Colunista/Agência Estado; Consultor de Comunicação/Ibre-FGV Columnist/Agência Estado; Communications Consultant/Ibre-FGV think tank
Sep 18, 2021 • 4 tweets • 1 min read
Como eu previ, a malta de ciristas fanáticos continua a invasão da minha TL, sempre rigorosamente ignorando o que eu escrevi. Zero interesse em conversa inteligente. 100% torcida de futebol.
É sempre um papinho do tipo “você não tem vergonha de…?”O que esse pessoal não entende é que só gente burra fica com vergonha do que disse porque tem plateia vaiando. Quem é inteligente está sempre ligado em compreender as coisas e só se importa com comentários inteligentes.
Sep 17, 2021 • 11 tweets • 2 min read
Os ciristas continuam a me atacar. Mas o fato é que, quando Ciro disse que havia uma pressão inflacionária monstruosa, março de 2020, não havia. Só havia o câmbio depreciado, mas muito menos do que veio a se depreciar.
Não havia explosão de commodities. Não havia o desvio do consumo de serviços para bens. Não havia os gargalos de oferta. Não havia, como mencionei no meu tuíte subsequente naquele mesmo dia, a tremenda incerteza fiscal que fez o dólar disparar muito mais do que naquele momento.
Jul 30, 2021 • 9 tweets • 2 min read
Bem, uma vez só, pra mais esse capítulo de ciristas na TL. Ciro estava errado. Naquele ponto em que ele falou no Roda Viva, vários impulsos inflacionários relativos à pandemia e a uma desvalorização cambial muito maior do que a já ocorrida (naquele momento) não tinham acontecido.
A parte fiscal também se fragilizou, como estava no meu segundo tuíte da época, sempre ignorado pelos ciristas.
Nov 23, 2020 • 6 tweets • 1 min read
Um problema de uma frente com liberais e esquerda no Brasil é a política econômica. Para os liberais, a nova matriz econômica foi um cataclismo econômico com consequências negativas que talvez possam se medir em décadas.
Já os principais partidos e lideranças da esquerda - Ciro, Dino, PT, PSOL - defendem políticas que são em boa parte apostar de novo na nova matriz (não usam esse nome, compreensivelmente, porque é um nome usado para atacar).
Apr 5, 2019 • 13 tweets • 3 min read
Os elogios de Bolsonaro e Doria à execução de bandidos em confronto com a polícia estimula - ainda que indiretamente - a execução de bandidos rendidos e, no limite, grupos de extermínio formados por policiais.
´É evidente que policiais podem e devem atirar para matar qd bandidos estão tentando matá-los. Aqui com na Suécia, é o que ocorre e deve ocorrer. Só que morte de bandidos em confronto com a polícia deve ser vista sobriamente, como algo ruim, porém inevitável em certas situações.
Apr 5, 2019 • 8 tweets • 2 min read
Vélez no Ministério da Educação é o pior erro do Bolsonaro até agora. É um erro mesmo - e sobretudo - para quem é bolsonarista. É um erro que não depende da ideologia. Mesmo para um "olavista", Vélez na Educação é um erro.
Vélez é um erro porque é incompetente para a posição e se mostrou um caráter menor, pelo seu apego desesperado ao cargo. Depois de todas as confusões em que já se meteu, qualquer ser humano com um mínimo de dignidade teria pedido o chapéu e sentiria alívio em deixar o Ministério.