Fausto Salvadori Profile picture
Oct 24, 2021 4 tweets 2 min read
Esse artigo de Demétrio Magnoli deixa explícito o que leva uma parte significativa da elite e seus porta-vozes, como o Globo, a rejeitar que Bolsonaro tenha cometido genocídio: a ideia de que "democracias não produzem genocídios". outline.com/yX49bG Image Como no editorial do Globo, o que está em jogo é demonstrar o tempo todo que as democracias capitalistas são o sistema mais próximo da perfeição que existe. É muito perigoso apontar que democracias podem gerar tanto desrespeito a direitos humanos quanto os regimes autoritários.
Jun 2, 2021 7 tweets 3 min read
A tese de que as PMs são violentas porque são descontroladas é confrontada pelo fato de que, na prática, a violência é estimulada pelos governadores —quando praticada contra negros e pobres. É raro um governador confrontar a violência da PM, como ocorre agora em Pernambuco. Poucos governadores questionaram a violência da sua PM, mesmo os de esquerda (tem os que a aplaudem, como Rui Costa). Fizeram isso Brizola, Dutra, Montoro, Covas... Vai ser interessante acompanhar o que acontece em Pernambuco (ah, e a melhor fonte para isso é o @mzconteudo)
Apr 8, 2021 5 tweets 6 min read
Para não esquecer.
Empresários que participaram de jantar em que @jairbolsonaro foi aplaudido, no auge das mortes pela pandemia:
- @bancosafra: David Safra
- @bradesco: Luis Carlos Trabuco
- @BTGPDigital: André Esteves
- @CNNBrasil/@Bancointer/@mrvoficial: Rubens Menin
(1/4) - @CosanBrasil: Rubens Ometto
- @EMSFarmaceutica: Carlos Sanchez
- @Fiesp: @skafoficial
- FS Security: Alberto Leite
- Granja Faria: Ricardo Faria
- Grupo Alpha: João Camargo
- @grupogocil: Washington Cinel (ofereceu o jantar)
(2/4)
Mar 30, 2021 7 tweets 2 min read
Muito jornalista que divulga versões in off de generais precisaria ter mais visão crítica em relação a suas fontes, porque vêm errando demais. A tese de que milicos se incomodam com Bolsonaro e buscam controlá-lo já foi desmentida pelos fatos inúmeras vezes. Os jornalistas que propagam sem senso crítico essa "oposição" ou independência dos militares em relação a Bolsonaro agem como assessores de imprensa informais dos milicos, ajudando a divulgar uma postura altiva dos fardados que nunca existiu. O fato é que Bolsonaro fez o que quis
Mar 19, 2021 8 tweets 3 min read
Já pisei em muito sangue de chacina. Vi cadáveres desfigurados e testemunhei a dor de famílias despedaçadas. Mas nada me chocou mais, na vida, do que ver uma manifestação de brancos do Morumbi em apoio ao assassinato de uma criança de 10 anos. Ítalo Ferreira, pequeno e franzino, furtou um carro e foi morto pela @PMESP com um tiro na cabeça. Segundo o @mpsp_oficial, estava desarmado. Os PMs ameaçaram outra criança que estava com Ítalo para que mentisse dizendo que o amigo estava armado. ponte.org/pms-de-sp-mata…
Nov 29, 2020 7 tweets 3 min read
Depois reclamam que protesto só é notícia quando tem violência. Fizeram um protesto pacífico na av. Sapopemba. TVs e portais noticiaram o "problema no trânsito". Algum desses foi averiguar os fatos? Nenhum. Só a @pontejornalismo foi até lá. E descobriu uma história aterradora. Em busca de um ladrão de carros, a @PMESP invadiu uma casa no Parque São Rafael e executou a tiros Wenny Sabino Costa Martin. Ele tinha 18 anos. Foi morto na frente de dois adolescentes de 13 anos e duas crianças de 3 e 5 anos. ponte.org/pms-invadem-ca…
Jun 7, 2020 9 tweets 5 min read
Vendo a cobertura de alguns veículos sobre a morte do menino Miguel, é chocante constatar o quanto Sarí Mariana Gaspar Côrte Real, a primeira-dama loura que mandou a criança negra para a morte, foi protegida por jornalistas acostumados a expor suspeitos negros pobres (segue) Sikera Jr., que festeja a morte de qualquer pessoa nas mãos da polícia bradando "CPF cancelado!", deliberadamente evitou dizer o nome de Sarí ou mostrar imagens dela, alegando respeito à lei de abuso de autoridade (que, como o próprio nome diz, não vale para jornalistas).