Cassiano Pereira de Farias Profile picture
O que se deseja na juventude se obtêm com abundância na velhice.
Sep 11, 2022 5 tweets 1 min read
1. "Nada menos que 50% da despesa primária da União são feitas em rubricas que favorecem diretamente os idosos: aposentadorias e pensões".

2. "A despesa pró-idosos cresceu 92% acima da inflação entre 2002 e 2012. Em termos per capita, o crescimento foi de 72%". 3. "do total de indigentes no Brasil no ano 2000, 44,8% tinham até 15 anos, enquanto apenas 1,9% tinham mais de 65 anos."

4. "metade das crianças vive em domicílios que estão abaixo da linha de pobreza de US$ 4 por dia, e outros 30% vivem em famílias vulneráveis".
Sep 8, 2022 6 tweets 2 min read
Outra história interessantíssima é a da esfera manuelina. Diz um cronista que D. Manuel, ainda jovem e sem filhos, recebeu do pai a esfera como divisa. Repare a frase inscrita no listel (v. Salmo 36), cuja primeira palavra é "Spera". Quase um jogo de palavras: "Spera" e "Sphera". Image À esfera se dava um sentido religioso: esperança. Junto a este sentido, uniu-se um outro, derivado do pensamento grego, isto é a esfera como figura do ser, da perfeição e da eternidade. São estes atributos de Deus. A esfera, então, simbolizava, também, Deus.
Sep 7, 2022 4 tweets 1 min read
A melodia do nosso Hino Nacional é da época do Império. Soldados brasileiros no Paraguai lutaram e morreram ouvindo essa música, que costumava ser executada nos campos de batalha. Como a melodia não tinha letra nem nome oficial, o povo batizou-a de "Ta-ra-ta-ta-tchin". Uns dez dias após a Proclamação da República, houve uma cerimônia em frente ao Palácio do Itamaraty. Povo e tropas da Marinha se reuniram. A banda militar tocou a Marselha e algumas marchas militares, mas, como o povo não se animava muito, houve uma sensação de constrangimento.
Sep 7, 2022 4 tweets 1 min read
O Sete de Setembro marcou a minha vida. Por vários anos, eu era patrioticamente despertado do berço esplêndido pela Força Aérea Brasileira, que, por meio dos seus ligeiros caças, rasgava o céu aos berros, mais parecendo gritar a mim o verso dum famoso poeta: "Levanta-te, animal!" Mas o poeta era português e a Força Aérea bradava a independência desde o Ipiranga até o céu. Então do sono eu passava à perplexidade. Independência escorada num português? Aviões num rio? O brado foi do pulmão do povo ou das turbinas dos caças? D. Pedro inventou o avião?
Sep 6, 2022 5 tweets 2 min read
Que mais pode ser dito sobre esse sociólogo? Aqui mesmo no Twitter — e fora dele —, ele já chamou traficante de "jovens varejistas". Não foram palavras de momento. Luiz Eduardo Soares é notório defensor da legalização das drogas e do desencarceramento em massa. Justamente por manter-se tão obstinado nessas posições há pelo menos uns 30 anos, ou seja, desde que o narcotráfico passou a se firmar no Brasil, o sociólogo, que já havia sido um estatístico do Brizola, progrediu cada vez mais na vida. Mas recordemos alguns fatos sobre o homem.
Aug 24, 2022 5 tweets 2 min read
REVIRAVOLTA INESPERADA

Esta foto, que é da fachada dum antigo açougue da Bahia, foi tirada no fim do séc XIX ou início do séc. XX. Está no livro "Os africanos no Brasil", de Nina Rodrigues. A frase no pórtico, na língua iorubá, é "KOSI OBÁ KAN AFI OLORUN". Uma tradução popular da frase é "não há um rei maior que Olórun", embora "só há um rei que é Deus" sirva como alternativa. Tornou-se quase um lema de adeptos de religiões afro-brasileiras.
Aug 23, 2022 5 tweets 2 min read
Na história do Brasil, segundo me parece, "modernização" e "revolução" sempre caminharam juntas. Cronologicamente, primeiros vieram os liberais, depois os positivistas e, por último, os comunistas. Cada um portava uma luz contra as trevas do atraso — religião, costumes... Cada um desses grupos sempre teve o hábito de olhar a nossa história com desdém e, buscando identificar a origem duma anormalidade que precisava ser eliminada, tentaram implementar a sua solução para o nosso progresso final. Todo o resto era classificado como "força do atraso".
Feb 12, 2022 5 tweets 1 min read
Volto ao assunto. Creio que serão úteis ao leitor mais duas palavras.

Hayek, em "O caminho da servidão" — e note bem: a primeira edição inglesa é de 1944 —, escreveu todo um capítulo intitulado "AS RAÍZES SOCIALISTAS DO NAZISMO". Juliana não é do Partido Novo, que é liberal? Pelas palavras da Juliana, Hayek seria mais um "negacionista" da mesma índole do Olavo de Carvalho e um livro como "O caminho da servidão" mereceria a lata de lixo. Que semelhante idéia seja conseqüência necessária de uma coisa dita por uma militante liberal soa bem exótico.
Feb 11, 2022 9 tweets 3 min read
1. "Equiparar o comunismo ao nazismo é uma manipulação negacionista típica do acervo olavista". Essa equiparação já surgiu nos anos 50. Ver, p.ex, "As origens do totalitarismo". Arendt era uma manipuladora negacionista ou uma olavista "avant la lettre"? 2. Como podemos concluir a partir do trecho abaixo, o calafrio que alguns sentem diante da equiparação entre nazismo e comunismo é mais que notório na bolha marxista, uma reação que, no meio acadêmico, era comum na década de 80. Image
Feb 10, 2022 7 tweets 2 min read
"Só há um meio para encurtar, simplificar, concentrar as terríveis dores da agonia da velha sociedade e as sangrentas dores do nascimento da nova sociedade, só um meio: o terror revolucionário." (Karl Marx, "Vitória da Contra-Revolução em Viena") "A violência é a parteira de toda sociedade velha que está prenhe de
uma sociedade nova. Ela mesma é uma potência econômica." (Marx, "O Capital", Livro I, c.24)
Feb 8, 2022 16 tweets 3 min read
Joel tem razão. Como prova, colhi a esmo algumas declarações de Hitler:

"Os homens que estão hoje no poder [no Reich] proclamaram solenemente ao mundo que queriam viver numa paz internacional." (Discurso de 28 de março de 1933) "A animosidade de milhões de seres humanos inocentes, povos com os quais o Volk alemão deseja viver unicamente em paz, tem sido instigada por esses criminosos sem escrúpulos." (idem)
Sep 4, 2021 16 tweets 5 min read
Você já leu os artigos da Constituição de 1824 sobre o Poder Moderador? Note que, segundo o art.142, o Conselho de Estado tinha de ser consultado todas as vezes que o Imperador decidia exercer o Poder Moderador, salvo quando nomeava ou demitia ministros de Estado. Já o art.145 dizia: "Todos os Brazileiros são obrigados a pegar em armas, para sustentar a Independencia, e integridade do Imperio, e defendel-o dos seus inimigos externos, ou internos."

Acho esse artigo muito bonito. Note que a defesa do Império era dever do povo brasileiro.
Jul 22, 2021 15 tweets 6 min read
Tudo registrado e publicado. Em dezembro de 2009, a revista "Época" lançou uma edição especial mostrando os cem brasileiros mais influentes daquele ano, "nomes que destacaram [sic] pelo poder, pelo talento, pelas realizações ou pelo exemplo moral". Vejamos alguns daqueles nomes. Image "Sou testemunha da paixão que ele tem [de] melhorar a vida de seus conterrâneos. [Ele] tem a sabedoria de não se embriagar com o poder e de seguir dando valor às coisas mais prosaicas do dia a dia." (Luciano Huck, sobre Aécio, flagrado ao pedir R$2 milhões em propina em 2017.) Image
Jul 18, 2021 7 tweets 2 min read
Perceba o truque. Não querendo confessar o seu antissemitismo, Kenneth Roth deixa no ar a sensação de que as vítimas, afinal, não são tão vítimas. Ele começa com um breve e higiênico "sempre é errado", acrescenta um "mas" e parte para uma extensa consideração cujo alvo é Israel. O truque é ainda melhor elaborado porque Roth, buscando se defender preventivamente contra acusações, executa outras duas manobras. Ele menciona a "conduta do governo israelense", fingindo que o problema não é a existência de Israel, mas só a atitude dum gabinete em particular.
Jul 18, 2021 5 tweets 2 min read
Em primeiro lugar, alguém precisa dar uma tesoura voadora nos servidores da área técnica da saúde. Se isto não for possível, que tomem pelo menos um discreto puxão de orelha. Essas pessoas têm de ser constrangidas a aceitar a distinção saudável entre avaliar, sugerir e executar. O problema aqui não é estar certo ou errado, mas de competência administrativa. Robert McNamara disse algo muito instrutivo a propósito.
Jul 17, 2021 8 tweets 3 min read
Mais cedo, estive olhando fotos de prisões de diversos países. A primeira que vi foi essa aí, nas Filipinas. Até agora estou tentando entendê-la. Cada pessoa parece estar deitada num degrau. Essa também é dum presídio das Filipinas. Não sei se é o mesmo da outra foto, mas parece igualmente uma desgraça.
Jul 16, 2021 8 tweets 2 min read
Questão de método. Saiu na BBC uma reportagem sobre a enorme disparidade de renda na América Latina. A esse respeito, um sociólogo mencionou certas causas históricas e estruturais. Muito bem. Agora devo chamar a atenção do leitor para uma frase no artigo.

bbc.com/portuguese/bra… Ei-la: "América Latina (...) carrega a reputação de região 'mais desigual' desde os anos 1980." Qual a explicação para isto? Por que essa reputação não surgiu em 1910, 1970 ou 1840? Nada de concreto é dito. Somos remetidos a explicações estruturais, históricas, sociológicas etc.
Jul 16, 2021 4 tweets 2 min read
Reação dos países latino-americanos e outros menos desenvolvidos (sigla LDC em inglês) à crise da dívida da década de 80. Quando tudo se agravou, preferiram implodir suas respectivas sociedades a ter de arcar com seus problemas estruturais e crônicos.

federalreservehistory.org/essays/latin-a… Image No caso brasileiro, segundo Roberto Campos, houve lunáticos na época que viram na moratória de 1987 "a única resposta consistente com a defesa da independência do país." Esta opinião entre aspas é a do impenitente autor do artigo abaixo:

www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/2/20/…
Jul 15, 2021 7 tweets 3 min read
Não sei. Mas gostaria de lhe mostrar quatro exemplos sugestivos sobre a organização dum Estado moderno. O STF, composto por onze pessoas, proferiu, apenas no ano passado, quase 100 mil decisões. Isto foi comemorado pelo Min. Fux.

portal.stf.jus.br/noticias/verNo… Image Ainda o STF. Quantas páginas tinha (ou tem) o chamado "inquérito do fim do mundo"? Mais de dez mil. E não nos esqueçamos, vale repetir, daquelas cem mil decisões proferidas pelo STF em 2020.

oabpr.org.br/artigo-o-inque…
Jun 25, 2021 12 tweets 4 min read
"O Rio é uma cidade maravilhosa."

Muito bem. Comparemos esse paraíso brasileiro com a modesta Rapallo, que se localiza na Itália e foi cenário dum tratado entre Weimar e URSS em 1922. O representante soviético era Georgy Chicherin, um homem de origem aristocrática, poliglota, admirador de Nietzsche, Wagner e autor dum livro sobre Mozart, além de ser uma das pessoas mais próximas de Lênin e dedicado bolchevique.
Jun 25, 2021 8 tweets 2 min read
Queria um dia desenvolver um assunto que, embora eu não saiba direito como designá-lo, por enquanto chamaria de "imperialismo da forma". Resumindo-o em breves palavras, seria a tendência ou o hábito de subordinar inteiramente a pertinência dum objeto a um método ou processo. Um exemplo. Em relação às constituições, seria o devido processo legislativo o fundamento da pertinência delas, independente da natureza ou do conteúdo normativos. Uma lei, portanto, seria declarada constitucional apenas por fazer parte da constituição após determinado rito.