Elisa Brietzke MD, MsC, PhD. Profile picture
Jan 8 7 tweets 2 min read Read on X
Já que estamos falando da atuação do CFM nas cadeias no regime militar vamos aos fatos:
1) Médicos acompanhavam as sessões de tortura de presos políticos, com o objetivo de assessorar torturadores a causar o máximo de dor sem matar a pessoa.
2) Dos 377 agentes do Estado denunciados na Comissão da Verdade, 51 eram médicos. É possível que esse número fosse ainda maior pq nem sempre eles se identificavam para a pessoa torturada. radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/60-…
3) A Comissão da Verdade identificou que a participação de médicos durante a ditadura militar não foi causal, mas contínua, sistemática e estratégica. A ditadura não poderia se dar ao luxo que presos morressem antes de delatar seus companheiros, e os médicos eram fundamentais para mantê-los vivos.
4) Há relatos de um médico chamado Ricardo Fayad que participou da tortura de um colega de faculdade, mesmo após reconhecê-lo nas dependências do DOI CODI. Image
5) Quando os presos políticos morriam alguém precisava dar laudos falsos. Segundo reportagem da Revista do CREMESP, os corpos dos presos políticos chegavam a médicos legistas com um T escrito na testa. Esse era o sinal para essas pessoas produzirem atestados de óbito adulterados ou facilitarem o sumiço do corpo. cremesp.org.br/?siteAcao=Revi…
6) Nos anos 90, o CREMESP abriu sindicâncias contra 56 médicos que colaboraram com a tortura no estado de São Paulo. Mais de 30 anos depois, ninguém foi punido.
7) Se querem falar sobre a atuação médica e sobre a atuação da justiça agora e durante a ditadura militar, estamos aí. Só não dá para distorcer a história. radis.ensp.fiocruz.br/reportagem/60-…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Elisa Brietzke MD, MsC, PhD.

Elisa Brietzke MD, MsC, PhD. Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @e_brietzke

Dec 2, 2025
Passando para DESMENTIR a jornalista Andreza Matais e o portal @Metropoles, porque os veículos que deveriam INFORMAR fazem o oposto.
1. O médico do paciente não emite laudo, mas atestado ou parecer, porque eles são PAGOS pelo paciente, portanto há um óbvio conflito de interesse. Image
2. Moraes fez o que QUALQUER JUÍZ faz dezenas de vezes todos os dias no Brasil, quando recebe um atestado pedindo aposentadoria, relaxamento de prisão, guarda de filho, interdição, indenização por acidente de trabalho, etc: Ele pede uma perícia. Image
3. Não vai ter “guerra de laudo” porque a ÚNICA pessoa que emite laudo é o perito, nomeado pelo juíz. Image
Read 7 tweets
Nov 30, 2025
Para o tuiteiro que me perguntou sobre a universidade onde a médica que prescreveu a dose de adrenalina que matou a criança: Vamos de fio, novamente, que a história é longa.
1. A Universidade se chama Universidade Nilton Lins e é uma instituição privada de Manaus, com nota 2 no MEC, um escore INSATISFATÓRIO.
2. O dono da universidade, Nilton Lins, ATIROU em policiais da PF que foram cumprir mandato de prisão contra ele na Operação Sangria, por ter cometido irregularidades na compra de respiradores durante a pandemia. g1.globo.com/google/amp/am/…
3. As filhas do Sr. Nilton Lins, as também médicas Izabelle e Gabrielle Lins, furaram a fila da vacina e foram demitidas dos seus empregos públicos por causa disso. Image
Image
Read 6 tweets
Nov 23, 2025
Entenda porque remédios não fariam uma pessoa meter uma solda em uma tornozeleira eletrônica.
1. O nome técnico de alucinações em estados alterados de consciência é Delirium. Acontece quando remédios (sedativos, por exemplo) não deixam a pessoa nem totalmente dormindo nem totalmente acordada.
2. Nesse estado, a pessoa fica desorientada, não sabe quem ela é, onde está e se é dia ou noite. Em geral, as alucinações são visuais e simples (ver manchas na parede).
3. Quando há alucinações em um estado de Delirium, a pessoa em geral, está tão desorganizada que não consegue planejar uma ação complexa, como lembrar de um treinamento, pegar uma solda, ligar na tomada, proteger a pele, etc.
Read 5 tweets
Nov 6, 2025
Quero falar sobre a meta-análise de Dieta Cetogênica na Depressão e na Ansiedade que saiu no @JAMAPsych porque sei que amanhã a PICARETOSFERA inteira vai repercutir e vocês precisam saber o significado desses achados. Segue o fio 🧵.
1) Tenho me dedicado ao estudo da dieta cetogênica no tratamento da Depressão e do Transtorno Bipolar desde 2018. Falo raramente sobre isso porque esse assunto gera interpretações exageradas dos seus benefícios e porque até então existiam basicamente relatos de caso.
2) Agora os dados existem. Não são perfeitos, não são robustos, mas existem. Essa meta-análise revisou e sumarizou os achados de 50 estudos (pouco mais de 40 mil participantes no total), incluindo estudos observacionais e de intervenção. jamanetwork.com/journals/jamap… x.com/e_brietzke/sta…
Read 11 tweets
Sep 3, 2025
Setembro Amarelo não é sobre abrir sua DM para pessoas que você não conhece e ter conversas para as quais você não está preparado. É sobre POLÍTICAS PÚBLICAS para a prevenção de suicídio. Ah, mas quais políticas? Estão aqui no fio 🧵:
1) Promoção de exercício físico, disponibilizando parques e praças seguras e iluminadas, quadras e piscinas públicas. Essas são políticas embasadas em evidência para reduzir suicídio sciencedirect.com/science/articl…
2) Controle de armas de fogo. Há uma relação direta entre liberação de posse e porte de armas e as taxas de suicídio. A letalidade desse método não deixa espaço para pensar duas vezes. .hsph.harvard.edu/research/means…
Read 10 tweets
Apr 3, 2025
Obstetra Ricardo Jones, considerado um ícone do “parto natural” e figura conhecidíssima no sul do país é condenado a 14 anos de prisão por homicídio doloso (quando há intenção de matar), relacionado à morte de um recém-nascido após parto domiciliar. Entenda o caso: www1.folha.uol.com.br/amp/equilibrio…
No caso em questão, o parto foi feito pelo Ricardo e sua esposa, que é enfermeira e foi condenada a 11 anos, na casa da avó do bebê. Não havia a presença de pediatra. Ao verificar-se que o bebê tinha graves dificuldades respiratórias, o mesmo foi levado ao hospital. As informações da imprensa são de que o médico mandou desligar o oxigênio durante o transporte. otempo.com.br/brasil/2025/3/…
Além disso, ele teria instruído a mãe a omitir do hospital que o parto domiciliar havia sido planejado e a dizer que a criança nasceu em casa porque não deu tempo de chegar ao hospital. jornaldebrasilia.com.br/noticias/brasi…
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(