Fábio Gomes Filho Profile picture
Diretor de Políticas de Alfabetização do MEC.
7 Apr
Novamente o @Estadao publica notícias falsas provenientes de boatos. Até quando?

1) No dia 3/4, sábado, vocês publicaram informações que foram desmentidas na noite de quarta-feira, dia 31/3, em Nota de Esclarecimento oficial.

Que tal acompanhar o portal do MEC? É o mínimo.
2) Foi dito pelo @Estadao que o MEC estaria "contratando consultores de fora, quando o Inep tem servidores aptos para o trabalho".

De novo: o Inep NÃO ELABORA ITENS de provas/exames diretamente, mas publica – olhe só! – editais para contratar profissionais que o façam.
3) Esses itens serão disponibilizados no âmbito do programa Tempo de Aprender, no Sistema Online de Recursos para Alfabetização. O acesso será gratuito para todos os professores do Brasil que tiverem interesse.

Ainda: o custo por item está alinhado ao que o Inep pratica.
Read 5 tweets
24 Mar
Matéria com diversas informações falsas. Segue o fio.

1) O MEC NÃO VAI OBTER QUESTÕES PARA O SAEB por meio dos editais, mas para avaliações formativas – ou seja, aplicadas pelo próprio professor em sala de aula.

Isso está dito quarenta (!) vezes ao longo de nove editais! Image
2) Todas as habilidades que balizam as questões, incluindo aquelas mencionadas pela reportagem (p.ex., "relacionar fonema com uma representação escrita"), são decorrências diretas dos conteúdos já previstos nas matrizes do Saeb. Não há discussão aqui sobre "métodos".
3) Outro erro: fazem parecer que tiraram dos servidores do Inep a prerrogativa de construir itens para avaliações. Isso é **falso**, pois não são esses técnicos que elaboram os itens do Saeb: eles fazem contratações de especialistas externos, que por sua vez elaboram os itens. Image
Read 7 tweets