Orlando Calheiros Profile picture
Ogã de Ogum, Doutor em Antropologia Social (UFRJ), escritor, podcaster e colunista no @theinterceptbr
27 subscribers
Aug 28 9 tweets 2 min read
Importante salientar, o movimento de adesão à campanha de Marçal não vem da alta cúpula bolsonarista, mas de figuras que, tem algum tempo, já ensaiam um afastamento tanto do PL, quanto de Bolsonaro. Isso ocorre ao mesmo tempo em que Tarcísio entra na campanha de Nunes. Image Insisto e repito, o que está em jogo nessa eleição é menos o controle da cidade de São Paulo do que o controle da hegemonia da direita brasileira. Se Marçal realmente assumiu a liderança na disputa, ainda nas primeiras semanas de campanha, isso vai cair como uma bomba no campo.
Aug 22 10 tweets 2 min read
Vamos lá, a briga entre os bolsonaro e Pablo Marçal não é uma cortina de fumaça para impulsionar a campanha do segundo. Muito pelo contrário, ela está sendo vista na própria direita como uma verdadeira prova de fogo para o clã do ex-presidente. E isso vai além de São Paulo. O capital político de Bolsonaro vem se esfacelando até dentro dos limites do próprio partido. Um exemplo? Bolsonaro tentou mas foi incapaz de lançar uma candidatura própria em São Paulo e ainda teve dificuldades de indicar o vice de Nunes.
Aug 8 6 tweets 1 min read
Governo editando medida para isentar medalhistas de imposto é basicamente um recibo da sua incapacidade de pautar o debate pública, especialmente nas redes. E isso é um sintoma/consequência não apenas da sua péssima estratégia de comunicação, mas da política de conciliação. O que quero dizer com isso? Sabe porque a oposição conseguiu se aproveitar de toda essa comoção olímpica para pautar o debate sobre impostos? Porque o Ministério dos Esportes, loteado para o centrão, tem uma atuação pífia e só apareceu durante o evento com o meme racista.
Jul 21 8 tweets 2 min read
Para quem ainda acha que esses sites de "bets" e a ludopatia (vício em jogo) são problemas menores da atualidade, estima-se que no Brasil - e isso só no ano passado - o setor movimentou cerca de R$ 120 bilhões e esse ano deve bater a marca de R$ 150 bilhões. E estamos falando apenas das "bets" oficiais, se incluirmos jogos de azar como o famigerado Tigrinho, essa marca fica muito maior. Agora vocês entendem a força desse lobby que envolve a mídia, big techs e influenciadores?
Jun 17 8 tweets 2 min read
Pessoal está gastando muita linha tentando entender o que é evidente. O cálculo político do Lira é até simplório: demonstrar poder humilhando o governo, jogando o Planalto contra a parede e até contra sua própria base. E isso acontece por dois motivos: o primeiro é o completo fracasso da articulação comandada por Padilha! Não foi por falta de aviso, inclusive da própria base do governo na Câmara. O que estamos vendo é acidente em câmera lenta.
May 24 5 tweets 1 min read
Meados de 2016, manhã no subúrbio do Rio de Janeiro. Eu estava indo para o trabalho quando o ônibus, lotado de trabalhadores, quebrou no meio da Av. Brasil. Rapidamente se formou um coro raivoso contra a então presidenta Dilma. Nesse dia eu percebi que o golpe estava consolidado. A desinformação que alimentava aquela raiva não era um "acidente" ou um fruto natural da ignorância da população, como muitos defendem. Aquilo ali era apenas o aspecto visível de todo um projeto de poder. Um projeto de poder baseado na comunicação.
May 24 4 tweets 1 min read
Quando falamos sobre os efeitos da desinformação e a necessidade de criar uma estratégia realmente eficaz de comunicação a gente está falando disso: os principais responsáveis pela tragédia gaúcha estão se safando e a responsabilidade caindo nas costas do Lula. Tem literalmente 10 anos que eu bato nessa tecla e nem de longe sou o único. Mas tanto os partidos quanto os sindicatos seguem comprometidos com modelos jurássicos de comunicação. Muitas vezes alocando pessoas sem qualquer formação para gerir esses setores pouco valorizados.
May 15 9 tweets 2 min read
Passei a manhã falando com fontes sobre a demissão de Jean Paul Prates da Petrobras. Pelo que me passaram foi uma soma de fatores, mas a política de dividendos e os indicativos de uma possível greve da classe petroleira foram os principais responsáveis. Havia relatos de que Prates não deveria chegar até o final de Maio, mas a divulgação do balanço "negativo" da empresa parece ter antecipado a decisão que já estava consolidada na alta cúpula do governo Lula. Prates não entregou o que prometeu e pagou por isso.
May 11 5 tweets 1 min read
No começo do ano escrevi sobre a crise de confiança da direita nas Forças Armadas e sobre como esse isolamento político poderia ser utilizado politicamente pela esquerda. Muita gente retrucou negando o fato. Agora estão aí perdidos vendo a quantidade de fake news atacando as FA. Digo, insisto e repito. A direita brasileira não é um grupo homogêneo, muito, mas muito pelo contrário. Seus diversos tentáculos sempre estiveram em conflito direto, especialmente durante o auge do governo Bolsonaro. O que estamos vendo agora é justamente isso.
Apr 14 8 tweets 2 min read
Acho curioso essa distinção rasteira entre ditaduras e democracias que alguns analistas insistem em repetir, a China, por exemplo, seria uma ditadura em comparação com os Estados Unidos. Qual é o critério desse recorte? Apenas o modelo eleitoral ou teria alguma outra qualidade? Por exemplo, se o recorte for "respeito aos direitos humanos", é só a gente olhar para a forma como os Estados Unidos tratam indígenas, negros e imigrantes e vai ver que a coisa não é tão simples assim. Image
Mar 30 12 tweets 2 min read
Infelizmente não basta "refundar as polícias" para que se livrar das milícias, a origem do poder desses grupos vai muito além da segurança pública, ele está intrinsecamente relacionado com o desenho histórico da cidade. E quando digo histórico, estamos falando de processos que se originaram ainda durante a gestão de Pereira Passos. Para que se tenha ideia, existem registros orais de grupos "paramilitares" atuando na região de Bangu desde a época da fundação da Fábrica Bangu, no começo do sec XX.
Mar 8 6 tweets 2 min read
DADOS mostram que famílias evangélicas estão entre as mais pobres, DADOS mostram que esse segmento da população é composta em sua maioria por pessoas negras, DADOS mostram que há uma predominância de mulheres no segmento. Sabe o que isso significa? Significa três pontos de entrada para políticas públicas e estratégias de comunicação segmentada. No lugar disso, o governo prefere manter a velha estratégia de firmar acordos com lideranças que, no fim das contas, vão se voltar contra eles.
Image
Image
Mar 6 5 tweets 1 min read
Ao contrário do que muita gente de esquerda pensa, o governo pode sim falar com os evangélicos sem ter que abrir os cofres para as suas lideranças. O rosto dos evangélicos não é o Malafaia, é uma mulher negra de baixa renda. Políticas específicas - e isso inclui comunicação - para esse segmento da população vão atingir a população evangélica no seu coração. Inclusive, importante lembrar, uma população que não costuma aceitar bem a pauta ultraliberal. Vide o sucesso do auxílio emergencial!
Feb 25 11 tweets 2 min read
Já disse, insisto e repito, o ato de hoje na Paulista não é "demonstração de força", mas de "desespero". Só os preparativos do ato já foram responsáveis por reorganizar a direita ao redor de Bolsonaro, cobrar dívidas antigas. Boa parte de seus antigos aliados e apoiadores políticos já se preparavam para abandoná-lo, considerando-o uma "carta fora do baralho". Bolsonaro sabe que não pode ser abandonado nesse momento, que o seu tempo fora da cadeia (e de alguns de seus filhos) está se esgotando.
Feb 18 8 tweets 2 min read
É sempre a mesma coisa, a "esquerda iluminista" tenta retomar o protagonismo durante o carnaval levantando a velha história do envolvimento das escolas de samba com a contravenção e o crime organizado, como se as pessoas que "vivem o" e "vivem do" carnaval não soubesse disso. Não tem ninguém "idealizando" nada. Não tem ninguém tampando o sol com a peneira ou "passando pano" para isso. Muito pelo contrário, o que tem é o gente exaltando a arte dos populares, a arte que, a despeito de tanta opressão, insiste em nascer "no fundo do quintal".
Jan 25 9 tweets 2 min read
O sistema de espionagem montado pelo Bolsonarismo parece ter um objetivo claro: recriar o antigo SNI para monitorar "pessoas de interesse". Colhendo informações de forma ilegal que circulariam apenas entre alguns "escolhidos" por Bolsonaro. Ou seja, tudo indica que o "sistema de espionagem" seria uma espécie de rama interna da ABIN submetida unicamente aos interesses de Bolsonaro e organizada pelo Ramagem.
Jan 10 7 tweets 1 min read
Pelo visto a esquerda se contenta com slogans vazios e vitórias ilusórias. O pessoal levanta o grito de "Sem Anistia" enquanto as Forças Armadas não apenas estão sendo anistiadas como recompensadas pela tentativa de golpe. Afirmam que o 8 de Janeiro foi uma vitória da democracia enquanto, na verdade, o evento se transformou na desculpa perfeita para a conciliação com as forças armadas. Que democracia é essa que só existe sob tutela dos militares?
Jan 8 8 tweets 1 min read
A história se repete e mais uma vez e, como em 1985, o Brasil opta pela pior solução possível: uma aliança com a máquina golpista em nome de uma suposta preservação da democracia! "Suposta preservação" pois uma democracia que é vigiada e sustentada pelo aparato militar (dos soldados da PM aos oficiais do Exército) não pode ser chamada de democracia.
Nov 29, 2023 9 tweets 2 min read
Sempre bom lembrar que a taxação dos padrões de consumo das classes médias brasileiras foi um dos maiores vetores do antiesquerdismo (do qual o antipetismo é apenas um caso particular) na primeira década desse século. Lembram das campanhas contra impostos e "preço justo"? Image Na guerra comunicacional os governos de esquerda (especialmente do PT) eram apresentados como máquinas burocráticas ineficientes que sugavam o dinheiro da população para dar isenção aos parceiros. Muito da adesão popular a operação Lava Jato vem daí! Image
Oct 30, 2023 8 tweets 2 min read
O último que sair que apague a luz! O uso diário do Twitter, que já não era dos mais relevantes, vem caindo vertiginosamente. Um dos principais fatores é a piora da experiência do usuário na rede, especialmente por conta da beligerância. Image A beligerância dessa rede é um fator ativamente estimulado pelo seu algoritmo. Ela não apenas recompensa perfis que adotam esse comportamento, como estimula isso nos seus usuários lhes entregando ativamente e continuamente conteúdos "nocivos".
Oct 7, 2023 14 tweets 2 min read
Vejo essas postagens de pessoas pertencentes à religiões de matriz africana atacando outras vertentes e me entristeço pensando como essa lógica de "mercado religioso" está tomando conta dos terreiros. E como essa ideologia é a antítese de todo fundamento de axé! Axé se faz na troca, na passagem, no caminho, não é na estagnação, na retenção, no acúmulo... é a troca entre os viventes e as divindades (voduns, orixás, nkisi, guias...), é a troca entre os próprios viventes.