João Raphael, escritor, apresentador, professor, pós-graduado em História da África e Doutorando em Educação pela UFRJ. Colunista de África no site Opera Mundi.
Apr 15 • 14 tweets • 4 min read
1/13 POR QUE O OESTE ODEIA SANKARA? 🧵
.
Thomas Sankara foi um revolucionário que aterrorizou o Ocidente, não por ter exércitos, mas por suas ideias anti-imperialistas. Como presidente de Burkina Faso, ele rejeitou a ajuda externa, resistiu à influência francesa e exigiu que a África produzisse, transformasse e consumisse seus próprios bens.
Nossos Fatos Contra Coloniais da Semana (em parceria com o @african_stream) explicam por que ele era odiado e visto como uma ameaça, não apenas à França, mas a toda a ordem neocolonial.
.
.
.
#África #Sociologia #História #ThomasSankara #antiimperialismo #antifa #Sankara #BurkinaFaso
2/13
Mar 7 • 9 tweets • 3 min read
Existem dois tipos de golpe de Estado no continente africano e nesse post em parceria com o @african_stream eu mostro pra vocês. Segue o 🧶
O @CapitaineIb226 é um exemplo de um golpe anti-imperialista, já sofreu inúmeras tentativas de golpe desde que assumiu o poder. Em uma delas, por mercenários estrangeiros. Esse aqui não deita pra colonizador.
Nov 27, 2024 • 6 tweets • 3 min read
Vocês pediram e aqui vai:
Fio 🧶!
---
1/5 A Tribo Ije do Benin: Mestres da Tattoo 🇧🇯
Conheça os Ije, ou Ohori/Holi, um subgrupo dos Yoruba famosos pela prática de escarificação e tatuagem. Localizados no sudeste do Benin, entre Pobe e Ketou, ele mantêm tradições únicas. #IjeTribe #BeninCulture2/5 História e Localização 🌿
Com cerca de 110.000 membros, os Ije vivem ao redor de Onigboló, em uma área pantanosa que serviu de refúgio contra perseguições, preservando suas práticas culturais. #IjePeople #BeninHistory
Nov 12, 2024 • 7 tweets • 3 min read
1/7 Toda vez que eu falo sobre África antes da colonização é obrigatório mostrar esse mapa.
FIO 🧵 2/7 Aqui podemos ver a verdadeira diversidade cultural africana, cada pequena fronteira dessa representa um grupo étnico diferente, línguas diferentes (algumas com origens semelhantes e outras não), cosmogonias diferentes, formas de ver, se enxergar e estar no mundo diferentes.
Feb 19, 2024 • 7 tweets • 3 min read
1/4 A Tecnologia Ancestral Africana para o TEPT, o FIO 🧵
.
Nossos ancestrais africanos possuíam uma profunda sabedoria no lidar com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Após uma guerra, antes que um guerreiro fosse readmitido na sociedade, ele era obrigado a passar por um ritual de purificação espiritual de três meses com um xamã.2/4 Acreditava-se que a guerra desequilibrava o espírito humano, tornando necessário um ritual específico para restaurá-lo à harmonia com a natureza e a comunidade. Um dos métodos utilizados era a sangria com chifre, que extraía o sangue estagnado e disfuncional do corpo.
Sep 20, 2023 • 5 tweets • 3 min read
1/4 Corporeidade como valor civilizatório africano A THREAD.
.
A corporeidade é um valor civilizatório africano que se manifesta em diversas dimensões da vida social, cultural e espiritual. Para os povos africanos, o corpo é um templo sagrado que deve ser cuidado e respeitado. A corporeidade é um elemento central da identidade africana, pois é através do corpo que os indivíduos se relacionam com o mundo ao seu redor. 2/4 Na cultura africana, a corporeidade é expressa de diversas maneiras, como na dança, na música, nas artes visuais e na religião. A dança, por exemplo, é uma forma de expressão corporal que é utilizada em diversos contextos, como em celebrações religiosas, festas e cerimônias.
.
A música também é uma expressão corporal importante, pois é através da voz e do corpo que os indivíduos se comunicam e se expressam. As artes visuais, como a escultura, a pintura e a cerâmica, também são formas de expressão corporal que são utilizadas para representar a espiritualidade, a história e a cultura africanas.
May 8, 2023 • 7 tweets • 5 min read
1/6 Tenho pensado mt em fazer uma Tatoo nova ultimamente e eis que me lembro de MAIS UMA COISA QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE O CONTINENTE AFRICANO, a escarificação. Não sabe o que é? Segue o fio 🧶! 2/6 A escarificação é uma prática antiga que remonta a tempos pré-coloniais na África. É uma forma de modificação corporal que envolve o uso de cortes na pele para criar marcas decorativas ou simbólicas.
Apr 24, 2023 • 8 tweets • 4 min read
1/7 Nas minhas aulas de antropologia, com frequência, pra construir o conceito de ETNOCENTRISMO, a gente fala sobre as vacas serem sagradas para os indianos enquanto nós comemos carne bovina por aqui. Mas existe um povo africano para qual as vacas tbm são sagradas! Vem pro 🧵! 2/7 Ah, essa é MAIS UMA COISA QUE VOCÊ NÃO FAZ IDEIA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO!
A tribo Mundari é um pequeno grupo étnico da República do Sudão do sul, com um número entre 70.000 e 100.000 pessoas. O Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, conquistou a independência da… twitter.com/i/web/status/1…
Apr 17, 2023 • 9 tweets • 4 min read
A UNIVERSIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO FICA NA ÁFRICA. E foi fundada por uma mulher.
Essa é MAIS UMA COISA QUE VC NÃO SABE SOBRE ÁFRICA!
Se você acha que a universidade mais antiga do mundo fica na Europa ou na China, repense: porque não fica.
Segue o fio 🧵
A universidade mais antiga do mundo fica no Marrocos. Conhecida como Al-Qarawiyyin, ela foi findada em 859 AC por uma jovem princesa da Tunisia, Fatima al-Fihri.
Ela é reconhecida pela UNESCO e pelo Guinness World Records como a mais antiga em existência, inclusive segue… twitter.com/i/web/status/1…
Mar 28, 2023 • 12 tweets • 7 min read
Imagens de escravizados e ex-escravizados coloridas digitalmente O FIO 🧶
Alberto Henschel foi um alemão que fez uma série de fotografias entituladas “escravidão no Brasil” em 1886, antes da Lei Áurea.
Marina Amaral é a artista responsável pelo trabalho de colorização digital… twitter.com/i/web/status/1…
Em 4 de maio de 1886 acontece o massacre de Heymarket, que influenciou na criação do dia internacional dos trabalhadores.
No Brasil já faziam quase 400 anos que nossos principais trabalhadores não ganhavam salário.
Mar 27, 2023 • 4 tweets • 1 min read
Me dói profundamente, enquanto educador, ter que ver e comentar sobre mais um caso de violência e morte numa escola do país. A facada a professora Elisabete Tenreiro tinha 71 anos! +
Viramos o alvo da extrema-direita por lutarmos por uma escola inclusiva e uma educação transformadora. Nossa recompensa? Uma facada nas costas. Meus sinceros sentimentos à família e a todos os educadores do Brasil!
Mar 27, 2023 • 7 tweets • 3 min read
1/7 EMORY DOUGLAS, O ARTISTA DOS PANTERAS NEGRAS, O 🧶
Emory Douglas foi um artista gráfico responsável por obras importantes de propaganda do Partido dos Panteras Negras pela Autodefesa, ele tbm foi ministro da defesa do partido entre 1968 e 1980 2/7 Douglas foi responsável pela elaboração do imaginário da luta revolucionária preta que se espalhou pelo entretenimento, a exemplo dos filmes da blackpoitation, como Shaft.
“Todo poder ao povo”
Mar 19, 2023 • 8 tweets • 3 min read
1/7 Hoje, 19 de março, marca o aniversário de 174 anos de uma das principais revoltas de escravizados do Brasil, a Revolta do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849, no Espírito Santo. Nunca ouviu falar? Se liga no fio 🧶 2/7 o estopim da revolta, como em boa parte delas no Brasil império, foi uma promessa não concretizada de liberdade. Acontecida em São José do Queimado, hoje distrito do município de Serra.
Mar 14, 2023 • 5 tweets • 3 min read
1/5 Há pelo menos mais de um milhão de africanos no fundo dos oceanos atlânticos.
Não eram americanos nem brasileiros, etc. eram yorubas, fulanis, igbos, mandikas homens e mulheres que foram jogados ao mar por traficantes de escravos europeus. A historiografia convencionou chamar… twitter.com/i/web/status/1…2/5 Muitos desses escravizados eram Bantu, e acreditavam na concepção filosófica de mundo conhecida como BAKONGO, do tronco Congo-Angola, e nessa filosofia espiritual e vital o que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos é o OCEANO. [+]
Jul 8, 2020 • 12 tweets • 5 min read
VOCÊ CONHECE TODOS OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS?
Segue o fio com o trabalho foda da saudosa Azoilda Loreto da Trindade, em que ela define os valores que trazemos em nossa ancestralidade e que podemos traçar ao continente mãe.
CIRCULARIDADE
Todos nós conhecemos o prazer que advém do ato de sentar em roda com amigos para contar histórias, fazer música, brincar com jogos ou manifestar a religiosidade. A vida é cíclica e, por isso, repleta das rodas de samba, capoeira, contação de história, etc.