Análise CRF Profile picture
Perfil com análises, estatísticas, opiniões, imagens e informações sobre o Clube de Regatas do Flamengo.
Jul 10, 2021 11 tweets 2 min read
Sobre Renato Gaúcho: para além do que já trouxemos nessa thread em que elencamos motivos para não contratá-lo, cabe destacar também que seria uma mudança bastante radical do ponto de vista tático com a temporada já em andamento e sem tempo livre entre os jogos. (+) A mudança mais significativa seria, sem dúvidas, nos referenciais de marcação. Renato é adepto de um modelo de organização defensiva com encaixes individuais, que podem variar entre perseguições curtas ou mais longas.
Jul 8, 2021 8 tweets 2 min read
No jogo de hoje, o Flamengo mudou sua estrutura defensiva e tentou marcar em um 5-2-3 em bloco médio-alto. A ideia era emparelhar o ataque do Atlético-MG em 3-2-5.

No entanto, os recuos de Allan e Tchê Tchê na saída criaram sup. numérica (4vs3) e geraram bola descoberta. Image Bruno Henrique vigiava os passes e impedia o avanço de Nathan Silva; Pedro, pela direita, dividia-se entre marcar Junior Alonso e vigiar Guilherme Arana; e Arrascaeta vigiava inicialmente o 1º médio oponente (Allan) e tentava impedir avanços do zagueiro-central Réver.
Jul 7, 2021 7 tweets 2 min read
Não me agradou o 1º tempo do Flamengo.

Muito modificado taticamente hoje, o Flamengo teve dificuldade para coordenar o bloco defensivo em diferentes alturas de modo consistente e de atacar com fluidez mantendo boas vigilâncias ao perder a bola. (+) Ao defender, adotamos um 5-2-3/5-2-1-2, com Michael equilibrando a última linha de defesa vigiando o ala-direito oponente Mariano, Arão e João Gomes como dupla de volantes à frente da última linha e uma linha de três à frente com: (+)
May 19, 2021 5 tweets 1 min read
Flamengo escalado.

Gabriel Batista; Matheuzinho, Bruno Viana, Gustavo Henrique, Léo Pereira, Vitinho; Willian Arão, Gerson; Éverton Ribeiro; Gabi, Pedro.

Treinador: Rogério Ceni.

Muitas alterações na equipe principal, que aparentemente mudará o sistema hoje. Se for uma formação inicial com três zagueiros, o esperado é Léo Pereira como zagueiro pela esquerda, Gustavo Henrique como zagueiro central e Bruno Viana pela direita.

Do meio para a frente, há muitas possibilidades. Vitinho pode ser requisitado a compor a linha de 5 como ala.
May 9, 2021 15 tweets 4 min read
📹Depois de críticas pelo mau desempenho controlando a profundidade, a última linha de defesa do Flamengo tentou comportar-se de modo diferente contra o Volta Redonda. Passou a posicionar-se mais setorialmente e em linha. Segue o fio com vídeo e animações.🧶👇 📹Nesse vídeo, separamos um pequeno compilado de lances em que os princípios da última linha ficaram evidentes e, abaixo, tentamos explicar com animações os conceitos por trás do funcionamento.

Apr 18, 2021 7 tweets 1 min read
Realmente decepcionante ver, na timeline, R. Gaúcho sendo especulado no Flamengo. Nas últimas temporadas, o trabalho do Renato foi simplesmente abaixo da crítica e ele sequer deveria estar sendo cogitado aqui, principalmente após ser amplamente superado taticamente pelo Jesus. Mas isso a parte, posso citar ALGUNS dos principais problemas do Renato nas últimas temporadas pelo Grêmio:

- Mercado de contratações muito questionável;
- Gestão de competições, dando prioridade às Copas, incompatível com as pretensões do Flamengo, atual bicampeão brasileiro;
Jan 20, 2021 7 tweets 2 min read
Sobre Éverton Ribeiro:

No julgamento de um momento abaixo de um determinado jogador, muitas vezes o torcedor ignora que atletas oscilam em desempenho durante uma temporada. Desconsideram o impacto de duas trocas de treinador durante o ano, que acarretam mudanças de metodologia. Já comentamos aqui que, para nós, a troca de Torrent por Ceni resultou na perda de dinâmicas e mecanismos importantes em organização ofensiva que possibilitavam a Éverton e Isla assumirem protagonismo pela direita através de uma forma particular de jogar.

Jan 19, 2021 4 tweets 1 min read
Fim de jogo. Goiás 0 x 3 Flamengo.

Bom resultado. Desta vez, para tentar evitar que a equipe fosse previsível, Rogério adaptou-se à formação adversária e mudou o sistema-base para o 4-2-3-1 com Arrascaeta de "10" e Diego e Arão em dupla. A adaptação era algo que pedíamos aqui. + Uma curiosidade, que já comentamos aqui, é que o sistema-inicial (4-2-3-1) foi o mesmo utilizado no primeiro jogo contra o Racing no mata-mata da Libertadores. O time argentino também utilizou três zagueiros na ocasião.

No mais, boas atuações individuais de Diego e Arrascaeta +
Jan 18, 2021 4 tweets 1 min read
Flamengo escalado.

Hugo; Isla, R. Caio, G. Henrique, Filipe Luís; Willian Arão, Diego; Éverton Ribeiro, De Arrascaeta; Gabriel, Bruno Henrique.

Treinador: Rogério Ceni.

Escalação diferente das que vinham sendo especuladas e mais próxima daquilo que conseguimos compreender. (+) Image Onze iniciais à parte, a maior expectativa é por alguma evolução desde o ponto de vista coletivo, em todas as fases do jogo, bem como quanto ao planejamento tático e estratégico para a partida, tendo em vista que o Flamengo foi, de certo modo, previsível nos últimos jogos.
Dec 12, 2020 6 tweets 1 min read
Caso a saída de Diego Alves seja confirmada, o Flamengo perderá um jogador importante não somente debaixo das traves, mas também para o modelo de jogo da equipe no geral, tendo em vista sua relevância nos mecanismos de saída de bola curta. No futebol contemporâneo, cada vez mais marcado por momentos de pressing alto contra saídas de bola curta e a importância desta última para criar vantagens na construção das jogadas, ter no mínimo goleiro, defensores e meias aptos tecnicamente para sair curto é chave.
Oct 22, 2020 12 tweets 3 min read
📹ANÁLISE em VÍDEO: Algumas jogadas de Torrent

Alguns dos conceitos que apresentou contra o Junior Barranquilla, como sobrecargas na ocupação dos corredores, o Flamengo já ensaiava em jogadas contra o Bragantino há uma semana. Confira a análise (com vídeo) de algumas delas.🧶 📹ANÁLISE EM VÍDEO: Algumas jogadas de Domènec Torrent no 1º tempo contra o Bragantino.

✅Estrutura em saída de bola;
✅Ocupação sistemática dos corredores;
✅Criando vantagem posicional a partir das posições;
✅Intenções e dinâmicas;
✅Inversões.
Oct 22, 2020 5 tweets 1 min read
Ótimos 45 min iniciais do Flamengo contra o Junior.

Num cenário onde teve vantagem sobre a posse de bola (63%), o Flamengo apresentou ótimas variações estruturais e micro-estruturais, além de dinâmicas e mecanismos nos ataques posicionais que permitiram à equipe dominar o rival. Os jogadores, dentro do nível técnico esperado para uma equipe com muitas alterações, apresentaram uma boa execução da estratégia proposta para a partida, o que demonstra uma evolução na compreensão das conceitos de Domènec Torrent.
Oct 6, 2020 4 tweets 2 min read
📹FILIPE LUÍS - A ARTE DE DEFENDER E CONSTRUIR - ANÁLISE TÉCNICA E TÁTICA

Selecionamos alguns lances da ótima partida do @filipeluis contra o Athletico e destacamos, em detalhes, algumas das virtudes que o fazem ser considerado um lateral de elite. INTELIGÊNCIA pura! Segue o 🧶. 📹FILIPE LUÍS - ANÁLISE TÉCNICA E TÁTICA (vs Athletico) - Parte 1

✅Comportamentos em transição defensiva;
✅Orientação corporal e campo visual;
✅Compreensão tática de diferentes cenários;
✅Desarmes;
✅Construção e passe pelo centro.

Oct 4, 2020 5 tweets 1 min read
Jogando em casa e com o retorno de alguns atletas que se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus, a expectativa é que a equipe mude um pouco a forma de atuar hoje. Diferentemente dos últimos jogos contra Barcelona SC, Palmeiras e Del Valle, em que o componente (+) (...) estratégico apontou muitas vezes para ataques rápidos e contra-ataques, além de ataques posicionais de menor duração, é esperado que voltemos a ter fases de ataque no campo adversário mais longas.

Nesse sentido, a nossa transição defensiva deve voltar a ganhar evidência.
Aug 16, 2020 6 tweets 1 min read
Fim de jogo. Coritiba 0 - 1 Flamengo.

Considerando que a equipe está em processo de adaptação e analisando o jogo à luz disso, podemos dizer que a partida foi "um primeiro passo" em direção ao novo modelo. Já foi possível identificar, a nível micro, diversos detalhes novos. E o mais importante agora mesmo é isso: ter ideias claras, identificáveis. E hoje tivemos.

A execução ainda não está boa e deve ser ainda mais testada contra o Grêmio. Com a bola, por exemplo, a circulação ainda é lenta, mas teve mais critério que no último jogo.
Aug 10, 2020 8 tweets 3 min read
📹Uma intenção tática interessante de Torrent contra o 4-3-1-2 de Sampaoli no 1º tempo foi o uso de uma caixa no meio-campo (2+2) entre Arão, Gerson, Éverton e Arrascaeta para liberar o nº 8 na saída e abrir corredores de passe para Éverton e Arrascaeta. 🧶
📸Alexandre Vidal
Jul 14, 2019 7 tweets 2 min read
Cuéllar entre os suplentes. Willian Arão titular.

A ideia pode ter sido preservar fisicamente o colombiano para o jogo de volta da Copa do Brasil, mas a decisão também pode estar relacionada a aspectos técnicos e táticos importantes relacionados ao sistema de jogo do Mister. (+) As características e funções dos 1º e 2º homens de meio-campo dos times do Jorge Jesus são um tanto específicas e diferentes das observadas e requeridas frequentemente aos "volantes" que jogam aqui no Brasil. São perfis diferentes para ideias e cultura distintas. (+)
Apr 25, 2019 12 tweets 2 min read
Pequena thread pra “desabafar”.

1) Infelizmente, chegou o momento de considerar seriamente uma troca no comando técnico da equipe. Há algum tempo há esse desejo de parte da torcida, mas nós queríamos ver se o time iria evoluir e como seria antes de tratar do assunto. 2) Apesar de alguma evolução ofensivamente, no geral o time está completamente abaixo do que poderia a essa época do ano com as peças que tem. Não há mecanismos na equipe que se consiga observar claramente como “dedo do técnico” e não há solidez defensiva, dita característica...