A decisão de suspensão do X no Brasil não tem amparo legal. Não pela razão apontada no despacho.
Isso porque o Marco Civil da Internet, citado na decisão, NÃO obriga que a plataforma tenha escritório ou representante legal no Brasil.⬇️
O contexto da lei é o seguinte.
Ela determina que, em relação aos dados pessoais dos usuários, as plataformas devem preservar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das partes direta ou indiretamente envolvidas.⬇️
Oct 3, 2022 • 7 tweets • 2 min read
LULA NÃO É MAIS FAVORITO.
O grande vitorioso do primeiro turno foi Bolsonaro. Mesmo terminando atrás de Lula, a quantidade de gente que ele elegeu não está no gibi. Foram 18 senadores. Muitos ex-ministros eleitos. Damares se elegeu com 45%. O astronauta com mais de 50%. (+)
Tereza Cristina mais de 70%. Magno Malta se elegeu. Fora isso, Bolsonaro deu um banho no Sudeste. Ficou com mais de 7 pontos de diferença em São Paulo. Ganhou por 10 pontos no Rio de Janeiro. Em Minas, Lula ganhou, mas por pouco. Zema terá de sair do muro agora. (+)
Aug 7, 2022 • 6 tweets • 4 min read
A Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) emitiu nota para esclarecer sua posição sobre o sistema eleitoral.
Mas ao contrário da interpretação dada por parte da mídia vemos que, na verdade, eles reforçam a defesa do voto impresso auditável.(+)
De fato, a entidade nunca afirmou ter havido ou que haverá fraude nas eleições. Mas fala sim sobre 'aperfeiçoamentos necessários' no sistema.
Eles defendem a adoção de um 'sistema analógico complementar' como mais uma opção de auditoria. Que tal?(+)
Aug 2, 2022 • 16 tweets • 5 min read
RESPOSTA DE UM CIDADÃO A FACHIN
Na reabertura dos trabalhos do TSE, Fachin fez um discurso arrogante e cheio de inverdades.
Sua fala não agrediu o Presidente, mas qualquer cidadão que ouse questionar o TSE ou as sacrossantas máquinas de votar.
Pega o 🧶(+)
O papel da Justiça Eleitoral é EXECUTAR o serviço administrativo chamado 'eleição'.
A paz nesse processo não depende dela, mas do ambiente democrático, do respeito à Constituição e da confiança que o povo tem nas instituições, enquanto cumprirem seus papéis.(+)
Jul 28, 2022 • 14 tweets • 5 min read
CARTA AOS BRASILEIROS?🤔
Recebi num grupo de zap um link para assinar a tal carta aos brasileiros em defesa da democracia. Uau! Como não ser favorável?
Mas como sou daqueles que leio a letra miúda em documento que vou assinar, resolvi avaliar esse aqui ponto a ponto. (+)
1- A referência à Carta aos Brasileiros de 1977 é despropositada. Que sentido faz comparar aquele contexto histórico com o atual, onde qualquer um pode falar o que quiser do governo e da forma que quiser? Inclusive com encenações de atentado ao chefe do Executivo?(+)
Jun 10, 2022 • 8 tweets • 3 min read
Parece que, finalmente, começaram a entender que a discussão central do processo eleitoral não tem NADA a ver com tecnologia, mas sim com juridicidade.
O voto é secreto, mas o escrutínio não. Isso pressupõe que qualquer um possa conferir se seu voto foi computado ou não.(+)
Significa que não importa o quão seguro seja o sistema eletrônico, não pode haver dúvida alguma no cidadão comum sobre o destino do seu voto. E isso não é algo acessório, mas o pilar central da discussão sobre voto e representatividade em nações mais avançadas. (+)
Apr 10, 2022 • 7 tweets • 2 min read
Na lógica partidária, alianças eleitorais só são concretizadas se existirem concessões de ambas as partes.
Bolsonaro precisava de um partido para sua reeleição, mas esse partido - qualquer que fosse - tbm teria que ser atendido em suas demandas eleitorais.⬇️
Isso explica em SP, por exemplo, o PSC ter se aliado ao PL, colocando o nome do Datena ao Senado, na chapa de Tarcísio.
Trata-se de um arranjo político para garantir tempo de TV e fundo eleitoral. É uma questão matemática que não depende apenas da vontade de Bolsonaro.⬇️
Jan 18, 2022 • 13 tweets • 4 min read
Os rumores de que o TSE poderá exigir comprovante de vacinação para que o cidadão exerça seu direito de voto esse ano tem causado forte reação nas redes.
Verdade ou não, o fato é que existem caminhos sim para que o TSE cometa esse arbítrio.
Sigam o 🧶
Primeiro, lembre-se que o art. 3º, III, "d" da Lei 13.979/2020, diz que é possível a vacinação compulsória. Mas o STF já disse que isso não significa vacinar à força, mas criar restrições para "incentivar" que o cidadão o faça. O que dá no mesmo. (+)
Jan 13, 2022 • 4 tweets • 1 min read
Mediante solicitação via LAI, o Ministério da Saúde compartilhou comigo arquivo com todas as notificações de evento adverso pós vacinação (EAPV), ocorridas em 2021. Foram mais de 160 mil registros.
Para quem quiser, segue o link. (+) docs.google.com/spreadsheets/d…
O MS alerta que a causalidade entre efeitos adversos e vacinação só é investigada posteriormente, após revisão pelo comitê de especialistas, produtores, CGPNI e ANVISA.
Mas é importante que a população seja informada desses números brutos para colaborar nessa investigação. (+)
Oct 22, 2021 • 4 tweets • 2 min read
Em 2017, ao julgar um caso de afastamento de um senador, Alexandre de Moraes proferiu um voto memorável em defesa dos mandatos parlamentares.
Foi categórico ao afirmar que a CF não permite prisões preventivas e cautelares contra parlamentares.(+)
Para ele, qualquer forma de prisão que não o flagrante por crime inafiançável, afetaria a própria razão de ser das imunidades parlamentares.
E disse que até o STF tem que ter seu poder limitado, e que só em períodos de ditadura as imunidades parlamentares foram diminuídas (+)
Oct 13, 2021 • 9 tweets • 4 min read
ANDRÉ MENDONÇA PODE SER SABATINADO DIRETAMENTE NO PLENÁRIO DO SENADO, POR DECURSO DE PRAZO!
Sigam o fio.
Questão de Ordem levantada em 2016 pelo então Senador Ronaldo Caiado indagava sobre o início da contagem de prazo para sabatina de autoridades nas comissões. (+)
O Presidente do Senado à época, Renan Calheiros, respondeu a questão de ordem interpretando o Regimento para afirmar que a contagem do prazo seria A PARTIR da leitura da Mensagem de indicação pela Mesa do Senado. E não a partir da leitura do relatório na Comissão. (+)
Jul 8, 2021 • 9 tweets • 2 min read
Tenho a impressão de que alguns institutos de pesquisa fazem entrevistas em bocas de fumo, porta de sindicato e nas varandas psolistas do Leblon.
As pesquisas reais são as ruas e as que os partidos fazem internamente, mas não divulgam.
Eles sabem a verdade. E tremem.
É exatamente por isso que há um esforço gigantesco para que as narrativas de derrotas eleitorais se tornem realidade. Fazem parte disso a oposição raivosa, o STF e a maior parte da mídia.
Cada um com interesses próprios, mas que em comum são "atrapalhados" por esse Governo.
Jun 8, 2021 • 12 tweets • 4 min read
Então Bolsonaro mentiu e foi "desmentido" pelo TCU?
Que tal entender a situação antes de sair gritando junto com a manada?
Segue o fio. (+)
Na nota feita de forma açodada para desmentir o Presidente, o TCU ignora que ele falava de algo não conclusivo, mas que poderia ser facilmente deduzido a partir de uma lógica simples. (+)
May 24, 2021 • 5 tweets • 1 min read
PAZUELLO ERROU?
O art. 45 da Lei nº 6.880/1990 (Estatuto dos Militares) diz expressamente:
"Art. 45. São proibidas quaisquer manifestações COLETIVAS, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político." (+)
Já o § 1º do art. 77, do mesmo Estatuto Militar, diz:
"§ 1º É proibido ao militar o uso dos uniformes:
a) em manifestação de caráter político-partidária;"