Christian Lynch Profile picture
Cientista político e historiador - Editor da Revista Insight Inteligência e colunista do Canal Meio - Criador da tecla SAP que “traduz” com ironia as notícias
NORDESTINA🇧🇷🇵🇸 Profile picture WolfPackⓟ💚10x🏆🇧🇷 Profile picture 2 subscribed
Apr 11 7 tweets 3 min read
TESTEMUNHA OCULAR

Estou aqui no salão nobre da faculdade de direito da USP, vendo o ministro Alexandre de Moraes defendendo tese de titularidade - ao fundo, o Celso Lafer - descendo o pau no populismo reacionário: demagogia, mentiras da a big techs, a União Europeia já tendo reconhecendo o caráter abusivo da sua atuação. Diz que a resistência à regulação vem do fato de ser o Brasil o segundo mercado das redes sociais. Ganha da Índia até em interações. Depois dos EUA, é o Brasil o maior mercado. Daí o lobby contrário é o abuso por elas praticadas, usando sua força nas redes para mobilizar a população com fake news e amedrontar os congressistas, para impedir a regulamentação.Image O presidente da banca pergunta se 1) a tese do candidato não teria sido demasiadamente influenciado pelo fato de ser ministro e estar no olho do furacão, prejudicando a equidistância acadêmica. Pergunta se 2) é possível tratar como coisas identifica WhatsApp e redes sociais públicas como se fosse a mesma coisa, quando a primeira diz respeito à intimidade (serviços de mensageria).
Dec 12, 2023 9 tweets 2 min read
PROGRAMA DE MILEI PARA SALVAR A ARGENTINA

Pequeno resumo das medidas que constam hoje da matéria do Globo de hoje:

1. CONTRATAR A IRMÃ E OUTROS PARENTES Image 2. PULVERIZAR A CULTURA Image
Dec 10, 2023 7 tweets 2 min read
LULA FEZ BEM EM NÃO IR

Ao contrário dos que estão pressurosos para normalizar Milei como um liberal democrata disfarçado de fascista para ganhar a eleição, Lula fez bem de não ir à posse. Milei o esculhambou no estilo da extrema-direita e depois da vitória convidou Bolsonaro. Não chamou outros ex-presidentes brasileiros. Chamou Bolsonaro, como chamou outras eminências da Internacional Neofascista, como Orbán, gente estranha como Zelensky e outros bichos da fauna. Somente DEPOIS convidou o atual presidente do Brasil: Lula.
Dec 7, 2023 8 tweets 2 min read
MADURO INVADE TERRITÓRIO BRASILEIRO

Os maduristas de plantão posam de nacionalistas de esquerda e fazem beicinho porque estou aqui descendo o porrete na canalhada. Agora quero saber qual o nacionalismo desse pessoal. 👇 Image Os nacionalistas de meia pataca defendem a invasão da antiga Guiana inglesa, alegando que as fronteiras foram definidas por uma arbitragem internacional fajuta no tempo em que o imperialismo britânico, mandava e desmandava nos árbitros, que lhe favoreciam por medo ou coação.
Dec 7, 2023 5 tweets 2 min read
O sonho de toda ditadura impopular para se eternizar no poder e não responder por seus crimes é arranjar uma ameaça externa para cancelar eleições com argumento de segurança nacional. Maduro quer uma base americana na Guiana para virar uma segunda Cuba. gy.usembassy.gov/southcom-to-co… Os americanos já começaram a se mexer, para alegria de Maduro, que se fará de novo de vitima do imperialismo para angariar solidariedade continental, fortalecer a ditadura. E pode piorar: quem sabe Putin também não manda os tupolevs para a Venezuela. É o enredo cubano completo.
Aug 22, 2023 11 tweets 2 min read
MILEI E BOLSONARO: DOIS POPULISMOS DE DIREITA MILEI

1. As semelhanças entre o Brasil de 2018 e a Argentina de 2023 são evidentes na crise de legitimidade do sistema político. Os argentinos estão cansados e não sabem a quem recorrer. Terreno fértil para o populismo antissistêmico 2. Na Argentina há ao menos dois agravantes. A economia está pior há mais tempo do que no Brasil da época. Além disso, há o desgaste real da esquerda, que não foi simplesmente apeada, e seu principal líder metido na prisão. Não há “golpe” na crise argentina, ela é orgânica.
Aug 20, 2023 10 tweets 2 min read
O sucesso de Lula decorre em grande medida de sua fantástica plasticidade. Ela reúne o paternalismo de João VI ("rei velho"), o institucionalismo de Pedro II ("magnânimo") e o desenvolvimentismo de Vargas ("pai dos pobres"). É o que há de mais autêntico da nossa cultura política. A massa do povo o percebe no poder como algo cognoscível, algo que ele já conhece, que é familiar. Porque em certa medida as personagens anteriores também se pareciam entre si, e seu sucesso histórico decorreu em parte desse mesmo estilo paternal e conciliador de governação.
Aug 20, 2023 4 tweets 1 min read
LULA E OS MILITARES

Lula tem uma orientação nacionalista moderada; quer para o Brasil projeção continental e mundial. Para isso, precisa, entre outras coisas, de FFAA bem treinadas e equipadas. Não há por que Lula as emparede. O que ele está fazendo é de uma total esperteza. 👇 Enquanto bota um amigo delas na Defesa, mostrando compreensão e proteção, Lula deixa as FFAA apanharem feito judas em sábado de aleluia por sua cumplicidade com o Bolsonarismo. Enquanto a Justiça lhes descobre os podres, Lula a trata a pão de ló com investimentos no PAC.
Aug 7, 2023 10 tweets 2 min read
Sei lá o que esse Zema quer da vida. Mas como historiador confesso que fiquei arrepiado por vê-lo mexer no pacto silencioso que transfere de renda do Sudeste pro nordeste que está de pé desde o tempo do JK. g1.globo.com/pe/pernambuco/… É óbvio que quem não quer melhorar a vida do pobre não vai querer transferir renda pro nordeste. Mas o Zema foi o primeiro a mexer no pilar. Ele questiona um consenso histórico acerca das relações entre as regiões, e pode ser (ou não) um sinal dos tempos .
Jul 29, 2023 20 tweets 4 min read
A “polêmica Pochmann” revela aspectos estruturais do debate ideológico que nada têm que não tem a ver com a qualidade, nem o caráter do Pochmann ou da Simone Tebet.

A primeira delas é o famoso “cosmopolitismo periférico” dos liberais brasileiros. Os cosmopolitas periféricos se veem como “cidadãos do mundo moderno”, mas esse mundo na verdade se resume aos EUA e os outros países que falam inglês. Acreditam que ciência, filosofia e teoria são universais, mas esse universo curiosamente só existe no Atlântico Norte.
Jul 1, 2023 15 tweets 3 min read
Bolsonarismo não tem futuro. Depois de 4 anos se fazendo de Mito, seu líder perdeu, fracassou no golpe, fugiu pra Disney. Não liderou oposição, se encolheu, foi julgado inelegível, vai enfrentar 30 processos. Nem fascista tolera líder tão fraco e cobarde.

www1.folha.uol.com.br/poder/2023/06/… Quem imaginaria que o todo poderoso Bolsonaro, o mito, que traria 1964 de volta, receberia a declaração de inelegibilidade, miando com o rabo entre as pernas, vaiado nos aeroportos, sem nenhuma reação no país? Catatônico!

E vocês acham que esse cara é líder de alguma coisa?
May 2, 2023 6 tweets 1 min read
O X DO PROBLEMA

A Constituição pressupõe uma ordem jurídica submetida aos seus princípios e valores republicanos e laicos.

Big techs criaram um ambiente desregulado onde medra o crime.

O objetivo da PL das fake news é estender a lei e a ordem ao ambiente das redes sociais. Mas a direita reacionária, inimiga da Constituição, crê que seu sucesso recente se deveu justamente da existência de um espaço inacessível à ordem jurídica para, por meio de mentiras, espalhar por mentiras o pânico moral.

Teme que, regulando esse espaço, ela volte a murchar.
Apr 26, 2023 7 tweets 2 min read
Como tem gente com medo da extrema direita! Nem parece que ela está na defensiva, só tomando ferro das forças institucionais, e em vias de tomar outros, com a PL das fake news e na votação do TSE. Aguardem a composição da CPMI para ver o seu grau de isolamento. A extrema-direita tem entre de 10-15 % da Câmara dos deputados. Tem contra si o governo, as presidências da câmara e do senado, e 9 dos 11 ministros do STF, e a maioria também do TSE. Não há eleição à vista. Nesse contexto, nao há Deus das fakenews que que os faça prevalecer
Apr 20, 2023 5 tweets 1 min read
ENTENDENDO O GENERAL GONÇALVES DIAS

Antes de serem legalistas ou golpistas, os militares são corporativistas. O general Gonçalves Dias não agiu contra os militares golpistas do GSI, não porque eram "bolsonaristas", mas por serem "colegas de farda", sempre contra "os políticos", Sempre foi assim em todos golpes. Os militares destacados para combater os golpistas confraternizam com eles ao invés de reprimi-los. Floriano não defendeu o QG contra o golpismo de Deodoro porque militar não atira em outro. A batalha de Itararé não saiu em 1932 por causa disso.
Apr 19, 2023 7 tweets 2 min read
POR QUE A EXTREMA-DIREITA QUER A CPMI? 

As agressões da extrema-direita vivem de uma fantasia: a de que eles não são agressores, mas agredidos; que suas agressões não seriam agressões, mas legítima defesa contra quem deseja  "exterminar" a família no Brasil. Essa fantasia entrou em modo de curto-circuito com a intentona reacionária de 8 de janeiro. Os atos de destruição demonstraram a todos de forma insofismável o caráter agressor da extrema-direita. Desde então ela se perdeu completamente na narrativa, passando à defensiva.
Mar 6, 2023 4 tweets 1 min read
Façamos como o Lula e os portugueses. Deixemos essa cafonice de Elizabeth e Charles. Vamos aportuguesar o nome dos monarcas. O uso histórico é EXATAMENTE o oposto em quase todos os países. Ninguém fala Friedrich o grande, Piotr o grande, Vittorio Emmanuelle II, etc etc. Em todos os países os nomes dos monarcas -são vertidos para os seus. Mesmo no Brasil
Nov 21, 2022 4 tweets 1 min read
O PLANO DO GOLPE

O gado ficará na porta dos quartéis até o dia da posse. No dia 01/01, os militares sairão em apoio dele. Milhões impedirão a posse de Lula. No alto da rampa, os 3 comandantes da FFAA devolverão a faixa a Bolsonaro, que decretará a ditadura e fechará o STF. Todos os comunistas foram enganados. Desde o início havia uma conspiração. Lira e o centrão fingiram aderir. Bolsonaro, genial, ficou quieto e simulou depressão para não levantar suspeitas. Lula, coitado, volta para a prisão, enquanto Moraes será julgado por um tribunal popular.