Caio Almendra Profile picture
12 Feb 20
Em março de 1968, um navio saiu do porto de Baltimore com destino ao Rio de Janeiro. Ele nunca chegou ao seu destino mas mudou a história da música de uma ilha em Cabo Verde, graças a um revolucionário marxista

Segue o fio.
Entre as muitas cargas do navio, havia um container com sintetizadores que seriam parte de uma exposição no Rio.

Ninguém sabe o que aconteceu com o navio. Ele "virou fantasma" e ficou à deriva por meses.
Até que chegou à ilha de São Nicolau, no Cabo Verde, sem tripulação alguma. A guarda costeira e polícia local confiscou quase todas as cargas.
Read 8 tweets
29 Jan 20
Vou escrever uma thread sobre essa polêmica do "acabar com a família". Mas, antes, aquelas "considerandas":

Eu tenho certeza que tenho os mesmíssimos valores e objetivos que a pessoa que estou criticando. É uma questão de como atingir esses objetivos. E eu discordo da tática.
Primeiro, uma consideração central sobre isso tudo.

Para se mudar o discurso público, não há uma questão de radicalismo vs moderação. O discurso moderado chega na mesa de debate derrotado, diminuindo os próprios valores. Porém, a mera radicalidade do discurso não basta.
Um discurso é capaz de mudar a conversa quando ele não negocia seus valores e consegue se colocar como o senso comum. Para isso, ele precisa se apresentar como razoável, ser enquadrado como lógico, justo, humano.

Isso não significa ser menos radical, muito pelo contrário.
Read 19 tweets
4 Jan 20
Vou aproveitar a milionésima resposta da @safbf sobre a acusação tosca de "socialista de Iphone" para discutir algo mais produtivo:

Quando passamos a considerar tabu falar sobre nossos salários? E por que?

Segue o fio.
Um punhado de sociedades mundo e história afora tinham pruridos em comentar sobre os salários recebidos. O Japão Medieval e alguns momentos da Grécia e Roma Antiga são exemplos. Mas salários são assuntos comum na Bíblia e nas Crônicas Anglo-Saxônicas.
Na história recente, a tomar pela literatura dos séculos XVII e XVIII, contar aos amigos e colegas o próprio salário era algo muito comum. Charles Dickens, Victor Hugo e Machado de Assis escreveram passagens onde personagens trivialmente contam quanto recebem. Com naturalidade...
Read 18 tweets
29 Dec 19
Por motivos óbvios, eu não queria falar sobre a fala estapafúrdia de Lula de que Junho de 2013 foi uma armação da CIA.

A fala mimetiza o pior da extrema-direita que afirma que petistas só defendem o PT em troca de mortadela.

Mas estamos errando no combate a esse terraplanismo.
Primeiro, devemos nos perguntar: qual o objetivo de Lula em fazer essa fala?

Bem, existem objetivo endógenos, pequenos, como a excitação da própria base, a rejeição de qualquer espécie de autocrítica petista e do reconhecimento que a derrota do PT tb é consequência dos seus atos
Mas todo discurso político absurdo tem um objetivo exógeno, ou seja, toda vez que um absurdo é dito há um objetivo de tornar o absurdo algo dizível e, portanto, algo menos absurdo.

Eu falo uma sandice jamais dita e ela se torna uma sandice dita uma vez. Repetidas vezes e...
Read 10 tweets
23 Dec 19
Uma amiga australiana postou uma foto em Sydney com uma máscara para respirar em meio à fumaça e eu passei uma boa parte da semana pensando no assunto.

Não estamos discutindo o aquecimento global o mínimo do razoável e com o mínimo de tempo razoável ao assunto. Segue o fio.
Uma notícia ou outra sobre os coalas ou sobre o recorde de temperatura chega aqui, mas parece muito pouco se comparado aos relatos na imprensa local.

A situação é apocalíptica. Mesmo.
Desde que começaram os incêndios na Austrália, no mês passado, um quinto das reservas florestais do país queimaram. Ou seja, um em cada cinco metros de floresta protegida do país pegou fogo.

A fumaça mudou a rotina do país.
Read 21 tweets
11 Dec 19
Hoje, saiu uma "boa" notícia sobre o aquecimento global. Tem haver com a concentração de metano na atmosfera. Segue o fio.
Ao longo de todo ano, cientistas tentaram descobrir de onde vem o metano que entrou a mais na atmosfera. Ao longo de 2019, quebramos várias vezes o recorde de metano, um dos mais perigosos gases do aquecimento global.
O metano(CH4) é um gás resultado da digestão de micro-organismos. Ele retem mais de 20 vezes o calor que o gás carbônico retem.

Suas principais origens são a pecuária, indústria e plantações alagadas, como a de arroz. Água mais matéria orgânica em decomposição gera metano.
Read 12 tweets
28 Nov 19
Acho que esse assunto não recebeu nenhuma atenção no Brasil mas é bem sintomático do mundo que está sendo construído pela extrema-direita ocidental.

É sobre como a migra criou universidades falsas para prender imigrantes.
No início do ano, foi votado no congresso dos EUA um aumento para a verba da ICE, a polícia migratória de lá. Apenas o punhado de socialistas, sociais-democratas e progressistas votaram contra.
E ainda assim o partido democrata tentou reprimir esses progressistas por esse voto. O argumento é que os campos de concentração da ICE só existiam e maltratavam imigrantes porque havia falta de fundos. Cinismo que segue.
Read 10 tweets
29 Oct 19
"Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe. Especialmente vocês mulheres, né?", disse Jair Bolsonaro hoje, em referência ao príncipe Mohammed Bin Salman, da Arábia Saudita.

Vamos ver a ficha corrida do príncipe encantado do presidente nesse fio: 1/7
- Genocídio no Iêmen, com centenas de milhares de mortos, bombardeios de crechês, escolas e hospitais.
- Perseguição a cristãos, judeus e outras minorias religiosas.
- Corrupção galopante, povo na miséria e príncipe em palácios.

2/7
- Financiamento de terroristas e desestabilização da região.
- Ranking 141 entre 144 países para direitos das mulheres.

3/7
Read 7 tweets
25 Oct 18
Deve ter escapado a muita gente por aqui mas essa semana nos EUA ficou marcada por tentativas de atentado a bomba contra políticos e imprensa opositora ao Trump. A casa dos Obamas, dos Clintons e a CNN foram exemplos.
O maior suspeito são apoiadores de Trump, que desde o começo de sua presidência, mandam ameaças de morte para esses alvos. O caso é bem documento nos EUA, em especial pelo FBI.

Os supremacistas brancos são os maiores terroristas dos EUA e apoiam Trump.
Assim como Trump incentiva a violência contra a imprensa e opositores, Bolsonaro também faz. A Folha de São Paulo pediu proteção policial para proteger jornalistas que denunciaram o caixa dois de Bolsonaro para campanha via WhatsApp.
Read 6 tweets
11 Oct 18
Acabaram de me alertar sobre o uso que a campanha do Bolsonaro fez de SEO, search engine optimization. Talvez uma das tecnologias mais simples em jogo nessas eleições...
No mês passado, Mourão, o vice de Bolsonaro, resolveu confessar que quer acabar com o décimo terceiro salário. Esse foi um baque e tanto para a campanha de Bolsonaro. É uma proposta impopular e Bolsonaro quer fingir que não vai fazer isso. Como esconder a merda do Mourão?
Mas, bem, aí entra o excelente uso da internet que a campanha de Bolsonaro faz e o SEO. SEO, "otimização de máquinas de buscas", são técnicas que garantem que máquinas de busca(ou seja, Google e Youtube) priorizem o conteúdo que você quer.
Read 5 tweets
30 Sep 18
Eu acho que isso aqui não está sendo noticiado o suficiente: um dos principais candidatos do PSL tentou dar um golpe de estado, em conluio com um juiz.

terra.com.br/noticias/eleic…
A história é a seguinte. Major Olimpio, quarto colocado nas pesquisas ao senado de SP e um dos poucos que podia visitar Jair Bolsonaro no hospital, resolveu entrar com uma ação civil pública questionando o uso de urnas eletrônicas.

Mas ele não entrou com a ação em São Paulo
Ele preferiu entrar com a ação em um juizado especial federal em Formosa, Goiás. Qual a relação que Major Olimpio tinha com a aprazível comarca de Formosa? Nenhum.

Segundo consta, ele foi à cidade pela primeira vez na vida para protocolar essa ação.
Read 9 tweets