Intellectual History | Postdoc Universidade Nova de Lisboa @ieltfcshunl @nova_fcsh
May 16, 2021 • 11 tweets • 4 min read
1/ Hoje cedo recebi de um amigo o print desse diálogo. Não sei quem já ouviu falar no A. Vermeule e suas peculiaridades, mas é sintomático que seja tão respeitado entre ex-olavistas que abandonaram o culto e foram recebidos de braços abertos por jornalistas e editores. 2/ Não chega a surpreender. Muitos por aqui, como @jchaloub2 , @MichelePradoBa , @carapanarana e @guipmello costumam alertar para forma fácil com que a grande imprensa comprou a conversão dessas figuras.
A idolatria em torno do Vermeule mostra que a mudança não foi grande.
Apr 20, 2019 • 5 tweets • 2 min read
Em 1971, o embaixador americano William Rountree escreveu um relatório sobre as operações do Esquadrão da Morte. A saber: execuções de prisioneiros comuns, políticos e opositores do regime. O texto ainda menciona, com alguma surpresa, a aceitação popular a essas atividades.
Pois então, em fevereiro desse ano, Bolsonaro indicou Carlos Humberto Mannato como Secretário Especial para Camara dos Deputados da Casa Civil. Mannato foi membro do Escuderie Le Cocq, grupo ativo nos anos 1980 no Espírito Santo e responsável por matar cerca de 1,5 mil pessoas.