Pedro Burgos Profile picture
Professor de Comunicação e Jornalismo @Insper. Antes: @ICFJ, @marshallproj, @gizmodobr. BSB-SP-NYC-CWB-SP.
Nov 25, 2021 6 tweets 3 min read
Pessoas que querem, como eu, que tenhamos mais segurança sanitária no carnaval: infernizem @anvisa_oficial, @minsaude e governos estaduais para acelerarem a adoção (liberação e compra) de auto-testes rápidos de antígeno. É a forma mais esperta para termos alguma normalidade. Porque assim, salvo alguma improvável onda gigante em janeiro, *VAI* ter carnaval, como já temos shows, jogos com torcida, bailes, etc. Não vai ter máscara (a não ser em galas específicas); vai ter aglomeração; pessoas gritando e, digamos, _compartilhando o ar bem pertinho_.
Aug 5, 2021 4 tweets 2 min read
Uma "explosão de casos" de Covid em países suficientemente vacinados não provoca o estrago que provocava. Cientistas e imprensa precisam calibrar o nível de alarme. Países europeus já parecem ter dobrado a curva de casos com muito menos mortes, mesmo com Delta + reabertura. As vacinas estão entregando o que prometiam: transformar a Covid em uma gripe. A mortalidade por caso (não infecção) no Reino Unido caiu perto de 90%.

Jul 2, 2021 15 tweets 8 min read
As prefeituras estão respondendo à reportagem da Folha sobre doses possivelmente vencidas. Todas que vi até agora negam irregularidades.

Belém:
oliberal.com/bel%C3%A9m-n%C… Maringá:

paranaportal.uol.com.br/destaque-1/mar…
Jul 1, 2021 4 tweets 1 min read
Nunca pensei que faria isso, mas o SENADOR HEINZE fez uma pergunta bem pertinente ao estelionatário: "por que você não deu voz de prisão quando recebeu a proposta de propina?" No mínimo prevaricou. Quer dizer, se é que houve pedido de propina, né? Não temos qualquer indício disso no momento, além da "confissão" de uma testemunha não-confiável.
Mar 23, 2021 12 tweets 4 min read
Pergunta honesta: algum país conseguiu ir bem no combate à pandemia sem "violar" a privacidade dos seus cidadãos? Todos os cases de sucesso fizeram coisas que provocariam arrepios em ativistas de privacidade que conheço. Alguns exemplos: 🧵 Na Austrália, empresas como bares e restaurantes mantinham os nomes e contatos dos clientes, e isso podia ser acessado a qualquer momento pelo governo em prol do esforço (bem-sucedido) de rastreamento de contatos.

9news.com.au/national/coron…
Mar 21, 2021 4 tweets 2 min read
Pergunta: alguma prefeitura vem recomendando ativamente para as pessoas que usam transporte público ficarem em silêncio ou falarem baixo, o quanto possível? Pelo que sabemos hoje da transmissão, poderia ajudar.

theatlantic.com/ideas/archive/… Países que fizeram um bom trabalho de rastreamento de contatos não encontraram muitos clusters com origem em ônibus e metrô. E antes que alguém diga, sim, há lotação no transporte público fora do Brasil tb. Dê um google em "Tokyo subway rush hour".

bloomberg.com/news/articles/…
Mar 21, 2021 4 tweets 1 min read
Compartilhei esse post aqui de uma importante imunologista de Yale, em que ela se junta a outros cientistas e pede um esforço internacional, de governos e empresas como Pfizer e Moderna, a lidar com a tragédia no Brasil e a variante P1. Os comentários me incomodam muito. + As pessoas respondem com "Na verdade a gente precisa de ajuda para tirar o Bolsonaro" ou "Mas a gente tinha como comprar Pfizer, o presidente que não quis".

Legal, parabéns por estar com a razão (sort of). Isso não ajuda um nanômetro na situação, inclusive pode desmobilizar. +
Nov 16, 2020 11 tweets 4 min read
Interessante ver o que acontece nas redes de influenciadores bolsonaristas neste momento.

1/ Nos comentários de uma de várias "influencers" bolsonaristas não-eleitas, um monte de gente descobrindo o que é quociente eleitoral. 2/ Rolando também bastante a ideia de que o problema foi a escolha de figuras conservadoras "erradas" (com gente bastante OTIMISTA que seria diferente com outros nomes).

Nov 15, 2020 8 tweets 3 min read
🧵 Em 2018, âncoras do Sinclair Broadcast Group, grupo de 193 estações de TV nos EUA, leram uma estranha mensagem, ecoando críticas que Trump fazia ao viés da "grande mídia". Timothy Burke colou o monodiscurso, e o resultado é meio assustador:

A Sinclair, que tem substituído cobertura local por noticiário nacional, muitas vezes em defesa de Trump, foi bastante criticada por democratas nos EUA.

May 15, 2020 11 tweets 3 min read
Sobre a hidroxicloroquina (HCQ), vou listar aqui os argumentos dos defensores do medicamento, e por que eles acreditam que a ciência ainda não descartou satisfatoriamente a sua utilidade. Thread não é endosso, mas análise de discurso: 1/11 O primeiro é que os _cloroquiners_ defendem na verdade um protocolo específico: o uso de HCQ no início dos sintomas, em conjunto com Azitromicina e Zinco. Os estudos que apareceram até agora não testaram *exatamente* isso.
Mar 9, 2020 7 tweets 2 min read
Acredito mesmo que o Drauzio pense ser irrelevante o crime que levou a pessoa pro sistema prisional. Quem o acompanha sabe que é uma questão de princípios dele. Mas acho que ele e a produção erraram em escolher aquela personagem. Jornalísticamente falando, falta informação + pro espectador julgar a validade da tese ali. "Mulheres trans presas enfrentam preconceito, abandono e violência", diz a chamada. Mas qual é o fator determinante para a situação da Suzy? É bem normal estupradores e/ou assassinos de crianças não receberem visitas.
Feb 12, 2020 7 tweets 2 min read
O que está acontecendo na bolha bolsonarista nas horas que se seguiram ao criminoso ataque contra @camposmello é o que os americanos chamam de "Mover a trave". Pra quem estuda falácias lógicas, é um caso exemplar:

en.wikipedia.org/wiki/Moving_th… Por horas os bolsonaristas compraram inteiramente a acusação do Hans River, em particular a mais misógina. Depois que saiu a reportagem provando a falsidade das acusações, o foco saiu de "favores sexuais" para "inconsistências na matéria da Folha".