Rafael Oliveira Profile picture
Jornalista pela ECA-USP. Escrevo para @agenciapublica; antes @abraji e @usponline Falo de atletismo, de Corinthians e de realities de vez em quando
Mar 1, 2023 8 tweets 6 min read
Se você já comprou algo feito de madeira, é provável que tenha se deparado com selos que garantem que o produto é 'sustentável'.

Mas tem infrator ambiental ostentando certificação por aí...

Vem entender o #DeforestationInc na @agenciapublica
agen.pub/deforestation1👇 No Brasil, algumas centenas de empresas madeireiras possuem a certificação do @FSC_IC. Em tese, o selo é uma garantia de origem sustentável daquela madeira.
Na prática, ao menos 60 empresas que têm o selo já foram multadas pelo Ibama, num total de + R$ 100 milhões. (+) Image
Feb 14, 2023 4 tweets 2 min read
Para não dizer que não falei das flores:
Em 2020, publicamos na @agenciapublica entrevista com o PM Martel del Colle, processado por ter apoiado o #EleNao e posteriormente expulso da PM em 2021.

Hoje, ele me contou que foi absolvido pela Justiça Militar na 1ª instância! (+) Enquanto vários PMs apoiaram atos antidemocráticos sem grandes consequências, Martel vinha sendo perseguido por se posicionar contra Bolsonaro. A íntegra da decisão (drive.google.com/file/d/1I-AYv1…) é documento importante e histórico (+)
May 2, 2020 5 tweets 2 min read
Há menos de 1 mês, eu, Raphaela, @anjosannab e @obrunofonseca publicamos na @agenciapublica essa reportagem com base em denúncia da Pastoral Carcerária e relatos de presos e de seus familiares.
Hoje, os detentos da unidade começaram uma rebelião (segue)

apublica.org/2020/04/com-sa… Eu tive acesso aos vídeos que o Uol cita na reportagem e estou em contato com familiares da UPP, penitenciária onde está acontecendo a rebelião
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Feb 20, 2020 6 tweets 3 min read
Essa quarta (19), dois moradores da comunidade do Cajueiro, na zona rural de São Luís (MA), receberam ordem de desapropriação de posse. São dois senhores idosos, com mais de 80 anos, que podem ficar sem casa.
Não é a primeira reintegração de posse expedida contra a comunidade 👇 Em agosto do ano passado, cerca de 200 PMs despejaram famílias de 21 propriedades violentamente. Os moradores, que protestaram em frente ao governo, também foram vítimas de violência das forças policiais. O conflito, que começou em 2014, opõe dois atores com forças desiguais: