Acadêmicos do Grande Rio Profile picture
Perfil Oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio. 📸: @granderio 👍: https://t.co/O299VsJP40 🎥: https://t.co/ISru0NrTC3
15 Oct
Mais um trecho do nosso samba! Vamos aprender?

Segue o fio! #GrandeRio2022 💚❤️
Na tradição Yoruba/Nagô, o Igbá é um assentamento de Orixá no plano físico terreno, podendo ser materializado em uma cabaça. Pode também representar, dividido em duas partes, o sagrado feminino (Odudua) e o sagrado masculino (Obatalá).
Durante o processo de criação do mundo, Exu teve papel primordial pois, ao receber suas oferendas, tratou de que o trabalho de criação do mundo fosse concluído com êxito e é neste recipiente que ficam guardados os segredos da existência.
Read 7 tweets
11 Oct
Que tal destrinchar nosso samba-enredo para o Carnaval 2022? A partir de hoje, iremos, a cada postagem, comentaremos brevemente cada trecho dessa grande obra que cantaremos na Avenida. Vamos começar? ❤💚 #GrandeRio2022
Boa noite! É assim que as entidades conhecidas como Exus catiços costumam saudar quando, por meio de incorporação, chegam à Terra, seu templo de fé, para onde vêm trabalhar na caridade, abrindo os caminhos e ajudando na evolução de quem os procura.
Se diz que são os seres que atuam na comunicação entre os dois mundos – o terreno e o espiritual – e os que mais entendem nossas lutas e dores.
Read 6 tweets
13 Jun 20
Laroiê! Pedindo licença, na entrada do dia 13 de junho, a Grande Rio anuncia o seu enredo para o próximo carnaval: “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
Autoral, o enredo é um visão poética sobre diferentes faces, histórias, linhas e lugares que nos conectam a Exu, propondo sete caminhos a serem percorridos.
Dos fundamentos africanos às múltiplas brasilidades, será contada e cantada a força de Zumbi, a energia q circula por feiras e mercados, a alegria das noites, nos bares e cabarés, as folias e os festejos carnavalescos, a arte q tanto dialoga com Exu, reinventando o espaço urbano
Read 8 tweets