mostrar ainda, mas já que vazou... essa é a identidade visual do Afago - Restaurante e Bar.

Localizado em frente ao cemitério São João Batista em Botafogo. E esse, não por acaso foi um ponto importante no desenho da marca +
Image
Image
A principal preocupação era oferecer conforto visualmente. A identidade deveria refletir um lugar agradável, mas sem perder o tom.

Claro, o público alvo não é só quem, por acaso, precise visitar o cemitério, mas mesmo assim, precisava ser respeitoso com essas pessoas + Image
A sacada foi desenhar uma tipografia especial com ajustes nas extremidades que sugerem um abraço, um AFAGO.

Os caracteres A, F e G tem ajustes nas barras pra que fiquem mais amistosos. Além do A, do meio, que ganhou uma sugestão de olhinhos sorridentes + Image
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!

This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(