Dan Kawa Profile picture
Opiniões Pessoais. Economista, Gestor, Portfólio Manager, Investidor Anjo. Não faço recomendações de investimento. Analiso cenário.
8 subscribers
Dec 20 13 tweets 3 min read
Brasil: A batalha continua
By Dan Kawa
20Dez24

A quinta-feira foi marcada por uma forte recuperação dos ativos locais. O BCB vendeu cerca de US$8B em leilões de câmbio a vista, em um movimento nunca visto antes no mercado. Além disso, o novo Presidente do BCB concedeu declarações de que o sinal do Copom de mais duas altas de 100bps ainda é válido, tirando parte das especulações de um ciclo mais intenso de alta de juros nas próximas reuniões do Copom.
Dec 13 19 tweets 3 min read
Brasil: A Dominância Fiscal entra no radar
By Dan Kawa
13Dez24

A quinta-feira foi movimentada para os mercados financeiros locais e globais. Dominância fiscal ocorre quando a política fiscal de um país (ou seja, as decisões relacionadas a gastos públicos, arrecadação de impostos e dívida pública) domina ou limita a política monetária.
Dec 12 12 tweets 3 min read
Copom: Fazendo o que precisa ser feito
By Dan Kawa
12Dez24

No Brasil, os rumores envolvendo a saúde de Lula continuaram dando o tom do mercado (comentei sobre isso aqui: ). O mercado continuará sensível a essas notícias de curto-prazo, tentando balancear uma política econômica que pode levar o país a uma insustentabilidade, e um aumento de probabilidade de mudança de política, caso Lula tenha desafios adicionais de saúde à frente.
Dec 11 18 tweets 4 min read
Riscos de Cauda
By Dan Kawa
11Dez24

O destaque dessa noite ficou por conta da queda do CNH, a moeda da China, em cima de rumores de que o país irá aceitar uma moeda mais fraca para combater as eventuais tarifas de Trump. Este movimento acaba levando uma pressão negativa nas demais moedas do mundo, dando suporte ao dólar.

Esperamos e torcemos por uma pronta e saudável recuperação do Presidente Lula, após complicações de saúde e uma cirurgia realizada nesta segunda-feira.
Dec 9 19 tweets 4 min read
China: Sinalizando Suporte ao Crescimento
By Dan Kawa
09Dez24

A noite teve como destaque uma nova sinalização de estímulos fiscais por parte da China, o que acabou dando forte impulso a bolsa do país. Image Já tenho comentado nos últimos meses sobre este pano de fundo que me parece mais construtivo para o país e tinha reforçado essa mensagem no sábado, dizendo que:
Dec 6 11 tweets 3 min read
Brasil: Preços vs Fundamentos
By Dan Kawa
06Dez24 O dia será marcado pela divulgação dos dados oficiais de emprego nos EUA, que podem ser determinantes para o caminho da política monetária americana nos próximos meses e, consequentemente, para a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco.
Nov 25 14 tweets 3 min read
EUA: Habemus Secretário do Tesouro!
By Dan Kawa
25Nov24

O destaque do final de semana ficou por conta da indicação de Scott Bessent para o Tesouro dos EUA. A sua indicação está trazendo um alívio à curva longa de juros (com o 10anos fechando cerca de 7bps neste momento), pois retira o "risco de cauda" de uma política fiscal muito mais frouxa e estimulativa.
Oct 25 17 tweets 4 min read
Brasil: Alívio...
By Dan Kawa
25Out24

A quinta-feira foi marcada por um alívio nos mercados locais. A simples sinalização de um corte mais agudo (ou coerente) de gastos, aliado a um leve fechamento de taxa de juros nos EUA, levou a um forte movimento de fechamento de taxa de juros no Brasil.
Oct 10 13 tweets 2 min read
Brasil: Uma dinâmica tenebrosa

A despeito de um ambiente global favorável, a dinâmica do mercado local segue extremamente desafiadora. Nem mesmo um número de inflação mais construtivo (vide abaixo), foi capaz de frear um queda da bolsa, alta do dólar e abertura de taxa de juros.
Jul 12 14 tweets 4 min read
Rotação

A quinta-feira foi marcada pela divulgação do Core CPI (núcleo da inflação) nos EUA, que deve ser visto como o número mais importante do momento para a política monetária americana. O Core CPI apresentou alta de 0,1% MoM e 3,3 % YoY contra expectativas de 0,2% MoM e 3,4% YoY. A abertura do indicador foi bastante positiva, com qualidade boa.
Jul 4 13 tweets 4 min read
Brasil: A espera do Fiscal

No Brasil, a quarta-feira foi marcada por forte alta dos ativos locais. Acredito que o movimento tenha sido ajudado, majoritariamente, por três vetores: (1) O mercado piorou muito (e rápido), deixando o técnico saudável e os valuations atrativos, (2) Algumas falas de Lula na direção de maior austeridade fiscal e (3) fechamento de taxa de juros nos EUA, com movimento de "risk-on" no mundo.

Ainda me parece cedo para afirmar que o governo irá adotar uma postura mais prudente fiscalmente.
Jun 5 17 tweets 4 min read
O que vem adiante?

Os ativos de risco continuam em um momento de acomodação. Por um lado, dados mais fracos de crescimento e uma inflação cadente nos EUA, tem ajudado a consolidar a curva de juros, e dado um tom mais positivo aos ativos de risco. Por outro lado, vai crescendo o risco de uma desaceleração mais acentuada da economia, em meio a uma posição técnica menos saudável e alguns valuations menos atrativos, o que tem gerado alguns "espasmos" de volatilidade.
Jan 11 7 tweets 2 min read
A agenda do dia será a mais importante deste começo de ano, com a divulgação do Core CPI nos EUA e do IPCA no Brasil. Eu diria que o mercado está em compasso de espera para estes números. Eles terão enorme influência naa curvas de juros que, consequentemente, irão afetar a direção de todos os ativos de risco ao redor do mundo.

Abaixo, comento alguns temas de prazos mais longos que, a qualquer momento, podem virar foco do mercado:
Dec 13, 2023 13 tweets 3 min read
Dia de Decisão de Juros!

Os ativos de risco, em geral, continuam operando com dinâmica positiva ao redor do mundo, exceto por acomodações pontuais em alguns nichos do mercado, como alguns ativos locais nos últimos dias. Não há grandes mudanças de cenário, com os dados recentes, como veremos abaixo. Acomodações e ajustes são normais nesta fase do ciclo econômico.

A agenda do dia terá como destaque a decisão de política monetária por parte do Fed nos EUA.
Nov 8, 2023 15 tweets 4 min read
Os ativos de risco estão apresentando alguma acomodação essa manhã. De qualquer forma, a narrativa que descrevi na semana passada, por ora, parece estar sendo seguida a risco: O pano de fundo está mais propício para um fechamento das taxas de juros nos EUA, que tem sido o grande destaque dos últimos dias. Neste ambiente, algum suporte as bolsas e aos mercados emergentes é evidente.
Apr 17, 2023 11 tweets 4 min read
Mercados Globais (Daily News) – Giro do Final de Semana

mercadosglobais.blogspot.com/2023/04/daily-…

O final de semana foi de poucas novidades relevantes. Os ativos de risco continuam operando em torno da parte superior de suas bandas recentes, mostrando um otimismo com o ambiente de curto-prazo e um quadro técnico que estava saudável e “leve”.
Apr 13, 2023 6 tweets 4 min read
Ouro - O ativo tem sido um dos destaques de desempenho do ano e ganhou tração nos últimos dias. Gosto bastante do ativo para compor portfólio no atual momento de transição que vejo a economia global.

O ativo apresenta desempenho positivo em prazos longos: Image Momentos de queda das taxas reais de juros costumam ser acompanhados por alta do Ouro. Se uma desaceleração ou recessão ocorrer nos EUA, como eu espero, há um caminho para este cenário:

Fonte: @kevinmuir ImageImage
Apr 13, 2023 12 tweets 3 min read
Mercados Globais (Daily News) – Um cenário internacional complexo

mercadosglobais.blogspot.com/2023/04/daily-…

A quarta-feira trouxe informações importantes para o cenário econômico global. Nos EUA, o Core CPI (núcleo da inflação) ficou em linha com as expectativas do mercado. Por um lado, o número tira um risco de cauda de aceleração adicional da inflação no curto-prazo.
Apr 12, 2023 8 tweets 2 min read
Hedge Funds (HF)

A Goldman Sachs fez um estudo bastante interessante sobre o ambiente e desempenho dos HF. Está é uma classe de ativos internacional, "semi" líquida, que, se bem conduzida, pode trazer diversificação e consistência de retornos aos portfólios. A classe apresenta menos volatilidade, drawdowns menores e mais consistência do que uma alocação clássica 60/40 (portfólios alocados 60% em ações e 40% em renda fixa são padrões nos EUA): Image
Apr 12, 2023 11 tweets 3 min read
Mercados Globais (Daily News) – O Dia da Inflação

mercadosglobais.blogspot.com/2023/04/daily-…

Os ativos de risco estão abrindo o dia em tom levemente positivo, a espera da divulgação do Core CPI (núcleo da inflação) nos EUA. Este pode ser um dos indicadores mais importantes para a dinâmica de mercado nos próximos 30 a 45 dias.

Acredito que a reação dos ativos de risco será binária a divulgação.
Apr 11, 2023 10 tweets 3 min read
Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?
By Dan Kawa

mercadosglobais.blogspot.com/2023/04/por-qu…

Hoje estamos presenciando uma das maiores altas recentes do Ibovespa, com as ações cíclicas locais e o índice de Small Caps liderando o movimento. Image Vejo alguns vetores suportando este movimento. Vamos a ele:

1 – Um IPCA dando sinais mais consistentes de arrefecimento, com um qualitativo menos negativo. Conforme escrevi hoje cedo: ;