César Favacho 🦗🐜🪲🦟🪳 Profile picture
Da Biologia (entomólogo) e Macrofotografia. Nativo da Amazônia! TikTok +300k Pix e contato: cesarfavacho@gmail.com PicPay: @cesarfavacho #trupenaturalista
Planeta Zebes Profile picture 1 added to My Authors
May 22 7 tweets 2 min read
Acabei de dar de cara nesse espelho, pois havia me distraído com uma mariposa na parede (não me machuquei) Foto de um canto de parede onde existe um espelho que parece Kkkkkkkk parece muito uma continuação (especialmente pra quem se distraiu)
May 21 5 tweets 2 min read
Um amigo acabou de mandar essa foto.
Trata-se de um casulo, feito de seda e detritos, de um bicho-cigarro (parente do bicho-do-cesto), da espécie 'Oiketicus geyeri'
KKKKKKKKKKKKK Foto de uma mão, de pele branca, segurando (com o dedo indi Aqui o bicho-do-cesto
May 19 8 tweets 2 min read
Hoje eu vi essa aranha e achei incrível Foto de um tronco de árvore... (Sim, é a mesma árvore do louva-a-deus, que estava lá pelo tronco também)
Mar 11 10 tweets 4 min read
Hoje mais cedo, encontrei essa abelha sem ferrão pousada sobre um matinho.
Mal eu sabia que estava sendo TOTALMENTE TAPEADO por esse ser...
Segue o (breve) fio 🧶
+ Olhando mais de perto, reparei que a "cabeça" da abelha estava muito grudada no tórax, e que parecia ter algo "na boca" dela. Depois de alguns segundos olhando, percebi o meu engano: não era uma abelha!
+
Mar 9 7 tweets 3 min read
Vocês sabiam que algumas baratas fazem barulho para assustarem as ameaças? Algumas, como as gigantes de Madagascar, "assobiam" expelindo ar pelos orifícios onde respiram.
Outras, como essa cascuda nativa aqui, do gênero 'Blaberus' fazem barulho esfregando as asas no abdômen! Essas baratas são umas das maiores do Brasil, com uma espécie amazônica sendo provavelmente maior em comprimento (Blaberus giganteus).
Normalmente vivem enterradas, se alimentando de frutas caídas e outras coisas que encontram.
Em alguns locais, podem entrar em casas também. Image
Mar 9 7 tweets 3 min read
Vocês já viram o tamanho do MAIOR BESOURO DO MUNDO???
Esse bicho é da América do Sul!
Ele é um serra-pau da espécie ‘Titanus giganteus’.
São bem raros, especialmente devido ao fato de viverem em áreas de florestas bem preservadas. Infelizmente são muito visados pela biopirataria Foto de um rapaz jovem segurando uma caixa entomológica com Existem vários outros serra-paus parecidos, porém menores, como esse aqui, por exemplo.
O título de maior besouro não leva em consideração as mandíbulas e antenas (se me lembro bem). Se considerar isso, alguns outros besouros são tão grandes quanto, ou maiores. Uma mão ao lado de um grande besouro serra-pau.
Mar 2 11 tweets 4 min read
A caverna que chamamos de casa é CHEIA de animais (além de nós), e eles podem viver nos locais mais inusitados. Essa parede cheia de mofo, por exemplo, é o lar de centenas de bichinhos, que vocês conhecerão nesse breve fio!
Vamos lá 🧶
+ Parede coberta de fungo. Na parte lateral esquerda da foto e Essa parede começou a ficar manchada quando apareceu uma infiltração, provavelmente por alguma falha no reboco da parte externa. Por causa da grande quantidade de chuvas da cidade, a estrutura fica muito úmida, e isso contribuiu para essa pangeia de mofo crescer aí.
+
Jul 28, 2020 18 tweets 7 min read
"Nossa, qual a sua câmera?"
Essa pergunta é bem frequente quando se vê uma foto bonita.
Porém muitas vezes é a LENTE que permite obter os diferentes resultados que vemos.
Aqui um pouquinho sobre as lentes que tenho e seu possível uso na macrofotografia
Segue o fio A minha câmera é uma DSLR. Isso significa, basicamente, que ela é uma câmera digital que também possui um sistema de espelhos que permite ao fotógrafo ver exatamente o que a lente vê, através do visor atrás da câmera.
Essas câmeras não possuem lente fixa e podem usar várias delas
Feb 19, 2020 22 tweets 6 min read
Que bonitinho, um louva-a-deus?
Não!
Esse bicho é um inseto da ordem Neuroptera, família Mantispidae. Não possuem nome popular aqui :(
Sua aparência é fruto de uma convergência evolutiva que resultou em pernas raptoriais para capturar suas presas, similares às dos louva-a-deus. São pequenos, normalmente não maiores que 3 cm.
Quando adultos, comem diversos tipos de presas, geralmente insetos menores (mosquitos, moscas, etc).
Feb 16, 2020 35 tweets 12 min read
Mimetismo é algo fantástico!
Pode ser usado tanto para o ataque quanto para defesa, e as formas variam infinitamente.
Aqui uma MIMETHREAD bem ilustrada sobre alguns os bichos mais bacanas que EU já achei e fotografei!
#trupenaturalista Image Primeiramente, a aranha 'Apantochilus' que utiliza o mimetismo tanto para defesa quanto para ataque. Image
Feb 15, 2020 30 tweets 9 min read
E vamos de PARASITA

Pera, mas não é o filme do Oscar! Trata-se de uma thread sobre bichos que eu acho muito interessantes: parasitas de ninhos (principalmente de formigas)
Aqui falarei um pouco sobre os bichos que vivem em ninhos de outros, consumindo recursos ou mesmo as larvas Besouros são alguns dos grupos frequentemente associados às formigas. Muitas espécies possuem mimetismo químico ou físico, podendo até mesmo manipular a mente dos hospedeiros e fazê-los acreditar que os intrusos fazem parte.
Aqui um besouro do gênero Ecitophya junto com correição
Feb 1, 2020 20 tweets 5 min read
As lagartas de mariposa da família Psychidae são conhecidas pelas elaboradas construções que fazem para se proteger de predadores.
Abaixo postei mais umas fotos de construções dessas lagartas flickr.com/photos/andreas…
Jan 29, 2020 5 tweets 2 min read
Parece um toco quebrado, mas na verdade é uma ave!
Normalmente chamado de mãe-da-lua ou urutau, essa ave do gênero 'Nyctibius' é noturna e passa o dia camuflada sobre tocos. O mais bacana é que elas CONSEGUEM ENXERGAR DE OLHOS FECHADOS!
Suas pálpebras possuem + + fendas especiais que permitem a visão sem estragar o disfarce!
Se alimentam de insetos durante a noite Image
Jan 22, 2020 6 tweets 4 min read
Sim, isso é uma parede maciça de formigas!
As formigas-de-correição, nome dado a vários gêneros de formiga, especialmente as 'Eciton' Sul Americanas, são formigas que caçam em grupos gigantes e vivem em ninhos provisórios chamados "bivaques" Os bivaques, nome referente aos acampamentos do exército, normalmente são estabelecidos em buracos naturais e sua estrutura geralmente consiste de formigas vivas, uma segurando na outra e servindo de suporte para a estrutura do ninho. Colônias de 'Eciton' podem chegar a milhões
Aug 15, 2019 33 tweets 9 min read
GENTE! Esses tempos um vídeo muito manipulado viralizou e junto com ele veio o ódio e medo dos bichinhos chamados louva-a-deus, insetos de uma ordem chamada Mantodea.
Essa thread veio espalhar o #Amoraoslouvaadeus e mostrar a realidade.
Eles NÃO são venenosos ou perigosos! Essa aqui tava com medo, tadinha. Daí ficou com essa posição para intimidar e não ser atacada pelo predador (no caso, eu)