How to get URL link on X (Twitter) App
A melhor maneira de definir uma coisa é explicitar a sua finalidade. Eu posso pegar uma caneca e explicar a matéria da qual ela é feita, que é a cerâmica, ou o formato, que é cilindrico, mas no final eu não defini nada.
Você sabia que cada dia da Semana Santa tem um significado e segue uma simbologia? Aqui você descobre o significado de cada dia da semana santa, o que cada dia representa durante a paixão, morte e ressurreição de Cristo, com o contexto bíblico e histórico respectivos.
«Atendei e vede se há dor semelhante à minha dor» (Lm 1, 12)
Os sofrimentos humanos podem ser considerados à dupla luz. Primeiro, quanto à espécie. E então, não devia Cristo sofrer todos os sofrimentos; pois, muitas espécies de sofrimentos são contrárias entre si, tal a combustão pelo fogo e a submersão na água. Mas, agora tratamos dos sofrimentos de proveniência extrínseca; pois, os sofrimentos procedentes de causas externas, como as doenças do corpo, ele não devia sofrê-los, como dissemos. Mas, quanto ao gênero, sofreu todos os sofrimentos humanos. O que é susceptível de tríplice consideração:
«Jesus estava no deserto quarenta dias e quarenta noites e ali foi tentado por Satanás» (Mc 1, 13)
A Quaresma faz referência aos quarenta anos do povo de Israel no deserto e aos quarenta dias de jejum de Jesus, também no deserto. Mas uma referência da qual muitas vezes não nos lembramos é que, pela mesma quantidade de dias, graças à pregação do profeta Jonas, o povo de Nínive jejuou e conseguiu poupar a cidade da destruição. Foi a “primeira quaresma” da história.
A liturgia da Quarta-feira de Cinzas nos chama à verdadeira conversão: “Rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Jl 2, 13).
O que explica que um jovem músico, num dos prêmios mais famosos da música, ostente seu satanismo, sem que isso escandalize ninguém? (Pelo contrário, o rapaz, um rapper, foi considerado pela revista Time uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2021; seus clipes, espalhados por toda a internet, têm milhões de visualizações; e suas performances são chamadas de “revolucionárias” pelos portais de notícias.)
Um antigo ditado popular diz que “quem muito ri, termina chorando”. No tempo do carnaval, que se apresenta como uma festa da “alegria”, não é difícil perceber o quão cheias de sabedoria são essas palavras. Basta pensar nas inúmeras vezes em que, depois de uma festa tão cheia de prazeres e sortilégios, experimentamos uma profunda tristeza e vazio de sentido. Tal efeito se explica pelo gênero de alegrias que vivemos, pois certos tipos de prazeres são naturalmente efêmeros e deixam a pessoa com a mesma rapidez com que aparecem.
I. O desejo de Deus
Prefácio:
O vício não é natureza, mas contrário à natureza. E a causa do pecado não é o Criador, mas a vontade:
“Quando dava a Sagrada Comunhão, aquele sacerdote tinha vontade de gritar: aí te entrego a Felicidade!” (Forja, nº 267).
Foi o chamado Milagre Eucarístico de Buenos Aires, onde uma Hóstia Consagrada transformou-se em Carne e Sangue. O Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e atual Papa Francisco, ordenou que um fotógrafo profissional fosse chamado para registrar o evento, a fim de preservar os fatos. Posteriormente, foram conduzidas pesquisas de laboratório coordenadas pelo Dr. Castañón.
1. A terminologia vulgar, que o Filósofo diz ser conveniente respeitar ao se dar nome às coisas (II Tópicos 1. 109a), preferiu em geral julgar como sábios aqueles que diretamente ordenam as coisas e as governam com habilidade. Por isso, entre outras funções que os homens atribuem ao sábio, a de que pertence ao sábio ordenar é proposta pelo Filósofo (I Metafísica 2, 982a: Cmt 2. 42.43). Ora, a regra do governo e da ordenação de todas as coisas que se dirigem para um fim deve ser assumida deste fim. Assim, cada coisa fica otimamente disposta enquanto se ordena convenientemente para o seu fim, visto ser o fim o bem de cada uma. Por esse motivo, vê-se também que, nas artes, tem o governo e como que o principado sobre as outras aquela à qual pertence o fim. Por exemplo: a arte médica governa e ordena a arte farmacêutica porque a saúde, que é objeto da medicina, é o fim de todos os medicamentos preparados na farmácia. Coisa semelhante acontece na arte da navegação com relação a arte da construção naval. bem como na arte militar com relação à arte eqüestre e a toda indústria bélica. Essas artes que têm o principado sobre as outras são denominadas arquitetônicas ou artes principais. Daí os seus artífices - que são chamados arquitetos - reclamarem para si o nome de sábios.
São Tomás nasceu em Roccasecca, no ano de 1225. Seu pai, Landolfo, queria que ele fosse abade do mosteiro de Montecassino, pensando ser compatível com a natureza tímida e gentil do filho e com seus desígnios políticos. No entanto, em Nápoles, Tomás quis tornar-se frade Dominicano, rejeitando toda e qualquer ambição e escolhendo apenas uma Ordem mendicante.
Um dos problemas mais comuns — e também um dos mais perigosos — com que se deparam os principiantes na vida espiritual é a falta de humildade. Muitos deles, depois de longos anos de pecado e esquecimento de Deus, convertem-se e, com decisão muitas vezes sincera, empenham-se em ter uma vida de oração íntima e constante. Esse novo empreendimento, por assim dizer, costuma ter um bom ponto de partida: a humilhação e o reconhecimento diante do Senhor das próprias misérias, faltas e debilidades. Os que perseveram nessa humildade inicial tendem, via de regra, a perseverar também em seus propósitos, a crescer espiritualmente e a experimentar o que em episódios passados caracterizamos como ato de fé.
Prefácio.