József Bozsik Profile picture
A arte das coisas invisíveis.
X. Profile picture Luiz Cesar Profile picture 3 subscribed
Jan 6 20 tweets 5 min read
ZAGALLO FUNDOU O FUTEBOL BRASILEIRO

Um lateral subindo por vez, meias/atacantes que jogam por dentro e pelos dois lados, o desenvolvimento das funções ou dos papeis sociais (o 2º volante infiltrador, por ex.),tudo que reconhecemos por décadas como parte do jogo veio de Zagallo🧶 Image 1. OS "CINCO CAMISAS 10"

No final da década de 60, o futebol brasileiro já havia incorporado plenamente as diagonais de Flávio Costa e a presença do falso-ponta. Todos os melhores times jogavam com um meia na ponta, criando um quarteto com os 2 volantes e o ponta-de-lança.
Jan 1 43 tweets 12 min read
30 ANOS DO TETRA: DERRUBANDO OS MITOS

Após tantas eliminações traumáticas, o Brasil conseguia finalmente o Tetra. Contudo, aquela seleção é cercada de controvérsias. Vários mitos persistem até hoje. Esses mitos desviam o nosso olhar do ocorrido. Está na hora de derrubá-los. 🧶 Image MITO 1: TIME DEFENSIVO, DE CONTRAGOLPE E QUE JOGAVA POR UMA BOLA

Você já deve ter escutado que a seleção de 94 era defensiva, retranqueira, jogava no erro do adversário e que apostava nos contragolpes com Bebeto e Romário. É justamente o inverso.
Nov 25, 2023 34 tweets 8 min read
Passado o som e a fúria da semana, é momento de pensarmos nos raciocínios lineares e nos transtornos em torno da seleção brasileira: Image 1) O raciocínio linear primevo: “se não ganharmos da Venezuela, não ganharemos da França”.

Se o futebol fosse assim, a Argentina, que perdeu p/ Arábia, não teria triunfado depois contra Holanda, Croácia e França. A Espanha, que perdeu para Suíça, não teria vencido a Holanda.
Nov 5, 2023 11 tweets 3 min read
TUDO É PERIGOSO. TUDO É DIVINO MARAVILHOSO

O menino leva a bola debaixo do braço. Todos os sonhos passam por ela. A glória do gol decisivo ou apenas para sair da miséria. A bola entrelaça entre os pés a cada sopro de vida. Image Chega a vida adulta e o profissionalismo, e esse menino é assolado por cobranças: não erre, repita o mecanismo, faça isso, não corra o risco, não perca a bola. O "jogar" perde certa naturalidade. Vira repetição e banalidade. A responsabilidade deixa de ser remédio e vira veneno.
Oct 18, 2023 17 tweets 3 min read
O ponto principal, para além das nomenclaturas, é que o futebol não é uma ilha. Ele está inserido na cultura, na sociedade, no imaginário, nas mentalidades, etc. Global ou local não é uma escolha, mas uma relação, uma dialética se preferirem. Há um enorme debate de séculos sobre a formação do país, do povo brasileiro, das desigualdades, etc. Nesse contexto, o futebol foi assunto direto para muitos autores como Mário Filho, Nelson Rodrigues, Freyre, Lins do Rego, Wisnik, DaMatta, e centenas de teses na universidade.
Sep 25, 2023 7 tweets 3 min read
ENTRE OS TÉCNICOS DISPONÍVEIS, TITE É O MELHOR NOME PARA O FLAMENGO.

Se estiver disposto a se adaptar às características dos melhores jogadores, Tite é o melhor nome para o Flamengo entre os técnicos sem clube.

Segue o fio 🧶 Em 2015, no Corinthians, Tite montou um sistema funcional com Jadson partindo da direita e atravessando o campo, reunindo-se com Elias e Renato no setor da bola, explorando tabelas, criatividade, progredindo a partir do "chegar e não estar" com muita gente partindo de trás.
Sep 13, 2023 12 tweets 2 min read
No último ciclo, muitos problemas da seleção ficaram escondidos por vitórias curtas, ou baseadas na imposição física, ou fruto de bola parada. A vitória de hoje não pode esconder algumas questões que são importantes para aprimorar e encaixar melhor as coisas adiante: 1) Já está claro que o estilo do Diniz vai favorecer muito os nossos 3 melhores jogadores: Neymar, Vinicius e Rodrygo. Mas é preciso tirar vários vícios de raciocínio de outros jogadores;
Aug 11, 2023 21 tweets 6 min read
OS JOGADORES DO FLAMENGO SÃO INDOLENTES?

Em 1954, João Lyra Filho chefiava a delegação brasileira na Copa do Mundo. Lyra era um jurista percusor do direito esportivo no Brasil e figura mais influente na área durante o Estado Novo.

Segue o fio 🧶 Image Após a derrota para a Hungria nas quartas, cabia a João Lyra explicar num relatório as causas do fracasso. Como em 1950 com o perseguido Barbosa, Lyra recorreu ao racismo e às explicações raciais. Para ele, a mestiçagem era a grande culpada do fracasso brasileiro na Copa. Image
Aug 6, 2023 8 tweets 3 min read
Ranking dos gastos dos clubes brasileiros em contratações nos últimos três anos (em milhões de euros):

1- Flamengo: 84,95
2- Bragantino: 51,19
3- Palmeiras: 38,7
4- Atlético-MG: 31,57
5- Athletico: 29,85
6- Santos: 28,45
7- Botafogo: 24,52
8- Vasco: 23,79
9- Grêmio: 23,65 10- Bahia: 22,02
11- São Paulo: 19,94
12- Internacional: 18,03
13- Corinthians: 12,15
14- Fortaleza: 10,21
15- Cruzeiro: 9,08
16- Coritiba: 8,61
17- Fluminense: 7,65
18- América-MG: 3,72
19- Cuiabá: 2,65
20- Goiás: 0,39
Jun 20, 2023 13 tweets 3 min read
Por que um país subdesenvolvido conseguiu ser o maior campeão e despertar o afeto mundial no esporte que é o preferido do mundo rico europeu?

Por que esse mesmo país não está só de novo 24 anos sem ganhar uma Copa, mas, dessa vez, perdeu a admiração e as paixões que despertava? Image Sem partir das perguntas certas, só teremos respostas desencontradas. O período entre 1970 e 94 é diferente do de hoje. Não só pela seca de gênios. Em 94, uma seleção tão difamada por setores da imprensa, chega na Copa despertando admiração em Cruyff e na imprensa internacional.
May 4, 2023 11 tweets 3 min read
FALSO-PONTA

Em 1967, Telê começava sua carreira de treinador nos juniores do Fluminense. Ele morava na Vila da Penha e tinha uma sorveteria. Um dos seus empregados era um jovem vizinho, Vanderlei Luxemburgo. Vinte e sete anos depois, eram os técnicos dos melhores times do mundo. Image No ano seguinte, Luxemburgo começava sua carreira de jogador nos juniores do Botafogo. Ele era um "falso-ponta". Desde os anos 50, o futebol brasileiro recuava um ponta para se juntar aos dois médios e ao ponta-de-lança e formar um quadrado assimétrico com e sem a bola. Image
Apr 16, 2023 20 tweets 5 min read
ESPERANDO GODOT

O discurso oficial do futebol está dominado por um racionalismo meramente instrumental. De que serve esse jogador? O que produz? Reproduziu o treino nos 90 minutos? Tomou sempre as melhores decisões? Errou o mínimo possível?

Segue o fio 🧶 Image Ganhando ou perdendo, o Real Madrid de Carlo Ancelotti trouxe uma graça inaudita ao futebol europeu de clubes por subverter o discurso oficial e trazer o jogo para o campo das paixões, das afeições e de outras formas de racionalidade.
elpais.com/deportes/2023-…
Apr 16, 2023 5 tweets 1 min read
CRUZABOL

Dos 19 gols marcados no primeiro dia de Brasileirão, 13 nasceram de um cruzamento na área (quase todos pelo alto). Todos os gols de Palmeiras x Cuiabá, Atlético x Vasco, Botafogo x São Paulo, Athletico x Goiás nasceram assim. Image É sintoma das escolhas que fizemos para o futebol brasileiro: a maioria de nossas equipes apostam no jogo externo, no posicionalismo, na triangulação lateral para encontrar alguma vantagem para o cruzamento por cima ou por baixo, num jogo ofensivo de estar antes de chegar na área
Apr 11, 2023 14 tweets 4 min read
SAMPAOLI

Não discuto as qualidades e os títulos de Sampaoli. A qualidade individual importa, mas, no futebol, o mais importante é o encontro de características e afeições entre jogadores, técnico, comissão, etc. E o argentino é mais uma aposta arriscada.

Segue o fio 🧶 Image 1) Sampaoli sempre gostou de usar atacantes rápidos fixados pela ponta. No Brasil, usava bastante as duplas Keno & Savarino, Marinho & Soteldo. Na primeira passagem do Sevilla, usava a dupla Sarabia & Vitolo. Quando utiliza laterais na ponta, costuma adotar três zagueiros.
Apr 10, 2023 5 tweets 2 min read
O grande lance do Diniz não está num invento, numa quinquilharia nova que os analistas acreditam que seja a "evolução do jogo", mas em outra coisa. Enquanto todos olhavam para um lado, Diniz olhou para a "sarjeta". Image Enquanto todo mundo olhava para uma miragem que chamamos de futebol 'europeu', um futebol mais evoluído, para as metodologias hegemônicas, Diniz olhou para o outro lado e viu no lixo um engenho, uma preciosidade, que estava lá desprezada e esquecida.
Mar 29, 2023 14 tweets 3 min read
O tema da má administração e do ocaso dos clubes médios e regionais causou muita discussão nas últimas horas. Então, quero explicar um pouco mais como vejo esse tema. Vamos começar pelo óbvio: se os times médios e regionais fossem bem administrados, se Sport, Guarani, Vitória, Remo, entre outros, fossem sempre bem administrados, ainda assim, jogariam 2 ou 3 vezes na 1ª divisão numa década e teriam chances mínimas de título nacional.
Mar 28, 2023 41 tweets 9 min read
RAIO-X DO DESMONTE (PARTE 2): O FUTEBOL BRASILEIRO

O ano é 2002. O Brasil é pentacampeão. O Brasileirão termina com a revelação dos novos meninos da Vila. Temos, no mínimo, uma dezena de jogadores entre os 50 melhores do mundo.

Segue o fio 🧶 Os times médios e regionais vão bem. O Juventude ganha a Copa do Brasil em 99. O Atlético-PR vence o Brasileirão 01. O São Caetano é vice da Libertadores. O Paysandu vence a Copa dos Campeões. O Sport, o Coritiba e o Vitória-BA fazem sempre boas campanhas.
Mar 28, 2023 13 tweets 3 min read
Há um tipo de argumento no twitter que acho muito interessante porque nos permite compreender o que chamo de "profissão de fé". Ou seja, responder os casos concretos com a força da palavra. Não se considera a experiência dos jogadores, mas se expressa a fé no dogma. Nós falamos de vários jogadores que não se adaptaram ao JdP e explicitaram isso. Eles nos respondem: "O JdP é universal, não limita ninguém, melhora todo mundo, sempre cria autonomia, sempre potencializa criatividade".
Mar 26, 2023 47 tweets 10 min read
RAIO-X DO DESMONTE (PARTE 1): A SELEÇÃO BRASILEIRA

A seleção está em crise de identidade desde o 7 a 1. Com exceção de um breve momento entre 16/17, quando nos reconhecíamos não só pelas vitórias, mas pelo estilo que emanava do campo, não sabemos nos diferenciar dos demais. 🧶 Como falou Lillo, se a seleção brasileira trocar de camisa com os camaroneses, ninguém sentirá diferença. A seleção que gerava expectativa no mundo por apresentar um 'outro esporte', tornou-se igual às demais. Após o 7 a 1, fizemos diagnósticos errados dos nossos problemas.
Mar 12, 2023 19 tweets 4 min read
Há uma cena em The Fabelmans que nos remete aos debates do futebol hoje:

O pai de Sammy é um positivista (no sentido das ciências sociais), pois só enxerga o visível. Num passeio pelo bosque, ele olha uma árvore e já está falando do seu perfil, da sua matéria, para que serve. A mãe de Sammy é o inverso. Ela e Benny olham para a árvore como uma réplica de um balanço no parque. Eles conseguem enxergar o que está invisível naquele bosque: os afetos que circulam, a imaginação, o mundo sociocultural.
Mar 10, 2023 5 tweets 1 min read
O jogo de posição é apenas uma forma e uma linguagem tática fruto de uma cultura riquíssima, com suas características, ambivalências, desenlaces. No Brasil, o tema foi trazido como uma profissão de fé, uma redenção mística após o 7 a 1. Daí que você precisará acreditar: 1) que o jogo de posição é o sumo-bem, pois favorecerá qualquer jogador, qualquer time de qualquer lugar ou época; 2) ou que tudo é jogo de posição, basta achar um elemento de afinidade;