Eli Vieira Profile picture
Biólogo geneticista, jornalista, criador de @Xibolete, @Evolucionismo etc. Coautor de "A Crise da Política Identitária" (Topbooks, 2022). https://t.co/ucQ2fd5rYs
Fábio Peres Profile picture 1k2rp Profile picture Carlo antonini Profile picture Breno P. Silva Profile picture Céju Profile picture 9 added to My Authors
Oct 4 6 tweets 2 min read
Essa é nova: sinalização de virtudes com negabilidade plausível.

Tipo: faço, mas nego que tô fazendo, logo, não tô fazendo. Muito esperto. Oi mãe de adolescente, tudo bem? Gostaria de injetar umas nanopartículas no seu filho? CDC disse que risco de ferrar com coração dele é menor que com o vírus cuja transmissão não param. Não confia no CDC? Estado é confiável! Não quer? Ou ele toma ou estuda. Que tal essa escolha?
Oct 3 4 tweets 1 min read
Como Hitler foi derrotado na genética? Vou dar dois exemplos:
- Judeus asquenazes são um dos grupos com maior propensão genética à alta inteligência (apesar de os wokes anticiência torcerem o nariz pro assunto).
- Se há "raça pura", são africanos. Europeus têm DNA de neandertais. Se acha que a derrota consistiu em algum tipo de demonstração definitiva de que não existem "raças", tenho 2 coisas a dizer.
1) depender da não-existência de raças pra combater racismo é como dizer que pra ser contra a homofobia temos que destruir a ideia de orientação sexual.
Oct 3 4 tweets 1 min read
Uma mona fez um fio macartista de gays que voltaram em Biruleibe. Em geral, são mais bonitos, mais bem cuidados, mais fortes e mais gostosos que os lacradores de cabelo colorido e pronomes neutros. A verdade é dura. A verdade é dura e a justiça é feita com as próprias mãos.
Oct 1 9 tweets 2 min read
Progressistas são mais criativos e abertos a novas experiências. Não é surpresa que dominem áreas como produção de música e entretenimento audiovisual.

Mas traços de personalidade que os atraem para esse trabalho e essas crenças políticas não provam que as últimas causam o 1º. Não há relação, na verdade. Então ficam perplexos que tanta gente que ama o trabalho artístico deles rejeite completamente suas crenças políticas. Então arriscam a qualidade do trabalho injetando suas crenças políticas nele. É uma esperança de usá-lo como ferramenta de poder.
Sep 28 19 tweets 6 min read
Que tipo de porcaria ideológica anda sendo ensinada como se fosse científica na psicologia? Acompanhe este fio em que eu mostro material didático dado em disciplina do curso de psicologia de uma universidade PARTICULAR no NE. Se na particular é assim, na pública deve ser pior. 👇 Quase tudo neste trecho é ideologia. A distinção entre sexo e gênero não é ponto pacífico na literatura acadêmica. O especialista em diferenças de sexo Marco Del Giudice, da U. do Novo México, por exemplo, diz que a distinção pressupõe saber o que é só cultural, mas não sabemos.
Sep 27 4 tweets 1 min read
Temos estudo novo de miocardite vacinal em jovens (12-29), na Lancet. De ~900 casos no sistema VAERS, contactaram ~350. Desses, 16% não se recuperaram totalmente 90 dias depois do início dos sintomas. 1% têm sintomas tão intensos quanto no início.
thelancet.com/journals/lanch… O quadro geral é que os sintomas de inflamação cardíaca são passageiros, mas quase 20% de persistência de sintomas é meio preocupante.
Sep 26 5 tweets 1 min read
Tirando o anticapitalismo destro, o resto é interessante. Por que é interessante? Sou ateu, mas reconheço que religião e nação são identidades mais agregadoras que aquelas que o identitarismo seleciona, como raça. Ela poderia ter dito isso: que querem aumentar divisões balcanizando as pessoas por identidades menos relevantes.
Sep 26 8 tweets 2 min read
Importante, mas foi muito tímido. A realidade é que, entre os exemplos concretos de censura injusta nos últimos anos, TODOS são praticados pelo STF ou pelo judiciário em geral. Os exemplos no campo bolsonarista, como chamados por censura do filme do Gentili, deram em nada. O Silveira realmente cruzou o limite legítimo da expressão ao incitar violência. (Diz que não incitou, mas o que ele falou permite a interpretação.) Mas uma punição menos drástica seria suficiente. Até neste caso há, portanto, abuso de poder do STF.
Sep 22 5 tweets 2 min read
Insight simples e corretíssimo sobre diferença de sexo no comportamento sexual: "A invenção da contracepção não apaga milênios de evolução (...). Se a conduta sexual fosse explicada pelo grau de opressão, os gays deveriam ser mais castos que as mulheres."
gazetadopovo.com.br/vozes/bruna-fr… Porém, a pesquisa de Sarah Hrdy não sugere que as macaquinhas da espécie em questão fazem sexo com vários machos intencionalmente. Na verdade, seria um instinto que evoluiu porque atenua o infanticídio, o que é uma clara vantagem para os genes que o carregam.
Sep 21 4 tweets 1 min read
O único jeito de tentar retratar Tolkien como racista é pela obsessão de origem norte americana com branco vs. negro, forçando a barra que "negro" é sempre melanina, como fazem ao problematizar toda palavra que fale de escuridão, como "denegrir". O cara fez questão de colocar desconfiança entre as raças que ele inventou, e retratar de forma positiva a superação das diferenças (na amizade entre Gimli e Legolas por exemplo). Mas até a hipótese "preto=melanina=maldade" falha miseravelmente: SARUMAN, O BRANCO é vilão.
Sep 8 6 tweets 1 min read
Bolsonaro disse que Vera é a vergonha da profissão. Apoiador colou a cara dela com a mesma frase num trator nas manifestações de ontem. E tem liberal tratando isso como se fosse uma ameaça? Desculpem-me, mas isso é patético. Segurismo e terapeutismo comeu o cérebro de vocês. Segurismo: abdicar de várias coisas importantes em nome da 'segurança'. Isso casa com a esquerda na teoria do Jonathan Haidt: ela enfatiza redução de danos e oferta de cuidados a seus eleitos. Ocorre que há mais coisa para orientar nossas ideias e decisões, inclusive liberdade.
Sep 7 5 tweets 1 min read
Por que o vídeo é desonesto? Primeiro por associar balas perdidas a armas legais, não a ilegais. Com base em quê? 2º por sugerir rota causal tortuosa entre o presidente assinar medida e uma menina morrer baleada. Mesmo tipo de argumento que identitários usam pra defender CENSURA. Já que têm noção de que um limite clássico à expressão é incitação à violência e violência em si, querem validar sua inovação de pregar censura a meras opiniões e palavras preconceituosas pela via de transformar essas meras palavras e opiniões em incitações. Xingar = matar.
Sep 7 4 tweets 1 min read
A propósito:

Otimismo quente: as boas consequências do aquecimento global
gazetadopovo.com.br/ideias/otimism…
Sep 7 4 tweets 1 min read
Bancada "da ciência": depois de te botarem medo com alarmismo, depois de fecharem a sua loja e violarem sua autonomia corporal com autoritarismo, depois de mentirem que tinham certeza que nenhum remédio funcionava pra Covid, agora merecem MAIS do seu dinheiro tomado à força. E ainda querem criar uma narrativa de que são os iluministas para contrapor os obscurantistas da bancada evangélica. Pelo menos a bancada evangélica tem mais gente que sabe como é a vida do pequeno empresário que pagou com impostos pelos estudos deles enquanto sonham com utopia.
Sep 5 6 tweets 2 min read
Eis o problema que eu vejo na diversidade racial do Rings of Power: é implausível. Comunidades nômades pequenas como a dos "harfoots" (hobbits sem royalties), ou fixas (anões), com variação genética de populações continentais separadas por dezenas de milhares de anos. Forçado. Forçado e covarde. Ora, as diferentes 'espécies' de hominídeos do Tolkien já são uma diversidade em si. Por que não fizeram todos os harfoots negros? Não teria problema nenhum nisso: eles moram em espaço aberto e lidam com a luz do sol, faria sentido. Mas não. Preferem lacrar.
Aug 30 14 tweets 3 min read
No começo da pandemia, gravei um podcast com a Paula Schmitt. Expliquei o que é mRNA, ela ficou maravilhada. Depois, por divergência, me bloqueou. Desfez o block depois, percebi. Independente do que penso dela agora, fica meu protesto por ela ter sido banida desta rede social. Muitos não entenderam por que "homenageei" Olavo quando morreu (só não usei a ocasião pra falar mal e citei lição milenar chinesa). Viram adoção minha da visão de mundo dele. Falso. Quem não entende tem mentalidade de ferro-e-fogo, que empobrece a experiênca de mundo. Só lamento.
Aug 29 5 tweets 2 min read
Vamos testar se a minha opinião é ridícula, como você sugere.

Responda-me por favor uma coisa: se empresários conseguem escapar da lei pagando "menores salários para a mesma função" para mulheres, por que eles não contratam só mulheres, já que economizarão pagando menos? Vão ter que se decidir: empresários são monstros que só pensam em lucro, ou são monstros ideológicos que estão dispostos a ignorar o lucro só para ferrar as mulheres? Porque as duas coisas ao mesmo tempo eles não podem ser.
Aug 29 4 tweets 1 min read
Não há problema nesta afirmação. Homens e mulheres são diferentes nos interesses. Algumas áreas são "desproporcionais" em sexo por isso. Vem a peneira da especialização, acúmulo de experiência, escolhas, e se instala exatamente isso: um sexo ausente entre mais competentes. Quem salta à acusação de sexismo para essa constatação tem um conflito entre a realidade e a utopia que carrega na cabeça. Problema sexual da pessoa, como dizíamos.

Forçar cota e fingir que não pode ser verdade termina por baixar critérios e prejudicar os atendidos pela função.
Jul 26 5 tweets 2 min read
Estudo com mais de 500 casos de varíola de macaco em 16 países publicado no NEJM: 98% dos infectados são homens gays ou bissexuais. 95% das infecções foram por contato sexual. São um subgrupo de homens que vivem vidas arriscadas que deveriam repensar.
nejm.org/doi/full/10.10… Está na hora de nós gays pararmos de culpar a sociedade por todo tipo de risco a que nos expomos. Está na hora de virar gente grande e assumir a responsabilidade pelas nossas decisões. Está na hora de aprender que histórico de exclusão não é desculpa para hedonismo inconsequente.
Jul 24 5 tweets 1 min read
Traduzir poesia é difícil, um desafio criativo. Não achei tradução dos poemas de Wilfred Owen, bardo maior das trincheiras da 1ª Guerra que morreu em combate em 1918 aos 25. Eis um rascunho do poema Mental Cases, em que medita sobre os cadáveres dos soldados que teve de matar. Image Tenho que rever bastante coisa, como a métrica.

O título já é difícil de reproduzir. Faz imagem dupla. "Mental case" é um termo popular para uma pessoa mentalmente desequilibrada. Mas parece que ele está falando também dos crânios como recipientes (cases) onde estavam mentes.
Jul 22 4 tweets 1 min read
Recado da Ágata:
"Bom dia queridos, espero que estejam bem — eu não estou. Hoje volto à todo vapor para produzir conteúdo para vocês, ou pelo menos voltaria, caso a @oi_oficial não tivesse dado um "tchau" na minha internet e me deixado esperando desde a manhã da quarta-feira." "O caso tem toda cara de sequestro: se ligar depois das 17h33, eles dizem que o prazo pra volta é de 1h33 da madrugada. Se liga depois das 1h33, dizem que é 17h33 de novo. Como se tivessem programado a atendente virtual para alternar o horário indefinidamente toda 17h34 e 1h34."