Caio Almendra Profile picture
Sulameriqueiro e brasiliano. O don draper das drogas. Editor de Opinião do @TheInterceptBr Escritor de longos textos no https://t.co/4qfzWUBJi4
2 subscribers
Jun 13, 2023 9 tweets 2 min read
Tentei assistir mais uma entrevista de alguém da esquerda sobre inteligência artificial e percebi uma dissonância completa.

O capital fala de IA como ganho de produtividade e dinheiro.

A esquerda como perda de trabalho(e ganho de tempo se vier uma revolução).

E algo falta:

+ Ninguém fala dos benefícios humanos. Ambos falam de trabalho e tempo. Algum debate sobre criatividade ou não. E só.

Ex:ChatGPT é um tradutor universal. Existem diversas IAs que transformam áudios em textos. E IAs que leem textos, claro.

Ou seja, estamos a um pulo do Star Trek.+
Jun 12, 2023 11 tweets 2 min read
Existe um livro, acho que ainda não traduzido, chamado A Retórica da Reação, do estudioso da América Latina Albert Hirschman.

Ele lista três táticas do discurso de direita: perversidade, risco e futilidade.

Achei curioso como nós de esquerda reproduzimos parte desses clichês.
+ O discurso da perversidade é a ideia de que lutar por X atinge apenas o oposto de X. Lutar por melhores salários gera automação, protestar contra violência policial fortalece o poder político e impunidade da política e etc.

+
Jun 11, 2023 6 tweets 1 min read
A quantidade de gente falando que o Unabomber era de esquerda me faz pensar no quão pouco entendemos o conservadorismo.

Ted K era um radical de direita, virulentamente anti-comunista, anti-socialista e anti-liberal.

Mas, como boa parte do conservadorismo, ele era ecoligicista.+ O radical "conserva" não está simultaneamente presente em conservadorismo e em conservação por acaso.

Em sua origem, e em muito do conservadorismo atual, há um apelo anti-moderno na ideologia do conservadorismo.

Inclusive, isso se reflete na imagem que o Ted K tinha do passado+
Jun 11, 2023 4 tweets 1 min read
Vocês virão que na Coreia do Norte uma banda militar foi obrigada a tocar em homenagem ao Kim Jong-un no sol forte por horas, até membros da banda desmaiar? E que eles não foram socorridos, ficaram lá desmaiados enquanto a banda tocava a homenagem?

Ih, não, foi na Inglaterra. Essa é uma piada assumidamente traduzida. Eu não fazia isso mas o Elon Musk acabou com o botão de tradução do Twitter.

May 25, 2023 10 tweets 2 min read
Precisamos ser suficientemente claros sobre o que aconteceu ontem.

Lula foi eleito com uma coalizão frágil e, ontem, a parcela moderada do petismo rifou a esquerda, esfacelando a coalizão.

Quem sai forte dessa é o Lira, o Centrão e o bolsonarismo. Essa é a "realpolitik".+ Os moderados da coalizão estavam tão presos a Sonia Guajajara e Marina Silva quanto o PSOL estava preso ao Alckmin.

Essa rachadura não fortalece ninguém na coalizão, ela fura o barco em que todos estavam. Se alguém acha que Lira não vai aproveitar e partir pra cima, tá louco.+
May 24, 2023 6 tweets 1 min read
O Brasil tem 220 milhões de cabeças de gado. Com a retirada de apenas 40% do esterco, é possível produzir 130 milhões MW/h por ano.

Um terço de toda energia que consumimos.

A tecnologia é da Embrapa e reduz a emissão de metano na atmosfera.+ A conta ainda leva em consideração a tecnologia de 2011. De lá para cá, e principalmente após implementada, a eficiência aumenta a cada ano.

Isso só com boi. Também é possível usar com suínos, aves e até dejetos humanos.

E poderia fazer parte da estratégia da Petrobrás.+
May 23, 2023 5 tweets 2 min read
É difícil fazer cálculos econômicos sobre Belo Monte mas qualquer conta mostra que os ambientalistas estavam corretíssimos.

A usina custou 40 bilhões de reais. E gera 4517 MW por ano. O Parque Solar Nova Olinda gera 292 MW, 1/15, mas custou apenas 1 bilhão de reais.+ Apenas em energia elétrica, as usina solar é mais de duas vezes mais eficiente.

Isso sem contar nos danos que Belo Monte causou a economia local, a vida dos ribeirinhos e indígenas, ao ecossistema.

Pense nisso na próxima vez que meter um "ecochatos atrapalham o Brasil".
May 21, 2023 5 tweets 2 min read
Em seu recente artigo Deixem Os Bancos Queimar, @yanisvaroufakis tem uma proposta humilde e singela, em especial simples para um Brasil, que tem um dos sistemas bancários mais avancados do mundo: a conta Pix CPF.

Ninguém mais precisaria de banco, todos teriam uma conta online.+ A ideia é simples: ao invés de ter que abrir uma conta no banco, todos teriam uma conta digital administrada pelo governo e acessável via PIX.

Ela não pega emprestado, não paga juros, não cobra administração. Ela só movimenta dinheiro e nada mais.

Mas o impacto é imenso.+
May 20, 2023 6 tweets 1 min read
Existe uma posição curiosa sobre Lula mediar a paz na Ucrânia, que é afirmar que ninguém o ouvirá e o Brasil sairá isolado.

O erro é no próprio pensar da comunicação política, e na unicidade das nações.

Todos os países são divididos em suas posições políticas. + A guerra encareceu o petróleo e o gás e com isso angariou rejeição em todo mundo, em especial na Europa.

Mas, claro, também é apoiado por parte significativa dos países. Em especial, a posição a favor da continuidade da guerra mobiliza aparatos repressores e ideológicos.+
May 18, 2023 5 tweets 1 min read
A sensação é de que a esquerda precisa falar, e muito, sobre o desalento(não o mero desemprego mas a incapacidade de entrar no mercado se trabalho).

Se não houver produção, em todos os níveis, do acadêmico à agitação, ficaremos nas mãos do neoliberalismo e bolsonarismo.+ Há não tanto tempo, quem passava na rua dizendo "tá vendo essa pessoa sem trabalho? É porque não quer trabalhar!", era velho reaça viúva da ditadura.

Agora, essa lógica começa a penetrar todos os cantos.

Enquanto isso, a automação vai destruindo mais e mais empregos.+
May 18, 2023 5 tweets 1 min read
É esperado, mesmo que aterrorizante, que após tantos anos sob a subjetividade neoliberal, surja um discurso de um amor sem cuidado, sem zelo, sem ajuda.

O que essa pessoa faz por mim? O que eu ganho nesse contrato? Quais as obrigações e remunerações?

É distópico mas natural.+ E isso vale para discurso anti-natalista, vale para esse papo de que desempregado não deve namorar e para esse horripilante texto gringo(que reflete algo comum aqui também):

refinery29.com/en-us/therapy-…
May 4, 2023 7 tweets 2 min read
O punitivismo professa que "uma pessoa que comete um crime leve e não é punida vai cometer um crime mais grave depois". Se não punir exemplarmente furto, vira assaltante e depois latrocida.

Isso é estatisticamente mentira para crimes comuns. Mas verdade para a coisa pública.+ Ou seja, uma pessoa que comete furtos não costuma escalar para roubo armado. Ninguém "fica confortável" com furtos, que são crimes com altas taxas de punição risco, adrenalina.

Diferente é o crime organizado. Esse são crimes em eterna expansão, uma tomada da coisa pública.+
Apr 13, 2023 6 tweets 1 min read
Durante a campanha, quando Lula falou timidamente de aborto ser uma questão de saúde pública e não de polícia, rapidamente surgiu a galera do "essa pauta atrapalha".

Olhem os EUA agora: os republicanos reverteram a decisão que legalizava o aborto. E se fodem eleitoralmente.+ O cenário, claro, é mais complexo do que caberia num tweet.

Mas após anos tendo direito a aborto garantido, a retirada dele passou a ser muito impopular. Mesmo entre conservadores.

Isso foi suficiente para reverter uma vantagem "geográfica" dos republicanos.+
Apr 12, 2023 6 tweets 1 min read
Absolutamente estéril a discussão se foi a privatização que fez o tráfico corromper funcionários do aeroporto.

Os maiores traficantes do mundo são estatais: CIA e DEA.

Os maiores traficantes do Brasil também: polícias e forças armadas.

Não é a forma jurídica, é o capitalismo. Existe na história política de repressão às drogas que funciona? Existe.

Penso em duas óbvias. Os países islâmicos de fato tem baixíssimo consumo de álcool. E quando Mao assumiu o vício em ópio na China chegava a 30%(fruto do imperialismo da Guerra do Ópio) e hoje é quase zero.+
Mar 29, 2023 4 tweets 1 min read
Um crime não aconteceu e não pode ser punido, se sua execução não começou. Comprar um carro para assaltar um banco não é crime.

Se a Gabriela Hardt antecipou o pedido de prisão para coincidir com a declaração do Lula("foder com o Moro"), ela fez uma cagada que beneficiou o PCC.+ E não foi qualquer cagada. Foi uma CAGADA FENOMENAL, ESPETACULAR, INACREDITÁVEL.

Ela atropelou a competência do Judiciário de SP. Para decretar uma prisão ILEGAL. E, com isso, divulgar ao PCC que estava sendo investigado e como.

Um juiz do PCC não o conseguiria ajudar tanto.+
Mar 29, 2023 4 tweets 1 min read
Eu tenho um tio que é muito gaiato. Na verdade, ele é 1,90m e 140kg de xingamentos e palhaçadas, a pessoa mais engraçada que conheço.

Ele tem um restaurante em Olinda. E por anos, chamou a prefeita, que ele adorava, de "minha gostosa" toda vez que ela ia ao restaurante.+ A prefeita respondia como "Piauí(o apelido do meu tio), seu baitola!". E se davam abraços carinhosos e efusivos.

Um dia, meu pai presenciou a cena e se escangalhou de rir. E meu pai... bem, ele é engraçado do jeito dele mas se leva muito a sério. Muito mesmo.+
Mar 29, 2023 5 tweets 1 min read
A carne de reator(eu gosto desse nome) tem tudo para ser uma péssima ideia. Consome uma quantidade gigantesca de energia. E ainda está há década de emular minimamente a fibra da carne(basicamente, ela produz carne em pó... eu já provei).

Banir a pesquisa, contudo, é engraçado.+ Eu acho que é uma pesquisa fadada ao fracasso. Não convence veganos e vegetarianos. Não é ecologicamente viável. É caríssimo. E sai ruim.

Se fosse um banimento para evitar desperdícios de recursos era uma coisa. Outra completamente diferente é banir por "tradição culinária".+
Mar 28, 2023 34 tweets 6 min read
De todas as coisas que o David Graeber produziu, a mais instigante p a mim não foi escrita(e olha que eu li quase tudo) mas uma parte de uma palestra sua sobre tecnologia.

A tese era simples e contrária ao senso comum: comparado ao séc XX, o avanço tecnológico está freando.+ Tem que esvaziar muito a xícara da ideologia para entender seu ponto.

Graeber partia muito de um ensaio do Mark Fisher ("On Flying Cars and Broken Promises"), isto é, da ideia de que ouvimos a promessa de carros voadores (rs) e nunca a recebemos.

O singelo escondia muito.+
Mar 28, 2023 18 tweets 4 min read
Minha opinião mais esquisita sobre a internet e os movimentos de extrema-direita é que "Loss" foi um precursor do Gamergate.

| |!
| | |__

E eu sei que isso é papo para 1% da timeline mas acho que ele nos ensina algumas coisas que valem ser pensadas. Espero ser sucinto.+ Loss foi um meme que começou como uma resposta a um quadrinho online.

Era um quadrinho bobo sobre jogo nerds de videogame. Apesar de ser uma representação do autor do quadrinho, personagem principal era um abobalhado e representado como abobalhado, bizarro, alguém a não ser.+
Mar 27, 2023 10 tweets 2 min read
Essa é a melhor crítica que li até agora do hype das IAs generativas.

Elas são burras. Elas são papagaios. A questão, porém, é outra: o trabalho imaterial("intelectual") contemporâneo é igualmente burro.

A maior dor é que o David Graeber morreu logo antes desse hype das IAs.+ Graeber era o melhor dos nossos tecnocéticos. Mas também concordava na burrice do trabalho contemporâneo, no quanto as corporações nos prendiam a rotinas idiotificantes.

Emails desnecessários, burocracias, rotinas, processos. Uma grande estrutura emburrecedora.+
Feb 26, 2023 5 tweets 1 min read
Um dos argumentos resilientes apesar de apodrecidos em defesa da monocultura é que ela seria "mais eficiente". A questão é uma só: eficiente em que?

Eficiência no capitalismo é lucratividade. Menos custo, mais lucro. E só.

Se eficiência for isso, o planeta acaba.+ O aquecimento global nos exige pensar eficiência por outra lógica.

Um cultivo é eficiente quando produz mais nutrientes, consumindo menos água, fertilizantes e terra.

E quando fazemos essa conta, a monocultura é bastante ineficiente. A agroecologia é a mais.+