Felipe Betim Profile picture
Jornalista. Editor-assistente no @JotaInfo. Ex- @el_pais @elpais_brasil. Tem alguma história pra contar? 👉 felipe.betim@jota.info | felipebetim@protonmail.com
Oct 3, 2022 5 tweets 1 min read
Lição da noite: respeite o PT. Você pode não gostar do PT ou do Lula. Mas hoje o principal muro de contenção da extrema direita não é a centro-direita ou a "terceira via". É o PT, um partido clássico, enraizado e estruturado, e o Lula, um líder popular. Respeite o PT. E aqui vale uma menção especial aos movimentos sociais, que levaram muita gente boa pro Congresso, apesar da onda conservadora. São esses movimentos que estão em contato direto com as ruas e com os anseios da população. Não é a gente no Twitter. Respeite os movimentos sociais.
May 12, 2022 8 tweets 3 min read
Vou contar uma historinha pessoal que envolve Mario Vargas Llosa.

Em 2014, eu era estagiário do El País em Madri na editoria América, que editava o jornal impresso que era distribuído na região. Um dia, ao chegar na redação, sou apresentado a um novo colega: Sebastian Llosa. 1/ Para quem não sabe, Mario Vargas Llosa é colunista do El País há anos e muy amigo da alta chefia.

Eu e meus colegas não nos demos conta na hora, mas logo começamos a suspeitar que aquele rapaz engomadinho, com mocassim e relógio de rico, tinha algum parentesco com o homem. 2/
Sep 15, 2021 9 tweets 2 min read
Não sei se Lula pessoalmente acha melhor Bolsonaro sangrar até 2022. Mas os fatos são: militantes e eleitores do PT querem o impeachment; os deputados do PT votariam em bloco pelo impeachment; o PT vem colocando gente na rua pelo impeachment; o PT assinou pedidos de impeachment. Alias, o último pedido de impeachment que o PT assinou foi junto com o MBL. Teve até coletiva de imprensa em conjunto.

E, de novo, pode até ser que Lula não queira o impeachment. Mas publicamente ele apoia e incentiva. A maior parte das lideranças políticas nem isso.
Aug 9, 2021 8 tweets 2 min read
Edmar Bacha disse hoje ao Valor que a "Faria Lima não esperava que Bolsonaro ameaçasse a democracia". Não é bem assim. Em 2018, eu e @reoliv escrevemos sobre a euforia da Faria Lima com Bolsonaro. Segue o fio 👇 1/ brasil.elpais.com/brasil/2018/10… De acordo com Felipe Miranda, da Empiricus, “não há uma relação histórica entre democracia e crescimento econômico, que se traduz em lucro para empresas e alta das ações”. 2/
Jul 20, 2021 5 tweets 1 min read
PSDB & cia eram 1ª ou 2ª via até 2014. Em 2018 o eleitorado da centro-direita migrou para Bolsonaro. Hoje esses partidos aceitam de boa o lugar de terceira via. Triste, mas também cômodo. Não apresentam programa, não buscam recuperar eleitorado, não lutam por impeachment, nada. O PT tem eleitorado e lugar garantido no 2º turno, como tem acontecido desde 1989. Se aconteceu em 2018, o pior momento do partido, vai acontecer em 2022. O que a direita e a centro-direita precisam é voltar a ser 2ª via. Disputar os eleitores do Bolsonaro que antes eram seus.