Movimento de torcedores, sócios-torcedores, sócios e conselheiros que defende um Flamengo vencedor, justo, democrático e popular. #NãoEsquecemos
Oct 25, 2022 • 6 tweets • 2 min read
Fernando Antunes Coimbra, conhecido como Nando, foi jogador de futebol profissional, com passagens por diversos clubes brasileiros e também fora do país. Quando atuou no futebol, Nando vivenciou também momentos de perseguição política tanto no Brasil quanto em Portugal.
Ao mesmo tempo que iniciava sua carreira como atleta, Nando era estudante da Faculdade Nacional de Filosofia e atuava no Plano Nacional de Alfabetização, que pretendia alfabetizar milhões de jovens e adultos em dois anos utilizando o método desenvolvido por Paulo Freire.
Jul 29, 2022 • 7 tweets • 2 min read
O Flamengo acabou de anunciar a contratação do chileno Erick Pulgar, atleta condenado por homicídio culposo e cujo nome está envolvido em um caso de estupro.
Apesar do atleta ter cumprido pena em relação ao 1° crime e ainda não ser acusado formalmente de algo em relação ao 2°
é preciso analisar seu perfil e as circunstâncias em q se deram os casos em q está envolvido.
Não ter prestado socorro e ter ocultado evidências de homicídio, além da conduta omissa em relação à condição vulnerável da vítima de estupro, são práticas que interligam a juventude +
Jul 28, 2022 • 8 tweets • 2 min read
Rigoberta Menchú Tum, indígena guatemalteca do grupo Quiché-Maia recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 92 devido a sua ação em defesa dos direitos humanos e em favor dos povos indígenas.
Denunciou, na entrega do prêmio, a perseguição sofrida por seu povo desde os tempos da chegada dos europeus ao continente Americano.
Jun 14, 2019 • 14 tweets • 3 min read
Há 48 anos, morria aos 25 anos Stuart Edgar Angel Jones, estudante de Economia, militante da luta contra a ditadura militar e atleta campeão pelo Remo do Flamengo.
Stuart Angel foi assassinado por integrantes do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica, em 14 de junho de 1971. Depois de dias de tortura, foi amarrado a um jipe e arrastado pelo pátio da base aérea do Galeão, com a boca próxima ao cano de descarga.
May 11, 2019 • 14 tweets • 4 min read
Há 50 anos, a partir das 4h da madrugada de um 11 de maio como este, começou a arder em fogo a Favela da Praia do Pinto, vizinha ao Clube de Regatas de Flamengo. O incêndio só foi contido às 10h da manhã. Pelo menos 9 mil pessoas ficaram desabrigadas. (Foto: JB)
Entre as famílias desabrigadas, a de Julio César "Uri Geller", futuro craque do Flamengo. Em um documentário sobre a Cruzada São Sebastião, de Lúcio de Castro, o ídolo rubro-negro reviveu as cenas daquela madrugada: