Orlando Calheiros (Escutem o Cálice!) Profile picture
Ogã de Ogum, Doutor em Antropologia Social (UFRJ), fotógrafo e apresentador do @benzinaInc
LULA É 13! Profile picture Tyrso Neto Profile picture Maurilia Amaral Profile picture Bruno Mais Profile picture Max Wolosker vota Mulheres de Todas as Lutas 5088 Profile picture 20 added to My Authors
Sep 23 7 tweets 2 min read
Segundo um passarinho, os realistas da campanha de Bolsonaro afirmam que no rumo atual será quase um milagre termos um segundo turno. Bolsonaro, afirmam, parece estar, cada vez mais, ignorando as orientações e adotando uma postura mais beligerante. Segundo sondagens da própria campanha, essa postura não apenas aumenta a rejeição do atual presidente como leva eleitores indecisos e mais ao centro a optarem por Lula.
Sep 23 4 tweets 1 min read
Eu tô falando, isso vai se alastrar ainda mais. Parabéns para o Willie Wonka de Bangu! Tô falando...

oglobo.globo.com/politica/notic…
Sep 22 5 tweets 1 min read
Para quem está chocado com Ciro Gomes falando que "George Soros financia o PSOL", sempre bom lembrar que ele apresenta uma variação dessa tese espúria em seu próprio livro, PND, quando afirma categoricamente que as pautas identitárias foram importadas por algumas esquerdas. Ao fazê-lo, como aponto no fio, não apenas ignora a história de seu próprio partido, mas a história do movimento feminista, negro e indígena em todas as sua multiplicidades. Ainda, suas conclusões finais ignoram absolutamente tudo que se produz sobre o assunto na atualidade.
Sep 22 10 tweets 2 min read
Tem que acabar essa história de que Ciro tem um projeto. Ele não tem projeto, ele tem um livro ruim. Mal escrito, cheio de erros factuais, teóricos (e de português)... E mesmo que ali tivesse um "projeto" ele estaria fadado ao fracasso por não existir qualquer plano de aplicação. Ciro costuma vender uma solução mágica para seus eleitores, fala de uma mudança profunda na governança brasileira, que inclusive afetaria as oligarquias locais, na base do "confia" e evoca o mito dos "primeiro semestre mágico".
Sep 21 4 tweets 1 min read
"— Perder é do jogo, mas o Ciro sabe que vai perder e está ajudando claramente o Bolsonaro. Não temos o direito de fazer isso com o país." Cidinha Gomes, um dos quadros mais tradicionais do PDT fluminense e aliada de primeira histórica de Brizola.

oglobo.globo.com/blogs/bernardo… Em outro momento da entrevista ela afirma outra coisa que temos repetido tem tempo "— Ciro não representa mais o partido (PDT), só representa ele mesmo. Vai acabar se tornando o Eymael da esquerda". Talvez agora parte da militância acorde e perceba o que está acontecendo.
Sep 20 4 tweets 1 min read
Assisti a entrevista do Ciro Gomes no Ratinho e vou te dizer: a única forma do @cirogomes se rebaixar ainda mais seria indo no extinto quadro da Banheira do Gugu. Ciro está ativamente plantando desinformação e ignorância entre seus eleitores. Seja quando fala no tema do combate ao tráfico, seja na forma como fala do próprio funcionamento intestino da política brasileira.
Sep 20 4 tweets 2 min read
Essa onda eu vou tirar! Hoje tem estreia do novo vídeo do Planet Hemp. Feliz demais de poder, depois de tantos anos, escutar um som novo dos caras. E mais, ainda fazer uma pequena mas orgulhosa participação no vídeo ao lado de gente como o Spirito Santo e o Samuca. Hoje, 20:00, vou fazer um react do vídeo novo com vocês na twitch.

twitch.tv/ocalheiros
Sep 15 4 tweets 1 min read
Batata! Toda vez que eu converso com outro produtor de conteúdo para internet a gente acaba conversando sobre como as pessoas não compreendem a importância do "like", do comentário e do "rt" para o nosso trabalho. Não é ego, é sobrevivência mesmo. Por exemplo, sei bem a audiência dos meus programas, dos vídeos que produzo, por isso sei bem que é apenas uma pequena minoria dos espectadores que compartilham, interagem (curtidas/comentários), falam sobre, etc...
Sep 15 4 tweets 2 min read
Bolsonaro disse que a economia está bombando. Será verdade? Para conferir isso levamos a @MarcelleBolive1 para visitar o centro comercial de um dos maiores bairros do Rio de Janeiro. FALA MESMO MARCELLE!!! Para quem quiser compartilhar no Instagram! Inclusive, meu populacho, tá liberado, heim?Pode baixar e distribuir na sua rede social favorita, jogar no ZAP, etc...

"Pode" não, deve! instagram.com/reel/CihyA5qo8…
Sep 13 8 tweets 2 min read
Não há nenhuma novidade nesse Bolsonaro "frágil", que afirma que vai aceitar a vontade de Deus sobre as eleições, e que está sendo compartilhado massivamente pelas esquerdas, ele é o mesmo Bolsonaro que, tem anos, é "vendido" para o público evangélico. Só se surpreende - e/ou toma isso como sinal de derrota/desespero - quem nunca acompanhou absolutamente nada desses grupos. Já disse isso inúmeras vezes, o Bolsonaro desses grupos está longe de ser o "imbrochável". Muito pelo contrário!
Sep 12 15 tweets 2 min read
William Waack falando sobre o impeachment da Dilma em 2016 "o que você chama de golpe ocorreu dentro da lei". Esse (suposto) apego ao aparato jurídico me lembra da obsessão da Ditadura Militar em tornar tudo que fazia em "legal". William Waack dizendo que "a Lava Jato lavou a alma do brasileiro". O nível da entrevista é esse.
Sep 12 6 tweets 1 min read
Estão ressuscitando postagens minhas de 2018 com críticas a campanha do PT e ao próprio Lula. Desocupados de plantão, não precisam ir muito longe não, acredito que deve ter postagens mais recentes sobre isso. Inclusive Mantenho boa parte das críticas até hoje. O planejamento de 2018 foi um erro! Um erro que começou antes, quando o partido não se mostrou capaz de renovar seus quadros e se viu obrigado a oferecer um nome de pouca expressão como candidato. Mantenho minhas críticas a política ambiental dos governos do PT.
Sep 12 5 tweets 1 min read
Esse bordão "nazipetismo" que certa militância organizada do Ciro Gomes está utilizando é apenas uma demonstração do compromisso dessa gente com a desinformação e o ressentimento. Nessa toada vai se aproximando do olavismo. Inclusive, diria, parece ser intencional. Nada de novo. Já perceberam que eles todos utilizam os mesmos "memes", o mesmo vocabulário, as mesmas "notícias" para atacar outras militâncias? Esse tipo de movimento não se estrutura dessa forma sem uma orientação original.
Sep 10 19 tweets 3 min read
Não foi por falta de aviso! Desde 2020 eu venho falando dessa estratégia natimorta do PDT de apostar numa posição de centro/centro-direita enquanto se vale do seu legado para manter os votos de centro-esquerda. Estratégia que se intensificou na campanha de Ciro Gomes. O PDT parece que não aprendeu com os erros de outros partidos, como o quase-defunto PSDB, e seus colunistas alinhados. Espera crescer alimentando uma vertente política que jamais será capaz de controlar.
Sep 7 12 tweets 2 min read
Não podemos normalizar Bolsonaro e o bolsonarismo como uma posição política possível - como fazem alguns irresponsáveis. Esse último 7 de Setembro sob o seu comando (espero!) é um resumo do que foi o seu governo: um sequestro do país! Estou na casa dos meus 40 anos e jamais vi tamanha (e reiterada) afronta a frágil democracia burguesa em que vivemos. Fosse qualquer outro político, especialmente um mais à esquerda, já seria impichado, seus comparsas seriam presos.
Sep 6 10 tweets 3 min read
Quando o perfil do @cirogomes fez uma postagem sobre a saúde do Lula teve Cirista falando de sabotagem, de hacker e tudo mais. Disseram que ele jamais diria isso! Ai o Ciro vai lá e dobra a aposta, dizendo que "nunca viu Lula tão enfraquecido, debilitado psicologicamente". Diz isso na Jovem Pan. A declaração dá pano para manga para os comentários mais obtusos sobre o estado de saúde do ex-presidente, inclusive, repercutindo nos outros programas da emissora bolsonarista.
Sep 6 5 tweets 2 min read
O @cirogomes já se perdeu tem tempo na falácia do tecnocrata que busca "civilizar" um país de "ignorantes". Mas é aquilo, eleição chegando, desespero batendo, tá pulando e acenando desesperadamente em busca de alguma migalha de atenção dos conservadores.

oglobo.globo.com/politica/eleic… Contudo, não há nenhuma novidade aqui, essa história de que o "identitarismo" é uma “baboseira do esquerdismo que vem dos Estados Unidos para substituir a falta de compromisso verdadeiro” é mais um desses absurdos que ele comete no seu livro!

Sep 4 4 tweets 1 min read
Eu realmente acho que a classe política deve servir de modelo para a sociedade. Por exemplo, se um dia estiver sofrendo de uma crise de impostor, se achar que foi mal em algo, lembre-se que já teve candidato que ficou nervoso e se cagou em pleno debate eleitoral. Aprenda a se perdoar, a aceitar as suas limitações, depois de um dia difícil pare e pense "bem, não foi perfeito, fato, mas pelo menos não me caguei, né?".
Sep 2 4 tweets 1 min read
Essa pesquisa do DATAFOLHA é basicamente o resultado do Debate. A estabilidade do cenário, especialmente no topo já era esperada, o crescimento de Tebet também. E isso, inclusive, indica o caminho viável de crescimento para terceira via, atacar Bolsonaro. A aposta no antipetismo até o momento não rendeu grandes frutos para os demais candidatos, nem para Bolsonaro, nem para Ciro. O pânico moral já parece ter cumprido o seu papel nos números da eleição.
Sep 1 15 tweets 6 min read
Lideranças da Nova Resistência afirmaram que não se "infiltraram" no PDT, que a filiação de seus quadros ao partido é por semelhanças programáticas e ideológicas. Vendo ciristas defendendo sem qualquer pudor a fala elitista/classista/racista de seu ídolo eu entendo a proximidade. A fala de Ciro Gomes na FIRJAN - vejam bem, FIRJAN!!! - contrapondo "gente preparada" com "favela" é depreciativa, é elitista, é racista, é classista! Não tem outra explicação, se você não consegue realizar isso você também se enquadra nesses termos.
Aug 30 7 tweets 2 min read
Ontem a "turma boa" ficou entre defender a postagem do Ciro (e atacar Lula) e teorias conspiratórias, falaram até de possível ataque hacker. Agora o próprio Ciro vem a público para dizer que "não quis atacar a saúde do Lula" e que, mais uma vez, não foi bem compreendido. Para começar, conversa fiada. Não duvidem da nossa inteligência, por favor. Como mostrei, figuras influentes da campanha do Ciro (e parte da própria militância) já "testavam" a narrativa que contestava a saúde de Lula, inclusive com engajamento de grupos bolsonaristas.