Sindicato dos Jornalistas SP Profile picture
Twitter oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Por salários, direitos e dignidade!
Jun 7, 2022 13 tweets 2 min read
🔴🔴URGENTE 🔴🔴

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, Jair Bolsonaro é condenado pela Justiça de São Paulo por dano moral coletivo à categoria dos jornalistas após ação de nosso Sindicato.

Segue o 🧶 Nesta terça-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo publicou a decisão da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível, que condenou o atual presidente da República a a pagar R$ 100 mil a título de indenização por dano moral coletivo à nossa categoria.
Jun 7, 2022 5 tweets 1 min read
🗓️| Na próxima segunda-feira, dia 13, às 19h30, o SJSP promove o debate “Fake News, Big Techs e Eleições 2022”. O evento busca refletir sobre como a estrutura das redes e os modelos de negócios das big techs contribuíram com o fenômeno da desinformação. O evento pretende ainda apontar as possibilidades de regulação da atuação das big techs de modo a assegurar os direitos à liberdade de expressão e de privacidade, especialmente na tramitação do PL 2630.
Jun 7, 2022 4 tweets 2 min read
A liberdade de imprensa é fundamental para a democracia. Defender a dignidade dos jornalistas também.
É o trabalho dos jornalistas que garante e assegura o direito fundamental de livre acesso à informação previsto na Constituição Federal, permitindo que todos recebam informações. Somente com liberdade de imprensa é possível que a população exerça sua cidadania. É por meio de informações divulgadas livremente que os cidadãos devem tomar decisões, embasada em fatos e checados a partir de técnicas e da ética jornalística, que não devem responder a interesse.
Jun 6, 2022 4 tweets 2 min read
As adesões ao Pacto pelo Fim da Violência contra Jornalistas e em Defesa da Liberdade de Imprensa seguem a todo vapor.
A companheira Pascoalina Souza Silva (@lilinalutasp), pré candidata a deputada federal pelo PT já assinou ao Pacto. Assim como o Professor Adelino (@professor_adelino), pré-candidato a deputado federal pelo PT.
Ambos se comprometeram, junto a outros 30 pré-candidatos, a se opor a qualquer forma de agressão aos profissionais de imprensa.
Oct 12, 2021 9 tweets 2 min read
O repórter cinematográfico Leandro Matozo, da Globonews, foi covardemente agredido por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro na tarde desta terça-feira (12) no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. O agressor se chama Gustavo Milsoni e trabalha como professor na Escola Estadual Cid Boucault, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.