Diogo Faria Profile picture
3 subscribers
Aug 26 10 tweets 2 min read
Alertaram-me que “um gajo com mau aspeto” tinha dito no v+ que ficou provado em tribunal que as histórias dos padres e de tudo o que se relaciona com os mails do Benfica é falso.

Fui ver. Quem era o “gajo com mau aspeto”? José Manuel Antunes. Quem?

A thread apresenta-o👇🏻 Image No fim dos anos 90, quando as vigarices de Vale e Azevedo começaram a ser conhecidas, houve demissões na direção do Benfica. Era preciso recrutar alguém que não se importasse com os roubos ao clube. Quem aceitou e continuou a defender Vale e Azevedo? José Manuel Antunes. Image
Aug 21, 2022 8 tweets 2 min read
Bitaites sobre a exposição do coração de D. Pedro

1. A exposição pública na igreja da Lapa do coração de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal tem provocado algumas manifestações de incredulidade e até nojo, sobretudo de figuras de uma pseudo-elite de Lisboa. 2. Obviamente, a exibição de um vulgar coração humano não tem, em si, qualquer interesse especial (a não ser, eventualmente, para estudiosos ou curiosos de anatomia, suponho).
Oct 8, 2021 6 tweets 2 min read
O nível de algumas das figuras que nos últimos anos insultaram Sérgio Conceição (thread):

- Ascenso Simões - deputado a contas com a justiça por insultar polícias, acusado dos crimes de resistência à autoridade, coação e injúria agravada (notícia de hj);

sabado.pt/portugal/detal… - Francisco Seixas da Costa - antigo diplomata que, enquanto embaixador de Portugal na UNESCO, intercedeu pelo licenciamento da construção da barragem da EDP no Tua, executada pela Mota Engil, e depois foi contratado pela EDP e pela Mota Engil;

observador.pt/2020/06/12/cas…
Dec 10, 2019 16 tweets 5 min read
Thread - Os telhados de vidro muito fininho do Benfica sobre a nomeação de árbitros

Na edição de ontem do Lampiões Diário - imitação fraca e anónima do Dragões Diário -, o Benfica acusa o FC Porto de nomear árbitros. Acusação irónica, tendo em conta o histórico do clube. Não é preciso recuar muitos anos para encontrar o atual presidente do Benfica a sugerir a nomeação de um árbitro para um jogo do clube. Nomeação essa que veio mesmo a concretizar-se.
Nov 14, 2019 5 tweets 1 min read
Mini thread 👇

O Porto Canal e a FC Porto TV divulgaram hoje um verdadeiro documento histórico. Uma adepta do FC Porto com quase 106 anos canta uma música do tempo da juventude relacionada com o clube. A letra diz: "Quem vai no rol
a jogar o futebol,
os portuenses
deram coça aos belenenses,
mandaram-nos tomar sol,
ainda não era previsto qual seria o vencedor,
foi o Acácio Mesquita, foi o Acácio Mesquita,
meteu golo de valor."
Sep 12, 2019 19 tweets 5 min read
Thread sobre eleições, fascismo, o FC Porto e o Benfica

A 1/05/17, @padaoesilva escreveu: "Durante a noite negra do fascismo, enquanto os sócios benfiquistas elegiam o Presidente, no Porto e no Sporting as direções eram escolhidas por conselhos de ex-dirigentes e notáveis". Essa ideia publicada no Record é há vários anos propagada pela comunicação oficial e oficiosa do Benfica, e ainda esta semana foi repetida pela BTV. É falsa. As eleições do FC Porto durante o Estado Novo eram mais democráticas do que as eleições do Benfica na atualidade.
Jul 26, 2019 8 tweets 1 min read
Estou com o @IvaNFCPortO a visitar o Estádio do Dragão e o Museu FC Porto e não resisto a partilhar algumas das muitas e impressionantes manifestações de portismo e de conhecimento do FC Porto pelo Ivan a que tenho assistido. Perante foto de golo de Falcao nos 5-0 ao Benfica: “Grande jogo. Entrou galinha no campo”.
Jul 25, 2019 11 tweets 2 min read
Ana Gomes é uma figura singular na política portuguesa. Ainda que o arranque da sua atividade política remonte à juventude, quando lutou contra a ditadura, a verdade é que só se candidatou a cargos públicos após uma carreira profissional longa e prestigiada enquanto diplomata. Isso marca uma diferença muito importante face à maior parte dos políticos portugueses: Ana Gomes não se tornou relevante por causa do exercício de cargos políticos; Ana Gomes exerceu cargos políticos porque já era relevante.
Jun 21, 2019 12 tweets 3 min read
1. O revisionismo histórico promovido pelo Benfica tem uma ideia-chave sobre o Estado Novo que é repetida até à exaustão: enquanto o Benfica teve vários dirigentes que pertenciam à oposição ao regime, o FC Porto e o Sporting eram liderados por fascistas. A ideia é falsa. 2. E é falsa porque esta ideia pega em apenas uma parte da história do Benfica (a parte que interessa ao Benfica) e outra parte da história do FC Porto (a parte que interessa ao Benfica) para construir uma visão daquele tempo que não corresponde à realidade do que se passou.
Jun 8, 2019 23 tweets 3 min read
A confirmação por um tribunal da absoluta genuinidade de todos os emails do Benfica revelados no Porto Canal tem uma consequência brutal que só pode estar a ser iludida pelo facto de o FC Porto ter sido condenado, mas que nem por isso é menos importante. Essa decisão confirma: 1. Que o Benfica, os dirigentes do Benfica, os avençados do Benfica e os comentadores ligados ao Benfica que diziam que os emails eram falsos estavam a mentir.
Jun 7, 2019 10 tweets 2 min read
Thread
1. A história da truncagem dos mails revelados pelo Porto Canal não passa de uma ideia difundida pela cartilha do Benfica (substituiu a primeira versão, que dizia que os emails eram falsos), que foi ‘institucionalizada’ pela ERC e acolhida pelo tribunal. É uma ideia falsa. 2. Evidentemente, houve seleção de informação (não fazia sentido ler integralmente todos os emails), mas em momento algum essa seleção de informação teve como propósito (ou como consequência) a deturpação do sentido de qualquer comunicação.
May 15, 2019 18 tweets 5 min read
Entre 1922 e 1934, houve apenas uma competição nacional de futebol. Chamava-se Campeonato de Portugal e era disputada por eliminatórias. Faz sentido que os vencedores desta prova não sejam considerados campeões nacionais? Questão complexa. Deixo alguns testemunhos da imprensa. Fiz uma pesquisa no Diário de Lisboa, integralmente disponível online, e não encontrei notícias relativas às finais do campeonato de 1922 e 1928.

A 24 de junho de 1923, o Sporting vence a prova e é referido como "campeão português".
May 8, 2019 14 tweets 3 min read
No dia em que o Ajax vai procurar alcançar a sétima final da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, recordo um pequeno episódio da primeira grande caminhada europeia da equipa de Amesterdão, que também nos diz alguma coisa sobre as relações entre o Estado Novo e o futebol. Nos quartos de final da TCE de 1968/69, o Ajax enfrentou o Benfica nos quartos de final. Na primeira mão, em Amesterdão, a equipa portuguesa venceu por 3-1, e o impacto deste triunfo fez-se sentir até na Assembleia Nacional fascista do país que ainda era governado por Salazar.
Apr 25, 2019 26 tweets 5 min read
O 25 de abril e a viragem a norte do futebol português: os factos e algumas hipóteses

O facto de o futebol português dos últimos 45 anos ser muito diferente do que antecedeu o 25 de abril de 1974 é consensual. As explicações para as mudanças é que são objeto de grande polémica. O desconhecimento do que se passou é explicável pelo escasso desenvolvimento da historiografia sobre o futebol, sobretudo após o 25 de abril. Os estudos que existem não são esclarecedores sobre a evolução institucional, económica e social dos clubes e das competições.
Apr 8, 2019 6 tweets 1 min read
Não sinto a obrigação de dar satisfações a ninguém, mas compreendo que se levantem questões sobre mim face a notícias desta noite. Presto, por isso, estes esclarecimentos: 1. A 26 de maio de 2018, eu e a minha namorada marcámos voos para uma semana de férias em novembro, escolhida para coincidir com um período de paragem do campeonato. Optámos por ir à Áustria e à Hungria e comprámos voos para Budapeste.
Dec 8, 2018 10 tweets 3 min read
1. A ideia de que dirigentes do FC Porto foram absolvidos no Apito Dourado porque houve provas (escutas telefónicas) que não foram validadas pela justiça foi repetida tantas vezes que tornou-se quase uma verdade absoluta (este tweet do @LPP_Benfica é só mais um exemplo). 2. Essa ideia é falsa e trata-se de uma das mais eficazes (temos de reconhecê-lo) construções da máquina de propaganda do Benfica na última década. Nela assumiram um papel de relevo figuras como João Gabriel, Pedro Guerra, Rui Pedro Braz e Afonso de Melo, entre outros.