C MenesesOliveira.pt 🇺🇦 Profile picture
Jun 9, 2021 7 tweets 2 min read
1. O número de casos COVID continua a subir, como esperado. É uma doença grave q condiciona uma ocupação por si só de mts camas UCI por doentes críticos q a medicina trata razoavelmente. A crise de esmagamento dos recursos (Fev) não voltará. Dtes intratáveis (Abril) não voltarão. 2. Há mts doenças graves. Poucas transmissíveis e uma que causou uma crise humanitária há meses. A vacina resolveu a crise humanitária e está às portas de resolver a crise de saúde pública.
Mar 10, 2021 5 tweets 1 min read
1. Nos US e UK, a caminho de vacinarem 1% da população por dia ainda em Março, a soma vacina + curados impedirá nova vaga com significado médico (sem mutação) a partir de Maio, quando os frágeis estiverem vacinados. Os frágeis não são isoláveis, mas são vacináveis. 2. A recuperação da economia dos US será rápida quando as pessoas perceberem q a doença passou a matar pouco. Ocorrerá antes da UE e Ásia, onde a vacina chinesa falhou. Nos US em Abril, vida “normal” ainda não, mas o sol está de volta.
Mar 10, 2021 14 tweets 3 min read
Um COVID sintomático, passados X dias, se assintomático, cumpre critérios de cura mau grado o RT PCR, pois sabe-se q não há particulas virais viáveis. Está curado. Não tem COVID. Apanha-se um tipo qq, sem sintomas, é RNA positivo e é “infetado assintomático”. Não “é ou foi”. É. E não me refiro a critérios epidemiológicos, de segurança. Refiro-me ao seu uso para estudar a dinâmica da transmissão. Não sei se nasci 200 anos tarde de mais ou 200 cedo demais.
Mar 8, 2021 4 tweets 1 min read
1. O grande debate continua no ocidente incompetente: Abre ou fecha tudo? Fecha ou abre tudo? Devar ou devagarinho? No totobola ainda havia o X. Isto entre hospedeiros, pq o vírus não entra na conversa (Transmite-se. É o q sabe fazer.). 2. Na Alemanha o debate é mais lúcido. O jornal Handelsblatt diz q uma fonte secreta no gov. insiste q a vacina da AstraZeneca só é eficaz em 8% dos idosos. Merckel recusa ser vacinada com essa vacina pq é idosa. Agora o jornal recua, mas há 1.4 milhões de doses q ninguém quer.
Mar 3, 2021 5 tweets 1 min read
2. TODOS os vírus sofrem mutações. Este menos q outros. Quem se lembraria de não contar com a emergência de novos genótipos? Bom...só quem se lembrasse de navegar à vista, reagindo só em vez de proativamente planear/adaptar. 3. O SARS CoV 2 tem sido tido como uma zoonose em processo de adaptação ao Homem através da seleção das mutações mais competitivas entre estirpes. Em pandemia é certo q as mutações q favorecem a transmissibilidade são seleccionadas, mas não é certo q as menos virulentas o sejam.
Jan 29, 2021 8 tweets 2 min read
1. Uma coisa para os q estão convencidos que a única solução de saúde é um SNS à portuguesa ou inglesa em que os médicos e outros profissionais de saúde são todos assalariados do estado. Trabalhei quase um ano na Bélgica e o meu filho nasceu no Hôpital Erasme, onde eu trabalhava. 2. Lá, mal cheguei, tive de escolher uma seguradora. NÃO, nunca paguei o seguro. Quem pagava à seguradora era o governo Belga, em tudo o q achava q devia cobrir. Tds os doentes têm no seu tlm o telefone do seu médico de família a quem ligam. Ele atende pq não quer perder doentes.
Jan 29, 2021 10 tweets 2 min read
1. Os doentes COVID ou suspeitos vão às urgências hospitalares porque temem q a sua doença seja grave e tenham de ficar internadas. Na COVID o sinal de gravidade mais comum (sensação de falta de ar / fadiga) é menos fiável q noutras doenças. Tem de ser um médico a ver o doente. 2. O médico, não o próprio doente, procura (na COVID) 4 sinais simples (simplificando): A) O oxigénio está baixo no sangue do doente? B) O “trabalho respiratório” é excessivo para o oxigénio estar bem (vai cansar-se em horas e depois o oxigénio baixa)? C)...
Jan 28, 2021 4 tweets 1 min read
1.Há escassos anos (durante o mandato de Passos) apercebi-me q, tal como em Sá Carneiro o assumir da separação com a esposa teve um impacto cultural, com Passos o não receber Salgado teve um impacto cultural. Nesse mandato tornou-se claro q a questão direita-esquerda perdeu valor 2. Fui (e sou) crítico desse mandato, mas por motivos diferentes dos ideológicos (éramos semi-govrrnados por estrangeiros e tirá-los de cá era o objetivo de Passos). Foi aí q percebi q a mitomania do polvo PS / CPM eram a face visível, não da corrupção inevítável, mas da “rede”.
Jan 27, 2021 4 tweets 1 min read
1. Continuo convencido q a pandemia estará em espiral de resolução no fim da primavera. Não é porque a SANOFI francesa vai iniciar a produção de vacinas, juntando como previsto a sua máquina industrial ao resto do ocidente. É por más razões (catástrofe sanitária em curso). 2. A catástrofe sanitária em curso mata e debilita, mas imuniza os sobreviventes. A propagação viral à solta, com mtos infetados não reconhecidos, cria imunidade talvez semelhante à vacina. Se 25% da população for infetada, a imunidade de grupo para os sobreviventes é relevante.
Jan 27, 2021 9 tweets 2 min read
2. Os militares comungam, em termos de prever cenários e gerir riscos, da situação descrita pelos pilotos de aviação. Um explicava há anos: a aviação é complexa como os hospitais, mas nós vamos DENTRO do avião. Isso muda mto a perspetiva do gestor de risco 3. Não espantaria um militar a carta q escrevi a Graça Freitas no início de março para liderar uma equipa de observação e ajuda à lombardia. Não era só solidariedade europeia. Era uma missão de observação. Foi recusada, da forma habitual
Jan 17, 2021 6 tweets 2 min read
Sócrates levou a economia à bancarrota, chamou a Troika e fugiu. Costa e Marcelo levaram o país a uma crise humanitária e só não chamam uma Troika pq para isto não há. Temida grita que agora é cada um por si. A economia vai de seguida. Portugal foi parcialmente protegido da pandemia por ser pobre. O vírus segue a mobilidade das pessoas e os dados, onde há dados, documentam que os países mais desenvolvidos são mais atingidos e mais cedo. PT deve ser comparado com a Grécia ou países senelhantes. Não a Holanda.
Dec 17, 2020 4 tweets 1 min read
Disse-o no passado e insisto: misturar doentes COVID positivo geradores de aerossois, com doentes não COVID, sem suspeita de serem COVID, dias a fio, alegando minudências formais (“o circuito”) é crime. O dte entra sem pneumonia por TAC, sem clínica ou laboratório sugestivos, com uma explicação clínica clara para as suas queixas, fica um ou dois ou três dias misturado com COVIDs a fazerem aerossois (VNI), vem o teste negativo confirmado / reconfirmado, vai p a enf limpa e...
Dec 4, 2020 6 tweets 1 min read
O número de COVIDs nosocomiais (pessoas q vão ao hospital por outra coisa e são infetados pelo COVID no serviço de urgência) continua a crescer. Ninguém planeia nada com competência numa doença que está entre nós desde Março. Incompetência grosseira. Do ponto de vista ético, com meses e meses para planear, um hospital q deveria dedicar a assistir quem está doente ser causa evitável de propagação de doença infecciosa relevante, é grave.