Mestre em História, professor, pesquisador(?), educador Popular e Pai de Alice.
Jun 25, 2019 • 4 tweets • 1 min read
Em menos de 2 horas li 50 págs de Olavo de Carvalho. Praticamente n ha citações, a n ser dele embasando ele, ou explicando quem é o alvo. Não há diálogo com o conhecimento previamente acumulado, e quando há, não são citadas as páginas para a verificação, nem em citação direta.
E isso não é segredo. Logo cedo tal procedimento é anunciado no livro: "o leitor encontrará ao longo deste livro, 3 tipos de nota: do AUTOR, do ORGANIZADOR, e do EDITOR" (CARVALHO. 2013. P, nota do editor). Até onde li o autor não fez uso de nota bibliográfica de rodapé.
Jun 24, 2019 • 4 tweets • 1 min read
Assistimos "Democracia em Vertigem". Como peça de cinema é bom. A narrativa é bem feita, mas a narração é arrastada e fraca. A narração tentou preencher o vídeo de coisas que só uma determinada esquerda consegue enxergar, principalmente a esquerda que comprou o discurso do medo.
O documentário tentou narrar uma democracia em frangalhos, caída, violada tipo "Geni". Somente a esquerda liberal pode ver os acontecimentos de 2013 até aqui como violações da democracia, quando na verdade, tudo isso são possibilidades na democracia burguesa e não excessões.
May 10, 2019 • 4 tweets • 1 min read
Qualquer um que leia o relatório "Aspectos Fiscais da educação no Brasil" (2018), disponível no site do Min. Da Fazenda, verá um relatório cheio de dados, mas com conclusão enviesada NN por uma correlação espúria. Quem toma aquilo por argumento nunca estudou lógica, argumentação.
Para os contadores falando de educação, o fato de nós gastarmos 6% do PIB e esse gasto ser superior ao gasto dos EUA ou Argentina ou Vietnã significa que o problema da educação não é investimento, mas outra coisa (essa coisa não é demonstrada).
Jan 24, 2019 • 12 tweets • 5 min read
O pior problema do comentador ignorante de politica é... é a ignorância mesmo. No fundo é falta de educação científica e de pensar criticamente, ver tons de cinza. O sujeito vê a Venezuela em crise e logo pensa, na sua cabeça binária destreinada: é culpa do Governo. O tio ensina
No dia q as pessoas descobrirem o q é expressão fenomênica serão menos rasas. O supermercado vazio, inflação entre outras coisas são a FACE de um problema, a forma como um processo demonstra seus sintomas. Não procurar as causas dos problemas causa correlação espúria. Eu explico.
Jan 5, 2019 • 4 tweets • 1 min read
Nosso novo governo fala em fazer política sem viés ideológico. Essa direita finge que não sabe e vende a idéia de que ideologia e sinônimo de pensamento de esquerda, o que não é verdade. Bolsonaro é provavelmente o presidente mais ideólogo que o Brasil já viu e não é difícil ver.
Dois exemplos simples: Bolsonaro quer mudar a embaixada brasileira para Israel. Além de um impasse internacional que pode nós custar milhões não ganhamos nada com isso, a não ser fazer média diplomática com um país que está alinhado a visão de mundo do presidente. Sigamos.