Esse simpático peixinho brasileiro tem parentes bem antigos, que surgiram há mais ou menos 400 milhões de anos!
Os peixes dipnoicos surgiram no começo do período Devoniano e foram representados por diversas linhagens, gêneros e espécies ao longo dos seus (milhões) de anos de existência.
Além do gênero brasileiro, existe também um gênero africano e um australiano.
Feb 24, 2022 • 5 tweets • 3 min read
[IMGV] O que Nacional Kid, celacantos, maremotos e jornalistas têm a ver um com o outro?
🧵Segue esse fio para descobrir a origem do famoso "celacanto provoca maremoto!".
Tudo começou com o arco "Os Seres Abissais" do seriado Nacional Kid.
Em um episódio, as crianças conversam um pouco sobre esses pacatos peixes. Não demora para o Dr. Sanada aparecer e jogar a bomba de que os celacantos provocam maremoto.
Se prepara que vem aí o grupo de "peixes primitivos" mais famoso!
Os celacantos surgiram há mais de 400 milhões de anos, persistiram por quase todas as grandes extinções e são atualmente representados pela icônica Latimeria.
Desde seu surgimento no Paleozoico até o final do Cretáceo, o grupo é bem registrado, com mais de 130 espécies mundialmente distribuídas e bem diferentes entre si.
O registro do grupo, no entanto, apresenta um gap de cerca de 70 milhões de anos.
Essa família surgiu há mais ou menos 150 milhões de anos e ainda conta com um descendente vivo!
Durante o Mesozoico, a ordem contava com uma grande diversidade de espécies. Hoje em dia, no entanto, há somente um espécie vivente, a Amia calva.
Para quem gosta de detalhes, esse livro tem bastante informação sobre os amiiformes!
O segundo grupo de "peixes primitivos" são os lepisosteídeos.
Os fósseis mais antigos dos gars, como são conhecidos, são de mais de 150 milhões de anos atrás e eles têm descendentes que vivem até hoje!
As espécies viventes de lepisosteídeos são dos gêneros Lepisosteus e Atractosteus. A família tem ainda 3 gêneros extintos.
De forma geral, os gars são caracterizados por focinhos longos e pesadas escamas ganoides.
O primeiro grupo de "peixes primitivos" são os polipteriformes.
Os fósseis mais antigos desses carinhas simpáticos são de mais ou menos 100 milhões de anos atrás e eles têm descendentes vivos até hoje!
Durante o período Cretáceo esse grupo era representado por, pelo menos, 10 gêneros conhecidos.
Hoje em dia, essa diversidade é BEM menor, com apenas 2 gêneros viventes: os bichir (Polypterus) e os peixes-cobra (Erpetoichthys).
Oct 15, 2021 • 28 tweets • 14 min read
E aí pessoal, beleza?
@PedroHTunes aqui
Como minha última thread gostaria de trazer um tema que mostra perfeitamente as relações da paleontologia com nossa vida (sobretudo no passado)
Hoje vamos falar dos animais que foram Predadores de Humanos!
#BioThreadBr #paleontologia
⚠️ATENÇÃO - A thread não irá mostrar imagens de sangue ou algo do tipo, mas reconstruções e fotos de crânios humanos serão apresentadas.
⚠️Casos isolados de animais que se alimentaram de pessoas (como os leões Sombra e Escuridão de Tsavo) não serão comentados
Oct 9, 2021 • 19 tweets • 10 min read
Você sabia que o Rio Amazonas surgiu na África?
Se liga nessa #BioThreadBR sobre a geografia, geologia e paleontologia do maior rio do planeta! #paleontologia#rioamazonas#divulgacaocientifica
O Rio Amazonas é considerado por muitos o maior rio do planeta. Com quase 7 mil quilômetros de comprimento, uma bacia que ocupa cerca de 40% de toda a América do Sul e uma vazão de 209.000 m³/s (o equivalente à vazão combinada dos sete outros maiores rios)
Foto de Peak Water
Oct 8, 2021 • 11 tweets • 5 min read
Você sabe o que é #Paleontologia?
E, principalmente, você sabe o porquê de investir em pesquisas para descobrir a vida, morfologia e filogenia de organismos que não existem mais?
Sabem em quais áreas um paleontólogo pode atuar?
Vem descobrir nessa #BioThreadBR
Paleontologia (do grego palaiós= antigo + óntos= ser + lógos= estudo) é a ciência que estuda fósseis, ossos e evidências da vida antiga preservadas, sobretudo em rochas (mas não exclusivamente, como veremos a seguir).
Oct 6, 2021 • 8 tweets • 2 min read
Fala galerinha, estamos chegando quase ao fim de nossas postagens, mas ainda temos mais algumas informações legais pra vocês!! Vamos falar hoje sobre a diversidade funcional dos peixes de riacho! #RIACHOS#DIVERSIDADEFUNCIONAL#PEIXES
O ambiente pode oferecer diferentes tipos de recursos aos seres que ali vivem. A diversidade funcional vai refletir o uso desses recursos pelas espécies e como isso vai influenciar os processos ecológicos, sendo moldados pelas condições ambientais, afetando assim o ecossistema
May 26, 2021 • 26 tweets • 7 min read
Olá pessoinhas, tudo bem com vocês?
Depois do Fio de ontem sobre Baiacus, decidi falar sobre arraias de água doce, outro bichinho fofo que também já foi marinho um dia.
Segue o fio!
As arrais de água doce são peixes cartilaginosos, parente bem próximos dos tubarões. Ambos estão dentro do mesmo grupo, Elasmobranchii. Há alguns animais que parecem um meio termo entra arraia e tubarão, o tubarão-carpete é um exemplo deles.
📷Kristian Laine
May 25, 2021 • 16 tweets • 5 min read
Você sabia que existem Baiacus de água doce que ocorrem no Brasil?
Hoje vou falar um pouquinho sobre os peixinhos que eu estudo.
Segue o fio!
Ao contrário do que muitos pensam, existem peixes da família Tetraodontidae (tetra= quatro/ odonto= dente) em rios brasileiros. A hipótese mais aceita atualmente é que esses animais entraram no continente através de transgressões marinhas, 15-20 ma atrás, durante o Mioceno+
May 24, 2021 • 28 tweets • 8 min read
Você sabia que mais de 60% da matriz energética do Brasil é vinda de Usinas Hidrelétricas? Atualmente em território nacional nós temos mais de 700 usinas operantes, que geram e distribuem energia elétrica para o país. Mas você conhece os impactos ambientais causados por elas?
Hoje vou falar para vocês dos impactos ambientais negativos oriundos da instalação de usinas, principalmente sobre a Ictiofauna, que depende dos cursos d’água para sobreviverem e são afetados diretamente por esses empreendimentos.
May 23, 2021 • 25 tweets • 6 min read
Olá pessoinhas.
Depois de deixar vcs tristes falando um pouco sobre o desastre do Lago Vitória, hoje vou falar sobre um dos peixes mais incríveis que já nadou nas águas do nosso planeta, o Celacanto!
Primeiramente, o que seria exatamente um Celacanto???
Bem, Celacantos fazem parte de um grupo chamado Actinistia, presente dentro da Classe dos peixes Sarcopterygii, um grupo bem peculiar.
May 21, 2021 • 21 tweets • 6 min read
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre "Introdução de Espécies". Essa é uma das maiores causas de extinções que existem, e hoje eu vou contar um caso pra vocês;
Vamos falar sobre a introdução da Perca do Nilo no segundo maior lago do mundo, e o desastre que isso gerou;
O Lago Vitória é o maior corpo de água doce do continente africano, e um dos maiores do mundo, com mais de 68 mil metros quadrados. Ele se encontra sob a jurisdição de 3 países: Tanzânia, Uganda e Quênia, sendo sua maior parte na Tanzânia;
Apr 26, 2021 • 8 tweets • 4 min read
As BARATAS são IMPORTANTES para o planeta TERRA?
Por mais que sejam animais que causem medo e repulsa em muita gente, as baratas tem um grande papel em processos essenciais para a vida no planeta Terra. Na thread de hoje, iremos pontuar qual a importância destes bichinhos!
Antes de tudo, é importante pontuar que a menor parte das espécies de baratas causa danos ao ser humano. Das cerca de 4600 espécies que existem, menos de 1% pode transmitir doenças ou danificar a agricultura. As outras 99% são "limpinhas" e devem ser preservadas!
Apr 25, 2021 • 8 tweets • 3 min read
QUEM SÃO OS ORTÓPTEROS?
A ordem Orthoptera é composta por gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas. Com algumas exceções, estes animais são conhecidos principalmente por duas características: saltos ágeis para a fuga e locomoção e capacidade de emissão de sons.
Os membros desta ordem estão divididos em duas subordens:
> Caelifera - gafanhotos e taquarinhas
> Ensifera - grilos, esperanças e paquinhas
Existem diversos métodos para capturar insetos no meio ambiente. Porém, assim como eu, certamente muitos estudantes ou biólogos profissionais ficam em dúvida na hora de escolher a melhor armadilha para capturá-los.
De modo geral, dizemos que a coleta pode ser realizada de duas maneiras: de maneira ativa, em que se utilizam instrumentos, como redes e aspiradores, para ir atrás do inseto; e de maneira passiva, em que são empregadas armadilhas, como atrativos luminosos ou alimentares.
Apr 21, 2021 • 10 tweets • 3 min read
🚨 Cientistas apontam fragilidades nas leis ambientais brasileiras na proteção dos riachos de pequeno porte. Segue o fio 👇
Artigo: doi.org/10.1111/1365-2…
Os mecanismos legais que o Brasil dispõe atualmente não protegem adequadamente os riachos. No Código Florestal, a previsão de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de mata ciliar nas propriedades privadas busca salva-guardar os cursos d’água, no entanto, (cont)
Apr 21, 2021 • 6 tweets • 2 min read
Alexandra Elbakyan é uma programadora e Hackativista que acredita que "o conhecimento não deve ser exclusivo para aqueles que podem pagar". Em 2011, Alexandra criou um site chamado Sci-Hub, que consegue piratear quase todos os artigos existentes e disponibilizar de forma grátis.
A Elsevier (uma das maiores revistas científicas) em conjunto com os EUA processaram Alexandra em 15 milhões de dólares, mas ela nunca pagou (e nem pagará) e encontra-se no momento escondida em algum país desconhecido.
Apr 21, 2021 • 7 tweets • 2 min read
Artigo: Como a conversão de floresta em pastagem afeta a estrutura taxonômica e funcional das assembléias de peixes em riachos Amazônicos?