Orlando Calheiros (Escutem o Cálice!) Profile picture
Ogã de Ogum, Doutor em Antropologia Social (UFRJ), escritor, podcaster e colunista no @theinterceptbr
Adri Profile picture Tyrso Neto Profile picture Maurilia Amaral Profile picture Bruno Mais Profile picture Max Moura Wolosker Profile picture 26 subscribed
Apr 14 8 tweets 2 min read
Acho curioso essa distinção rasteira entre ditaduras e democracias que alguns analistas insistem em repetir, a China, por exemplo, seria uma ditadura em comparação com os Estados Unidos. Qual é o critério desse recorte? Apenas o modelo eleitoral ou teria alguma outra qualidade? Por exemplo, se o recorte for "respeito aos direitos humanos", é só a gente olhar para a forma como os Estados Unidos tratam indígenas, negros e imigrantes e vai ver que a coisa não é tão simples assim. Image
Mar 30 12 tweets 2 min read
Infelizmente não basta "refundar as polícias" para que se livrar das milícias, a origem do poder desses grupos vai muito além da segurança pública, ele está intrinsecamente relacionado com o desenho histórico da cidade. E quando digo histórico, estamos falando de processos que se originaram ainda durante a gestão de Pereira Passos. Para que se tenha ideia, existem registros orais de grupos "paramilitares" atuando na região de Bangu desde a época da fundação da Fábrica Bangu, no começo do sec XX.
Mar 8 6 tweets 2 min read
DADOS mostram que famílias evangélicas estão entre as mais pobres, DADOS mostram que esse segmento da população é composta em sua maioria por pessoas negras, DADOS mostram que há uma predominância de mulheres no segmento. Sabe o que isso significa? Significa três pontos de entrada para políticas públicas e estratégias de comunicação segmentada. No lugar disso, o governo prefere manter a velha estratégia de firmar acordos com lideranças que, no fim das contas, vão se voltar contra eles.
Image
Image
Mar 6 5 tweets 1 min read
Ao contrário do que muita gente de esquerda pensa, o governo pode sim falar com os evangélicos sem ter que abrir os cofres para as suas lideranças. O rosto dos evangélicos não é o Malafaia, é uma mulher negra de baixa renda. Políticas específicas - e isso inclui comunicação - para esse segmento da população vão atingir a população evangélica no seu coração. Inclusive, importante lembrar, uma população que não costuma aceitar bem a pauta ultraliberal. Vide o sucesso do auxílio emergencial!
Feb 25 11 tweets 2 min read
Já disse, insisto e repito, o ato de hoje na Paulista não é "demonstração de força", mas de "desespero". Só os preparativos do ato já foram responsáveis por reorganizar a direita ao redor de Bolsonaro, cobrar dívidas antigas. Boa parte de seus antigos aliados e apoiadores políticos já se preparavam para abandoná-lo, considerando-o uma "carta fora do baralho". Bolsonaro sabe que não pode ser abandonado nesse momento, que o seu tempo fora da cadeia (e de alguns de seus filhos) está se esgotando.
Feb 18 8 tweets 2 min read
É sempre a mesma coisa, a "esquerda iluminista" tenta retomar o protagonismo durante o carnaval levantando a velha história do envolvimento das escolas de samba com a contravenção e o crime organizado, como se as pessoas que "vivem o" e "vivem do" carnaval não soubesse disso. Não tem ninguém "idealizando" nada. Não tem ninguém tampando o sol com a peneira ou "passando pano" para isso. Muito pelo contrário, o que tem é o gente exaltando a arte dos populares, a arte que, a despeito de tanta opressão, insiste em nascer "no fundo do quintal".
Jan 25 9 tweets 2 min read
O sistema de espionagem montado pelo Bolsonarismo parece ter um objetivo claro: recriar o antigo SNI para monitorar "pessoas de interesse". Colhendo informações de forma ilegal que circulariam apenas entre alguns "escolhidos" por Bolsonaro. Ou seja, tudo indica que o "sistema de espionagem" seria uma espécie de rama interna da ABIN submetida unicamente aos interesses de Bolsonaro e organizada pelo Ramagem.
Jan 10 7 tweets 1 min read
Pelo visto a esquerda se contenta com slogans vazios e vitórias ilusórias. O pessoal levanta o grito de "Sem Anistia" enquanto as Forças Armadas não apenas estão sendo anistiadas como recompensadas pela tentativa de golpe. Afirmam que o 8 de Janeiro foi uma vitória da democracia enquanto, na verdade, o evento se transformou na desculpa perfeita para a conciliação com as forças armadas. Que democracia é essa que só existe sob tutela dos militares?
Jan 8 8 tweets 1 min read
A história se repete e mais uma vez e, como em 1985, o Brasil opta pela pior solução possível: uma aliança com a máquina golpista em nome de uma suposta preservação da democracia! "Suposta preservação" pois uma democracia que é vigiada e sustentada pelo aparato militar (dos soldados da PM aos oficiais do Exército) não pode ser chamada de democracia.
Nov 29, 2023 9 tweets 2 min read
Sempre bom lembrar que a taxação dos padrões de consumo das classes médias brasileiras foi um dos maiores vetores do antiesquerdismo (do qual o antipetismo é apenas um caso particular) na primeira década desse século. Lembram das campanhas contra impostos e "preço justo"? Image Na guerra comunicacional os governos de esquerda (especialmente do PT) eram apresentados como máquinas burocráticas ineficientes que sugavam o dinheiro da população para dar isenção aos parceiros. Muito da adesão popular a operação Lava Jato vem daí! Image
Oct 30, 2023 8 tweets 2 min read
O último que sair que apague a luz! O uso diário do Twitter, que já não era dos mais relevantes, vem caindo vertiginosamente. Um dos principais fatores é a piora da experiência do usuário na rede, especialmente por conta da beligerância. Image A beligerância dessa rede é um fator ativamente estimulado pelo seu algoritmo. Ela não apenas recompensa perfis que adotam esse comportamento, como estimula isso nos seus usuários lhes entregando ativamente e continuamente conteúdos "nocivos".
Oct 7, 2023 14 tweets 2 min read
Vejo essas postagens de pessoas pertencentes à religiões de matriz africana atacando outras vertentes e me entristeço pensando como essa lógica de "mercado religioso" está tomando conta dos terreiros. E como essa ideologia é a antítese de todo fundamento de axé! Axé se faz na troca, na passagem, no caminho, não é na estagnação, na retenção, no acúmulo... é a troca entre os viventes e as divindades (voduns, orixás, nkisi, guias...), é a troca entre os próprios viventes.
Oct 2, 2023 10 tweets 2 min read
Quer entender o poder das igrejas no Brasil? Vai ver como, especialmente a partir dos nos 90, elas passaram a atuar como promotores de cidadania nos territórios mais pobres. Sua atuação engloba da assistência jurídica a ressocialização de população carcerária. Passando por coisas elementares como educação financeira e produção de redes de contatos que auxiliam seus fies (conseguindo empregos, serviços, redes de compra e venda de produtos...etc).
Aug 22, 2023 9 tweets 2 min read
Três observações sobre o texto absurdo da Pasternak: a primeira delas é a de que durante décadas o estado brasileiro perseguiu e reprimiu as religiões de matriz africana sob a desculpa de que elas "exerciam ilegalmente a medicina". Coisa que nunca fizeram! Não faltam registros sobre terreiros destruídos e de lideranças religiosas presas. O Museu da Polícia Civil até muito pouco tempo guardava e exibia orgulhosamente os assentamentos e objetos apreendidos nessas operações.
Jun 3, 2023 13 tweets 2 min read
Existe uma lição que parece que não foi aprendida pela política brasileira: boa parte da rejeição ao Bolsonaro foi construída em oposição à forma como parte da militância bolsonarista se comportava, especialmente nas redes sociais. E isso é uma tendência! O comportamento beligerante de parte da militância tende a ser associado ao político, aumentando a sua rejeição e/ou afastando os eleitores "médios". Sim, o eleitor médio brasileiro (que não está vinculado a uma identidade política) tende a se afastar das posições extremas.
May 29, 2023 6 tweets 2 min read
O calote histórico de Bolsonaro na Caixa trouxe a tona outro problema, algo que alertamos que aconteceria, o problema que se criou com o empréstimo consignado para os beneficiários do antigo Auxílio Brasil.

noticias.uol.com.br/politica/ultim… Desde novembro de 2022 os bancos estão recebendo cerca R$ 550 milhões mensais do governo federal como pagamento dos consignados. Sim, meio bilhão de reais mensais apenas com pagamento de parcelas de consignados. Esse dinheiro é DESCONTADO dos rendimentos atuais do Bolsa Família
May 28, 2023 8 tweets 2 min read
Essa foto é de 2010, esse branco no meio dos Aikewara sou eu. Esta foi uma das inúmeras vezes que protestamos na BR contra as atividades de mineradoras na região. Por conta disso, acabei tendo que fugir do Pará sob ameaças de morte em 2011. Image Essa foto é de 2014, eu estou ao lado de Pedro Dallari, José Carlos Dias e Maria Rita Kehl. Na época coordenada, ao lado da historiadora Cecília Adão, o grupo de trabalho Araguaia na Comissão Nacional da Verdade. Boa parte do texto que saiu no relatório final é de minha autoria. Image
May 28, 2023 6 tweets 2 min read
O "erro de interpretação" é intencional! Blinda a bancada da crítica e tenta me jogar em descrédito. O fato é que a bancada do PT votou em peso pela aprovação de jabutis que beneficiam a grilagem em áreas da mata atlântica; projeto que cai como uma luva para as milícias cariocas. Image Se os integrantes da bancada do PT tiveram a intenção de fazer isso (beneficiar milícias), aí já não é da minha alçada (e em nenhum momento eu afirmo isso). Mas, reitero, o erro de interpretação é intencional, blinda os políticos da crítica e desvia atenção do público.
May 27, 2023 4 tweets 1 min read
A adoção é tão comum na minha família (ambos os lados) que eu só fui descobrir que existia um tabu em relação a isso quando era mais velho, acho que adolescente. Inclusive, eu vou morrer defendendo que esse suposto tabu é um drama "pequeno burguês". Se você pensar, por exemplo, que as religiões de matriz africana, no geral, são imensas comunidades familiares criadas a partir de vínculos - em sua maioria - não-consanguíneos você percebe rapidamente como esse é um problema "estranho" ao populacho, é "coisa de novela".
May 27, 2023 5 tweets 2 min read
Um dado para quem está insistindo na repisada tese de que o desmantelo das leis ambientais é "coisa da oposição", 35 deputados do PT votaram para permitir a alteração na Lei da Mata Atlântica, projeto que favorece diretamente as milicias no Rio de Janeiro. Isso equivale a 68% dos deputados que votaram, apenas 16 deputados petistas votaram contra e dois se abstiveram. A bancada foi liberada para a votação. Lula já avisou que vai vetar essa flexibilização.
May 26, 2023 13 tweets 4 min read
Na mesma semana em que vimos inúmeros ataques a figuras e órgãos do governo ligadas a preservação ambiental e aos direitos dos povos originários, o congresso (com boa parte da base governista) se alinhou para desmantelar as políticas de proteção ambiental e direitos indígenas. Quem acompanha a política de perto sabe que não existem coincidências desse tipo, sabe que esse tipo de mobilização nas redes quase sempre tem como finalidade pavimentar o caminho para manobras políticas e ações impopulares.