No dia 26/04, sexta-feira, o INMET postou um boletim alertando pro RS:
"A persistência dessa instabilidade, de hoje (26) até o dia 2, pode acumular volumes de chuva acima dos 200 mm, (...) podendo causar impactos na população."
@metsul Enquanto isso, ainda no dia 28, a Defesa Civil que já tinha registrado impactos em 15 municípios por conta da chuva no dia anterior (link G1), emitiu alertas oficiais genéricos, vagos, sem orientações claras e objetivas (link e foto).
@metsul Durante todo o dia 29, segunda, a @metsul postou dezenas de alertas de que MUITA CHUVA de volumes EXTREMOS ainda estava por vir. Exemplo abaixo:
@metsul Ao longo de todo dia 29, segunda, a Defesa Civil RS emitiu alertas sem o menor tom da gravidade do evento, genéricos, nada incisivos sobre alerta de inundação de rios e de "chuvas intensas" (foto e link)
@metsul FINALMENTE, na noite do dia 29, segunda, o Governador Eduardo Leite posta um vídeo de alerta em suas redes e do Governo.
Começa fazendo uma piadinha de que "não é homem do tempo".
Um vídeo de quase 3 minutos - quem assiste isso tudo?
@metsul + Completamente fora do tom, calmo, tranquilo, como se tivesse passando uma receita de bolo. Todo tom do vídeo de cosplay de âncora de telejornal é INACREDITÁVEL.
@metsul No dia 30, terça, o INMET solta outro boletim alertando pra "chuvas ainda volumosas podendo superar os 200 mm" até o dia 2.
Também dia 30, o Cemaden classifica o risco hidrológico do RS como ALTO.
@metsul O dia 30, terça, termina com a contagem de oito mortos e grandes estragos de enchentes graves, pontes arrastadas, estradas bloqueadas. (link G1)
Nas redes, o Governador publicou seu segundo vídeo de alerta às 16h.
@metsul SOMENTE NO DIA 30, terça, às 17h, a Defesa Civil pediu pra que a população deixasse áreas de risco e recomendando que as prefeituras adotem planos de contingência. (tweet abaixo)
@metsul O dia 1 chegou e a catástrofe já era generalizada (link G1). 11 mortes contabilizadas e o primeiro alerta do dia da Defesa Civil fala em "risco eventual de queda de granizo, chuva e ventos fortes." (foto).
Um CRIME.
@metsul Foi no dia 1 da declaração do Governador Eduardo Leite (PSDB) de que "Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates".
Somente no dia 1, o Governo suspendeu as aulas das escolas estaduais nos dias 2 e 3.
@metsul Lembra aquele tweet que eu falei pra você guardar? Pois é.
Somente às 21h10 do dia 1, quarta, 48H DEPOIS DA PRIMEIRA ENCHENTE NO VALE DO TAQUARI (que foi dia 29), a Defesa Civil e o Governo determinam que a população do Vale deixe áreas de risco.
@metsul SOMENTE na madrugada do dia 1 para o dia 2 que a Defesa Civil do RS usa pela primeira vez a palavra SEVERA nos seus comunicados oficiais. (foto e link)
Percebam a mudança de tom do dia 1 para a madrugada do dia 2.
@metsul No dia 2, quinta, horas depois do Governo determinar que a população saísse do Vale do Taquari já TARDE DEMAIS, o Rio Taquari atingiu o maior nível da sua história, passando dos 30 metros. (link G1)
@metsul Ao longo do dia 2, quinta, a Defesa Civil finalmente mudou o tom em seus alertas oficiais usando a palavra EXTREMO e "risco extremo à vida". (fotos e link)
@metsul Daí em diante, é o que todos sabemos. No momento desse tweet, são 75 mortos. E esse número ainda vai crescer e muito.
É mais uma tragédia, oito meses depois dos 54 mortos no Vale do Taquari. Outra tragédia que poderia ter sido evitada na dimensão que foi.
@metsul COBREM o @governo_rs, o governador @eduardoleite_ (PSDB) pela NEGLIGÊNCIA, pela INOPERÂNCIA, pela falta de comunicação com a população, por não terem atendido aos alertas meteorológicos.
NEGLIGENTES!
@metsul @governo_rs @EduardoLeite_ Não deveria ser dever da sociedade civil DE NOVO fazer pix pro governo, se mobilizar DE NOVO pra conter os danos provocados por MUITA CHUVA, SIM, MAS TAMBÉM POR UM GOVERNO NEGLIGENTE.
Essa linha do tempo foi construída como pauta do @angudegrilo. Gravamos hoje e o episódio sai na terça.
Eu e @flaviaol comentamos e debatemos mais profundamente essa cronologia e as responsabilidades de mais essa tragédia.
Adendo: Foi mesmo uma chuva fora do padrão. Em 48h, choveu 3x a média do esperado pra o mês de maio inteiro, em algumas cidades.
Foi a soma do "cavado" (corrente de vento) + corredor de umidade vindo da Amazônia + bloqueio atmosférico, reflexo da onda de calor no centro/sudeste
Isso tudo tem a ver com mudança climática e o El Niño tenebroso que castigou o país em 2023 e começa a arrefecer nesses meses de abril e maio, finalmente.
Isso tudo já era sabido. O El Niño está "operando" no brasil desde junho de 2023 e sendo acompanhado de pertíssimo.
Foi uma chuva extrema. Talvez nem com os maiores esforços de comunicação e mobilização fosse possível evitar alguma morte.
Mas não houve esforços de prevenção suficiente desde a tragédia do Vale do Taquari. Por isso, 78 mortos até agora. Muitos poderiam estar vivios.
Foram três fenômenos metereológicos somados que desembocaram numa tragédia. Mas não foi uma mera "fatalidade".
Nós temos tecnologia suficiente pra prever condições climáticas extremas. Só falta os governantes levarem a sério e se comprometerem com a população. Não o fazem.
Infelizmente, algumas pessoas dizem que "é muito cedo" para buscar responsáveis ou para "politizar" a tragédia.
Eu digo: JÁ É TARDE DEMAIS.
O Eduardo Leite e o Governo não foram respnsabilizados o suficiente em setembro/23. O resultado é outra tragédia oito meses depois.
Quando mais a gente minimizar a responsabilidade dos Governos que negligenciam a vida do povo, mais tragédias vamos acumular
Se continuarmos achando que fazer pix depois que a desgraça aconteceu é suficiente pra resolver e mitigar outras tragédias, mais a gente vai contar mortos
Por fim, eu não tenho condições e nem conhecimento de território suficiente pra fazer esse cruzamento com os alertas das prefeituras e secretárias de cada município atingido
Seguiram os alertas metereológicos? Orientaram a população antecipadamente? Reduziram potenciais danos?
É muito importante que jornais e jornalistas regionais, locais, comunitários também façam essa investigação e informem a população de cada município. O jornalismo local é EXTREMAMENTE importante!
(Se souberem, postem aqui, pfvo)
ESSE ANO TEM ELEIÇÕES MUNICIPAIS! A hora é essa!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Gente, estava organizando doações aqui em casa e me lembrei de outras coisas importantes a serem doadas e coisas que podem facilitar o trabalho dos voluntários que vão distribuir os itens:
(Pode ser óbvio pra você mas não custa lembrar)
O @RickTrindade já tinha falado sobre isso na virada do ano das chuvas na Bahia:
Se puder doar os itens, doe os itens! A doação em dinheiro envolve uma logística de compra dos insumos que não é necessariamente rápida. Quem for do RJ, doe itens (e dinheiro também se puder)
- Toalhas
- Roupa de cama
- Máscaras
- Itens de higiene também para bebês e crianças
- Fraldas!! (Infantil e adulto)
- Itens de enxoval de bebê
Tem que ser muito arrombado e ignorante pra criar uma campanha equiparando esse genocida com uma criança. É de cair o CU da bunda ter que ver uma merda dessa.
Realmente é impressionante como criança é vista como cidadão de segunda classe na sociedade. Até um genocida racista é equivalente. É de foder, sabe. Essa gente deveria tirar essa merda de campanha do ar e pedir desculpas públicas.
E ainda infantiliza esse genocida como se ele não tivesse responsabilidade pelos seus atos homicidas. Que ódio!
Sim, Raphael (médico intensivista) se infectou mesmo já vacinado e passou para mim e para o Martin (nosso filho de três meses e meio).
Expliquei e dei alguns avisos num post no Instagram que reproduzo aqui 👇🏽
1. Sim, ele já tinha tomado as duas doses da vacina. Tomou a primeira dose da Coronavac no dia 20 de janeiro e a segunda dose no dia 16 de fevereiro.
Além disso, já tinha pego covid em maio do ano passado. Pode pegar covid de novo mesmo já tendo tido uma vez? SIM!
2. Pode pegar covid mesmo vacinado? SIM!
E isso não é segredo algum. Foi amplamente divulgado que a Coronavac tem, em média, 50,7% de eficácia. Isso significa que metade das pessoas que tiverem contato com o vírus vai ser infectado e a outra metade não vai.
Saber da desistência do Lucas me subiu uma raiva que durou 2 minutos. Como uma pessoa muito religiosa que compartilho da mesma fé que ele, parei para me ouvir e agora agradeço aos orixás que comunicaram a ele: “você não precisa passar por isso” e preservaram sua sanidade mental.
Que justiça de Xangô seria essa se levasse um filho seu à ruína psicológica? A permanecer num ambiente de tortura? JAMAIS!
É claro que eu gostaria de ver Lucas lá dentro derrubando um por um, mas isso é entretenimento e orixá não trabalha no campo do entretenimento e do reality show.
Então, me sinto aliviada e agradecida que ele saiu. Não precisa mais se submeter a isso mesmo.
“A somatória pretos+pardos constituindo a categoria negros foi um esforço que exigiu trabalho de engenharia política, esforço acadêmico extraordinário que envolveu vasta produção sobre as desigualdades raciais, vasta produção de 1970 em diante.”
“Se nós formos levar às últimas consequências essa ideia que opõe pretos e pardos, nós pretos vamos ter que travar uma luta de minoria que envolve em torno de 6% da população”
“Por outro lado, eu quero saber o que é que a gente faz com aqueles corpos que estão no IML que são em maioria pardos também, aqueles corpos de meninos negros assassinados.”