1) Se autoridades sabem há 8 anos que militares inativos usam designação hierárquica em possível desacordo aos preceitos éticos estabelecidos na Lei 6.880/80, por que não tomam providências?
+
3/4
2) Se autoridades souberam de militares conversando sobre golpe e incentivando manifestações de pautas golpistas em áreas militares defronte a quartéis, por que autorizaram as manifestações e não puniram aqueles militares?
AI-1, que não tinha número quando foi lançado, é o marco inicial da Ditadura.
O documento explica o Golpe de 1964 nas próprias palavras dos golpistas que o assinaram.
Siga o 🧵
+
2
Nos prints, todos os Atos Institucionais, Completares, Portarias e listas de cassados e exilados
Comecemos pelo preâmbulo.
À NAÇÃO
É indispensável fixar o conceito de movimento civil e militar que acaba de abrir ao Brasil uma nova perspectiva sôbre o seu futuro.
+
3
O que houve e continuará a haver neste momento, não só no espírito e no comportamento das classes armadas, como na opinião pública nacional, é uma autêntica revolução.
Aqui, junto com os demais Ministros (leia os nomes), a Junta (almirante Rademaker, general Lira Tavares e brigadeiro Souza e Mello) aponta uma “espada de Dâmocles” p/o pescoço de todo militar do(a) Exército, Marinha e Aeronáutica q reagisse ou mesmo criticasse a Ditadura.
+
3
O texto:
OS MINISTROS DA MARINHA DE GUERRA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA MILITAR, no uso das atribuições que lhes confere o art. 1º do Ato Institucional nº 12, de 31 de agosto de 1969, e
Em 2014, um deputado do PSOL foi convidado pelo Comando da Academia Militar das Agulhas Negras para a formatura de aspirantes.
Segue o 🧵
+
2
Minutos antes do início da solenidade, o deputado federal dirigiu-se, junto c/filho vereador e filho deputado, até o local onde estavam concentrados os aspirantes e fez discurso político, ideológico e eleitoral manifestando intenção de concorrer à presidência em 2018.
+
3
Foi ovacionado pelos aspirantes quando disse que “jogaria este País para a esquerda em 2018, ainda que morresse gente pelo caminho”.
Encerrou o discurso dizendo que em Brasília “só apanhava de bandidos”. Foi ovacionado mais uma vez.
Capitão Barros Lima usou sua espada p/matar o general 🇵🇹 q foi prendê-lo.
Junto c/Frei Caneca, liderou revolta q fundou República de Pernambuco e declarou-se independente do Reino-Unido Brasil Portugal sediado no Rio
+
2
Paulo Davi de Barros Lima foi aspirante artilharia da Turma AMAN 1975, mesma arma e Turma do Gen Ex Mourão.
Gen Bda Davi foi 1° colocado da AMAN em 1975.
É descendente do “leão coroado” de 1817. Comentou-me q tinha a espada do antepassado como acervo familiar.
+
3
O Comando do Exército nos idos de 2008/2009 não promoveu o Gen Bda Davi a Gen Div. Foi p/reserva. Formou-se em Direito e hoje é professor universitário em Brasília.
Como coronel, foi meu comandante no CPOR do Recife 1999/2000.