How to get URL link on X (Twitter) App
Tenho visto muita gente questionando a defesa israelense, muitas vezes sem base. Preparei aqui um material, a minha principal fonte é a entrevista do coronel da reserva Ran Kochav ao podcast do Haaretz. Vamos por partes. (1/15)



Comecemos pelo Irã. O principal cenário de fim da guerra que seja positivo para o Irã, é derrotar Israel. O que isso significa? Vamos às opções.
Quem nos acompanha no podcast (link abaixo) sabe que nós sempre dizemos a mesma coisa: Netanyahu e o Hamas têm objetivos conflitantes (ambos lutam por sobrevivência), e a única forma de haver um cessar-fogo no momento é por exigência dos EUA. (1/12)
1. Memória nacional.
O Shin Bet é uma agência que atua em Israel e nos territórios ocupados, cuja função é combater crimes contra a nação. Tem prerrogativas legais que a Polícia não tem, além de um complexo e desenvolvido sistema de espionagem. E está alocado no gabinete do primeiro-ministro. (1/24)
Israel deveria se retirar do Corredor Filadélfia (fronteira entre Gaza e o Egito) a partir deste domingo, conforme o previsto no cessar-fogo para o início da fase 2. O governo israelense alega que não houve acordo para que essa fase tenha início, e que não se retirará. (1/7)
Antes de tudo, os termos do acordo: ele é temporário (42 dias), sendo que no dia 16 do acordo começarão as negociações para um acordo permanente.
Havia um cessar-fogo em vigor entre Israel e o Hezbollah desde a Segunda Guerra do Líbano, em 2006, com raros momentos de tensão entre os dois lados nos últimos 17 anos. O cessar-fogo fom rompido no dia 08/10/2023, quando o Hezbollah atacou a base de Har Dov. (1/24)
Há alguns dias a mídia israelense começou a divulgar a informação de que algumas pessoas, cujos nomes não foram revelados, foram presas por suspeita de vazar documentos secretos, com danos à segurança nacional. Era tudo o que sabíamos. (1/14)
O ataque, segundo as FDI, foi contra uma reunião do executivo do Hezbollah, na qual estavam presentes quase todo o novo alto comando do grupo, incluindo Nassrallah, o comandante da região sul Ali Karaki e representantes da força iraniana al-Quds. (1/7)
Pela primeira vez, pode haver um interesse do governo israelense num cessar-fogo, ainda que sob condições muito específicas. O contexto está no fio abaixo, recomendo a leitura. (1/16)https://x.com/Joaokm/status/1824106235374813537?t=-OeZ9nZUizQgSFcRuLs7-w&s=08
Além da enorme pressão, que não deixa de aumentar, exercida pelos EUA e por outros envolvidos, Netanyahu tem uma preocupação a mais, no momento: o iminente ataque do Irã, do Hezbollah e de outros proxies. Por que? (2/11)
Um membro da Nukhba (forças de elite do Hamas) preso desde o dia 07/10, foi levado à emergência com graves ferimentos, sem conseguir andar e com lesões em partes íntimas do corpo. A procuradoria das FDI iniciou uma investigação, e indiciou 9 reservistas por maus tratos. (1/15)
As conversas começaram há 3 dias, por iniciativa do governo chinês, em conjunto com representantes de Egito, Argélia e Rússia, a fim de promover a reconciliação dos grupos palestinos e a sua união. Ontem foi assinado um termo de compromisso, ainda não publicado. (1/16)
https://twitter.com/Joaokm/status/1732749081196285990
Os dois partidos têm raízes anteriores à criação do Estado de Israel. O embrião do Partido Trabalhista é o Mapai (sigla de Partido dos Trabalhadores de Israel), que era a fusão de dois partidos (União do Trabalho e O Jovem Trabalhador). (1/23)
Antes de começar, vale a pena dar uma olhada nesse fio aqui com tudo o que sabemos que se sabia antes do ataque do Hamas de 07/10.https://x.com/Joaokm/status/1732749081196285990?t=Yp9xqvi2Mmwc4JwNVlKy8w&s=08
Segundo a própria Polícia, Ben-Gvir era alvo de investigações e o principal suspeito de provocar distúrbios já enquanto deputado em 2022. Ele escolhe seu ministério a dedo em 2023. Se você quer saber mais sobre ele, veja abaixo. (1/24)https://twitter.com/Joaokm/status/1531737236194172928
Por mais que o partido de Gantz tenha somente 8 cadeiras, sua presença dava um respaldo desproporcional ao governo. Seu partido, o centrista Campo Republicano, lidera as pesquisas desde março, e, simbolicamente, Gantz representa entre 25 e 30% da população. (1/23)
Yonathan Yossef foi chefe de gabinete da ministra dos Transportes Miri Regev, do Likud. Ele procurou o jornalista investigativo Raviv Druker, e repassou documentos, áudios e mensagens de WhatsApp de conversas gravadas entre membros do gabinete da ministra,... (1/18)