Escritor e jornalista. Autor de Tinta Branca. Compre aqui: https://t.co/Anlfs59XMa
Nov 10, 2022 • 15 tweets • 5 min read
Este homem na foto se chama Maurício Sampaio. Ele é ex-presidente de um clube da Série A, o Atlético-GO. E foi condenado ontem a 16 anos de prisão.
Motivo: mandar assassinar um jornalista esportivo.
O crime aconteceu em 2012. A vítima, de 49 anos, se chamava Valério Luiz. Ele levou cinco tiros na saída da rádio onde trabalhava.
Seu pai, o também radialista Mané de Oliveira, ao ver a cena do crime, levou as mãos à cabeça e gritou: "O futebol matou meu filho".
Apr 5, 2021 • 5 tweets • 1 min read
Em idos de 2004, eu era estagiário no jornal O Sul, de Porto Alegre - um jornal, digamos assim, peculiar (mas isso é papo pra outro momento).
Um belo dia, o chefe de redação vai à minha mesa e me dá uma missão: recepcionar o secretário de saúde, que havia aparecido de surpresa.
Vou para uma sala. Eu, o secretário, o assessor do secretário.
O secretário queria emplacar na imprensa um plano genial que elaborara: uma avaliação, por parte do público, de todos os hospitais públicos do estado.
Os melhor avaliados receberiam mais recursos. Os pior, menos.
Jan 3, 2021 • 10 tweets • 3 min read
Em 2009, cheguei a Montevidéu para a cobertura de um Uruguai x Argentina e peguei o primeiro táxi que apareceu no aeroporto de Carrasco. O taxista era esse senhor da foto. O que eu não podia imaginar era quem ele era.
Saímos do aeroporto, começamos a conversar, e ele logo percebeu que eu era brasileiro. E então passou a falar comigo em um portunhol que pendia para o português. Elogiei-o pela fluência e perguntei se ele já tinha morado no Brasil.
Mar 5, 2020 • 12 tweets • 4 min read
Morreu hoje em Curitiba Lolô Cornelsen, uma das figuras mais impressionantes que já conheci nessas andanças do jornalismo esportivo. Eu gostaria que vocês também o conhecessem, então aí vai um fio:
Lolô nasceu de família coxa-branca, a ponto de jogar no clube junto com dois irmãos nos anos 40. Na foto, ele é o da direita. O porém: os irmãos deixaram o clube e foram para o Juventus. E isso rendeu uma briga de Lolô com o sujeito que dá nome ao estádio do Coxa: o Couto Pereira
Oct 24, 2019 • 16 tweets • 7 min read
Os jogadores com cobertores na foto são do TAJIQUISTÃO, um país pertinho da Rússia onde, de fato, faz um frio danado.
Mas há um detalhe: nessa foto, tirada na terça, eles estavam mesmo era em OSASCO.
Segue o fio sobre a aleatoriedade de Audax x Tajiquistão, o jogo do ano.
Buenas, comecemos pelo começo: esse jogo só existiu porque o Tajiquistão alcançou uma enorme façanha para quem é apenas o 115º no ranking da Fifa: classificar para o Mundial Sub-17 do Peru.
OK, mas e OSASCO com isso?
Aug 14, 2019 • 16 tweets • 5 min read
Amanhã completam-se 110 anos da morte de Euclides da Cunha, em um episódio bizarro: foi matar o amante da esposa e acabou morto por ele. E essa é uma das histórias mais inacreditáveis que eu já vi... NO ESPORTE. Segue o fio que eu explico.
A história aconteceu no Rio. Foi lá que a esposa de Euclides, Anna, teve um caso com um jovem militar gaúcho chamado Dilermando. Dilermando tinha um irmão, Dinorah, esse da foto. Dinorah seria a vítima inocente da tragédia. E ele jogava futebol. Onde?
Ora, onde... NO BOTAFOGO.