Dan Kawa Profile picture
Opiniões Pessoais. Economista, Gestor, Portfólio Manager, Investidor Anjo. Não faço recomendações de investimento. Analiso cenário.
8 subscribers
Aug 1 16 tweets 4 min read
Temporada de Resultados Corporativos
By Dan Kawa
01Ago25

Estamos no meio da temporada de resultados corporativos nos EUA, em um pano de fundo de índices de bolsas nos picos históricos. É natural que tenhamos alguma volatilidade em reação a resultados de nomes específicos.
Jul 31 12 tweets 4 min read
Super Quarta
By Dan Kawa
31Jul25

A quarta-feira trouxe uma agenda cheia de notícias relevantes para o cenário econômico e a dinâmica de mercado. Nos EUA, os Fed manteve os juros estáveis, como era amplamente esperado, mas com dois diretores votando por uma queda de 25bps na taxa básica. Já existia alguma expectativa deste dissenso na reunião. Não houve mudanças substanciais no comunicado: Image
Jul 30 14 tweets 3 min read
EUA: De olho no mercado de trabalho
By Dan Kawa
30Jul25

Novas evidência de arrefecimento do mercado de trabalho nos EUA (vide abaixo) levaram a um fechamento nas taxas de juros americanas, que acabaram dando (algum) suporte a ativos de risco ao redor do mundo, como foi o caso do BRL e, principalmente, dos juros no Brasil.
Jul 29 17 tweets 5 min read
Pressões e Excessos
By Dan Kawa
29Jul25

Com o limite para a implementação das tarifas no Brasil se aproximando no dia 1 de agosto, e sem uma solução ou avanço claro nas negociações, os ativos locais continua operando sob pressão negativa e com desempenho pior do que os seus pares.
Jul 28 13 tweets 4 min read
Reduzindo Riscos de Cauda
By Dan Kawa
28Jul25

O destaque do final de semana ficou para o anúncio de um acordo comercial entre os EUA e a União Europeia. O acordo reduz substancialmente um risco adicional de cauda para a economia global, o que está ajudando a dar suporte aos ativos de risco essa manhã. Image
Jul 26 11 tweets 3 min read
Giro da Semana
By Dan Kawa
26Jul25

Neste meu retorno de férias, escrevi um pouco sobre o Brasil, aqui: . E ontem abordei as últimas atualizações globais, aqui: .

Encerramos a sexta-feira recebendo dois números econômicos importantes no Brasil, que analiso mais a fundo abaixo:
Jul 16 12 tweets 4 min read
Política, Tarifas & Quadro Técnico
By Dan Kawa
16Jul25

No Brasil, segundo pesquisa da AtlasIntel - Bloomberg, a decisão de Trump de aplicar tarifas de 50% aos produtos brasileiros é vista como injusta e politicamente motivada por grande parte da população. Há percepção de risco à soberania nacional e expectativa de impacto econômico negativo. A resposta do governo Lula divide opiniões, mas cresce o apoio à adoção de medidas retaliatórias.
Jul 15 12 tweets 4 min read
China: Um país, duas economias
By Dan Kawa
15Jul25

A agenda do dia terá o Core CPI (inflação) nos EUA como principal destaque, com potencial importante de ditar a dinâmica dos ativos de risco nos próximos dias. Nas últimas semanas, temos vivido um ambiente sem grande novidades no cenário, que levou a uma queda importante da volatilidade de vários ativos: Image
Jul 14 11 tweets 3 min read
Tarifas Voltam a Pauta
By Dan Kawa
14Jul25

O tema das tarifas voltaram definitivamente a pauta de curto-prazo dos mercados, com Trump ameaçando regiões comercialmente e economicamente importantes, como o México e, no final de semana, a União Europeia. Image Neste momento, a reação dos ativos de risco tem sido tímida, fora do Brasil, as ameaças de Trump de novas tarifas após 1 de agosto.
Jul 11 15 tweets 3 min read
Brasil: Ruído ou Sinal?
By Dan Kawa
11Jul25

Antes de entrar no tema de Brasil, vale notar que o Bitcoin fez novo pico na tarde de ontem e testa o patamar próximo a 120 mil hoje, Image em um ambiente de boa sustentação da bolsa americana, com a curva de juros ancorada, a despeito de todo o debate em relação a situação fiscal dos EUA:
Jul 10 22 tweets 5 min read
Trump Strikes Again!
By Dan Kawa
10Jul25

A quarta-feira foi marcada pelo anúncio de Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações provenientes do Brasil. A notícia teve impacto significativo nos mercados locais, que reagiram de forma bastante negativa. Image
Image
Recentemente, a dinâmica observada nas negociações comerciais tem seguido um padrão: os EUA anunciam tarifas iniciais bastante elevadas, o que força os países afetados a buscarem acordos.
Jul 9 13 tweets 4 min read
Trump Ataca Novamente!
By Dan Kawa
09Jul25

A decisão de Trump de impor uma tarifa de 50% sobre as importações de cobre, o dobro do esperado, causou forte reação nos mercados: o spread COMEX/LME disparou e os preços do cobre nos EUA subiram. Image Com a antecipação de importações pelos EUA no primeiro semestre, espera-se agora uma fase de destoque e queda nas importações por vários meses.
Jul 8 13 tweets 3 min read
Tarifas: "Back To The Future"?
By Dan Kawa
08Jul25

Com a data limite para os acordos tarifários se aproximando em 9 de julho, era esperado que ruídos e volatilidade voltassem a dominar as manchetes de curto-prazo, na ausências de notícias adicionais relevantes. Ontem, o presidente Trump adiou o prazo de tarifas de 9 de julho para 1º de agosto e anunciou tarifas mais altas (25% a 40%) para 14 países, a menos que acordos comerciais sejam firmados até lá. Image
Image
Jul 7 13 tweets 3 min read
De Olho nas Tarifas
By Dan Kawa
07Jul25

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom levemente negativo. Com a data limite para as negociações tarifárias se esgotando, e Trump adotando um tom duro com países que não chegaram a um acordo, é natural esperar alguma volatilidade de curto-prazo - que pode ser exacerbada pela menor liquidez do verão no hemisfério norte. Image
Jul 2 14 tweets 3 min read
Brasil: Olho na Política
By Dan Kawa
02Jul25

Os ativos de risco continuam a sua escalada de recuperação, em um momento sazonalmente que costuma ser positivo e de menor liquidez - a verão no hemisfério norte. Com este pano de fundo, de alta das bolsas e fechamento de juros, as condições financeiras apresentaram movimento de afrouxamento, o que costuma ajudar a dar suporte ao crescimento: Image
Jul 1 21 tweets 6 min read
Fed & Brasil
By Dan Kawa
01Jul25

Em um final de trimestre e semestre, na segunda-feira vimos mais uma rodada de Dólar fraco, fechamento de taxa de juros e alta das bolsas (escrevi sobre essa possibilidade aqui: ). O Brasil foi especialmente beneficiado, com forte fechamento da curva longa de juros, forte apreciação do Real (BRL) e alta da bolsa, com as ações cíclicas locais liderando o movimento.
Jun 30 18 tweets 4 min read
A Semana a Frente
By Dan Kawa
30Jun25

No sábado fiz um apanhado geral do cenário: . Os ativos de risco estão iniciando a semana em tom positivo, com o Canadá revogando uma das tarifas contra empresas de tech que tinham sido fonte de ruído na sexta-feira e comentei no link acima: Image
Jun 27 16 tweets 3 min read
Brasil: Inflação em Queda
By Dan Kawa
27Jun25

Com a redução dos riscos de cauda do cenário, pelo menos temporariamente (Oriente Médio e Tarifas), vimos os índices de ações americanos testarem novos picos históricos, um fechamento de taxa de juros nos EUA e um Dólar fraco no mundo.
Jun 26 15 tweets 4 min read
De volta a normalidade?
By Dan Kawa
26Jun25

Com a situação no Oriente Médio estabilizada - mesmo que momentaneamente - as principais teses do ano parecem estar de volta. Uma delas é o Dólar fraco no mundo, que voltou a dominar a dinâmica do mercado de moedas. Hoje cedo, estamos vendo o EUR ultrapassar o patamar de 1.17: Image
Jun 25 17 tweets 3 min read
Bancos Centrais em Foco
By Dan Kawa
25Jun25

Os principais temas de mercado têm se alternado de maneira extremamente rápida e dinâmica. Saimos do Tema Tarifas, entramos no Tema Oriente Médio e, agora, parece que o Tema de "eventual queda de juros nos EUA" começa a voltar a pauta de discussão.

Nos últimos dias escrevi sobre as declarações de alguns membros do Fed (aqui: ).
Jun 24 21 tweets 5 min read
Um Conflito Passageiro?
By Dan Kawa
24Jun25

No início da noite de ontem os EUA anunciaram um cessar fogo entre Israel e o Irã, que posteriormente foi confirmado por ambos os países. Como veremos abaixo, já haviam sinais ao longo do dia de ontem da intensão de "desescalar" o conflito.

Após cair cerca de 8% ontem, o Petróleo cai mais 3,5% hoje, com forte alta das bolsas globais e das Crypto, dólar fraco e leve alta nas taxas de juros.