Estêvão Slow 👣💡 Profile picture
Transformo estudos científicos em vídeos incríveis de utilidade pública | Contato: canaldoslowoficial@gmail.com | Pai do Yohan Malik @VeroInstituto @svbroficial
antigo panqueca Profile picture Breno P. Silva Profile picture 2 subscribed
May 22, 2021 15 tweets 6 min read
Ótima thread do @nadanovonofront enfatizando um episódio que jamais poderá ser esquecido: o Brasil estava indo bem no controle da Pandemia, até que o Bolsonaro viajou aos EUA Trumpista, e voltou animado pra fazer a campanha mais criminosa da história: "O Brasil Não Pode Parar" 👇 O governo vinha superando as suas crises pela distorção de narrativas, via redes sociais, na base da guerra da informação, como fizeram com a Crise da Amazônia e a VazaJato ao longo de 2019.

Mas com a gravidade da Pandemia, o desafio parecia bem maior:

Mar 27, 2020 7 tweets 2 min read
Vi relatos de que a máquina bolsonarista funcionou a todo vapor nos últimos dias. Tempestade de memes, textos, vídeos, montagens nas redes e grupos de Whatsapp, etc, comparável ao nível das eleições. Tudo para "voltar à normalidade".

Estão compreendendo a gravidade do problema? Esses dias o STF apurou q empresários investem cerca de 5 milhões de reais mensais para manter a máquina de propaganda/ataques de reputação pró Jair funcionando, para defender seus interesses $$$

Em "crise de narrativa", esse valor deve ser mt superior.

correiobraziliense.com.br/app/noticia/po…
Jan 5, 2020 14 tweets 5 min read
Vazaram mais de 100 mil documentos sobre o funcionamento da Cambridge Analytica em 68 países (incluindo o Br). É "manipulação de votos em escala industrial", com rede de empresas de fachada para desviar dinheiro pela política.

LEIAM ISSO!
theguardian.com/uk-news/2020/j… "A ex-funcionária disse q o escândalo do Facebook fez parte de uma operação global mt maior, trabalhando com governos, agências de inteligência, empresas comerciais e campanhas políticas para manipular e influenciar pessoas, levantando enormes implicações de segurança nacional."
Jan 3, 2020 12 tweets 9 min read
Thread sobre o incêndio na Austrália!

"O fenômeno é natural e é causado pela combinação de temperaturas superiores a 40º C e uma quantidade insuficiente de chuva, que deixam a vegetação extremamente seca."

g1.globo.com/natureza/notic… "Sobreposição das estações esgota recursos usados no combate a queimadas, que são cada vez mais longas e fortes" - provavelmente por influência das mudanças climáticas.

internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw…
Dec 4, 2019 17 tweets 4 min read
Vou organizar em thread, pq a cobertura do @GeorgMarques sobre a CPMI das FakeNews hoje com a Joyce ficou muito boa!
Nov 2, 2019 8 tweets 2 min read
Fizeram uma análise geral do Twitter do Trump:

Ele já deu retweet em vários perfis fakes, conspiracionistas, supremacistas e anti-islãmicos, fornecendo holofotes mundiais para essas pessoas, incluindo ciborgues da inteligência russa, iraniana e chinesa.+

nytimes.com/interactive/20… Muitas contas tentam chamar sua atenção estratégicamente, derramando elogios ou fabricando conspirações convenientes.

O retweet traz mts seguidores, aumentando a influência das contas fakes, que serão convertidas depois em diferentes perfis para manipular opinião pública. +
Sep 16, 2019 10 tweets 3 min read
Eu alertei antes das eleições sobre a influência do Bannon no governo, caso o Jair fosse eleito. Ele foi considerado perigoso até para os parâmetros do governo Trump. E agora, além de se meter na questão Br x Ven, quer influênciar o discurso do Br na ONU.

internacional.estadao.com.br/noticias/geral… Pra quem não lembra, "Na véspera do levante na Venezuela, chanceler brasileiro discutiu intervenção no país vizinho com guru da extrema direita dos EUA"

piaui.folha.uol.com.br/primeiro-banno…
Mar 10, 2019 8 tweets 2 min read
A iniciativa do @zehdeabreu é genial. Ela explicita o "oba oba" que tem sido as redes sociais, onde vale tudo e qualquer coisa. E se um presidente auto proclamado começa a ganhar mais reconhecimento que o formal? É uma virada de jogo para os q pensam ter domínio da nova mídia. Vou explicar para não ser mal interpretado:

O Bolsonaro e sua equipe aparelhou as redes sociais e organizou quase q um exército de páginas e perfis informais q o apoiam. Criticam constantemente o jornalismo, no objetivo de derrubar sua reputação, e manter seu público alinhado +