Macro, Finance and Politics. Mas também um pouco de Ensaios Analíticos (1994) e Lanterna na Popa (1994).
Nov 10, 2022 • 7 tweets • 2 min read
As pessoas usam da metonímia “mercado” pra nomear um grupo muito pequeno de pessoas na Faria Lima que julgam serem chantagistas e cruéis com o país.
Mas, quem, de fato, é o mercado?
O mercado é absolutamente todo mundo que participa de trocas. Você que tem uma lojinha, o funcionário de baixa renda que consome produtos da cesta básica que são dolarizados, o Xavier com seu fundo de 85 bilhões, o cara que é caminhoneiro autônomo, o day-trader que vende curso.
Sep 17, 2020 • 14 tweets • 3 min read
É sempre curioso ver as opiniões em dia de COPOM. Sempre há opiniões do tipo: o juros devia estar em “x” ou em “y”. É ainda mais curioso porque tanta gente se preocupa com os valores do juros e do câmbio. Oras, apesar de importantes variáveis macro, eles são PREÇOS. (1/14)
Por quê os economistas brasileiros ainda discutem tanto sobre os valores de juros, câmbio, dívida pública, etc? Me parece um legado perverso da década de 80 em que a Unicamp era forte no debate público. Durante muito tempo, o IE-Unicamp acreditava nessas variáveis como causais.
Oct 9, 2019 • 7 tweets • 2 min read
(1) Surpreendente o resultado da inflação desse mês, mas atento para o fato de que isso não é sinal de que deva ter nova queda de juros (não acho que deveria, mas vejo o RCN muito mais dovish do que esperava). Os efeitos dos dois cortes de 50 bps nem de perto começaram a surgir.
(2) E juros no Brasil, historicamente, tem um canal de transmissão poluído cujos efeitos são sentidos de modo meio laggard. Enfim, acho que os diretores do Banco Central sabem disso. Alguns pontos que eu queria comentar sobre a atuação do BC recentemente: