Bom a Globo lançou um novo sistema visual. E sim, isso é identidade visual: um sistema com cores, formas, fontes, assinaturas e todos os elementos que compõem uma IDENTIDADE. Não o que se convencionou como meme aqui no twitter
Tá ruim? Claro que não
Gostei? Nem um pouco
Bora +
Aqui o vídeo da campanha.
Vou pegar ponto a ponto e explicar o que acho positivo e negativo no que foi dito e exibido +
"Nossa tipografia agora tem formas geométricas q representam o encontro da tecnologia com conteúdo"
Aqui me incomoda a defesa. A tipografia é linda, mas vc pode trocar encontro da "tecnologia com conteúdo" por, encontro da "clara com o ovo dentro do bolo", que dá no mesmo +
Já esses ícones com linhas finas e desconectadas (q deve representar o desencontro entre a tecnologia e conteúdo🤔) era tendência há 10 anos pelo menos.
A globo tem porte pra ter uma iconografia com estética própria +
O mesmo vale pra essa estética abaporu das ilustrações, nada contra a Dona Tarsila, mas isso se repete em 8 de 10 identidades visuais na última década tb. Já até falei disso antes
Não é errado, tenho até amigos que fazem. Mas, mais uma vez, a Globo deveria fazer algo único +
"O Azul, nossa cor principal transmite a familiaridade e a credibilidade que aproxima"
Aqui sim, me parece um erro. A Globo deixa de lado um legado cromático que vem desde 1988, quando passou a ter todas as cores do círculo cromático pra se apoiar apenas no Azul
+
Claro que o arco-íris não foi parar no logo da Globo pra representar diversidade.
Me parece incoerente. Até pq o texto diz:
"Nossas cores representam a diversidade do Brasil"
+
Agora a paleta deles me parece Azul + Roxo como cores primárias e Vermelho + Laranja + Amarelo como cores secundárias
Nada de VERDE (sim, eu sei q tem nas ilustrações)
Lindo, claro. Mas sem sombra de dúvida, menos diverso (aliás, a primeira imagem fala por si)
+
O que me parece novidade mesmo é o uso do logo em outline (linha), posso estar errado, mas me parece inédito para a Globo.
Novidade na Globo, Pq esse recurso é bem batido no mundinho do design +
Assim, não me levem a mal. Achei o conjunto lindo, harmônico e tudo mais. Claro que cumpre sua função.
Só que a gente tá falando da Globo, um dos maiores do mundo em comunicação.
Fazer esse apanhado de clichês visuais com textos prontos me parece pouco.
Muito pouco mesmo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Deixa eu apresentar pra vocês a identidade visual da PAÓ Filmes. Uma produtora audiovisual brasileira especializada na contação de estórias cheias de axé +
A paleta de cores da PAÓ nasce da representação do dia e da noite. Representado a ideia de passagem de tempo +
Criei elementos de apoio com golpes de pincel, que servem para decorar os layouts da marca, como vcs viram no caderno e no broche, e que aqui, serve de moldura para a moça no outdoor +
E ontem, finalmente, foi ao ar no Fantástico a matéria sobre os 80 anos de Geraldo Azevedo e agora eu posso mostrar pra vcs a lógica por trás da identidade visual que eu desenhei +
O conceito, como não podia ser diferente, é a história e a música de Seu Geraldo. Então, meu ponto de partida foi criar o selo de 80 Anos a partir dos elementos da bandeira de Pernambuco +
Em seguida, me inspirei nas curvas do rio São Francisco, tão cantado por ele, pra desenhar uma tipografia que servisse de base pros desdobramentos visuais +
E o Ajax - o time de Amsterdã - mudou de logo e adotou uma versão ilustrada com traços mais clássicos. Será?
Vamos falar de tempo, design e arte.
Bora +
Como se vê na linha do tempo do clube, o "novo" escudo na vdd é a versão adotada de 1928 a 1991 - então é um resgate à versão mais longeva do escudo, e portanto, a que mais deve estar cravada na memória dos torcedores. Gosto.
Mas vamo ver de perto cada uma das versões +
A primeira versão tem esse camarada jogando bola dentro duma tarja vermelha, com tipografia clássica e uniforme listrado
A mudança serviu pra diferenciar do Sparta Rotterdam, q também usava listras vermelhas verticais - e assim o Ajax passou a vestir a camisa com tarja única +
Então vou deixar uns dois centavos sobre o design desse pôster.
Deixando claro que nem a sinopse eu li, a única coisa que eu sei sobre o filme é que a Fernanda Torres tá cotada pra concorrer/ganhar uns Oscar ai... pois, bem.
Bora +
A primeira coisa que me bateu foi a composição fotográfica:
1 - Temos um família de comercial de margarina, mas num segundo instante dá pra ver que a história não é bem assim.
Dá pra dividir a foto em dois quadros +
No primeiro temos pai e filhos (suponho) felizes sorrindo para a câmera.
Já no segundo temos uma mãe completamente fora da sintonia, de olhar distante e contemplativa +